BMW revela detalhes da sua bateria cilíndrica, que estará nos carros com base Neue Klasse

BMW confirma que usará baterias cilíndricas a partir de 2025 com os novos carros com plataforma modular Neue Klasse, 30% mais rápidas em recarga



A BMW confirmou que a nova geração dos seus carros elétricos, que começam a chegar em meados de 2025, com a plataforma modular Neue Klasse, usarão um novo tipo de bateria: cilíndricas. De acordo com informações reveladas pela alemã, a chamada sexta geração de baterias vai trazer ganhos para os carros elétricos que vão usar essa nova bateria.

“A sexta geração recém-desenvolvida de nossas células de íon-lítio trará um enorme salto na tecnologia que aumentará a densidade de energia em mais de 20%, melhorará a velocidade de carregamento em até 30% e aumentará o alcance em até 30%. Também estamos reduzindo as emissões de CO2 da produção de células em até 60%. Estes são grandes passos para a sustentabilidade e benefícios para o cliente.”, disse Frank Weber, Membro do Conselho de Administração da BMW AG e Responsável pelo Desenvolvimento.

A BMW Group já confirmou que os novos carros usarão esse novo tipo de bateria. Para isso, o grupo anunciou a assinatura de um contrato de 2 bilhões de euros para a produção das novas baterias. Aproveitando a ampla experiência interna do próprio Centro de Competência de Células de Bateria da empresa, a equipe de desenvolvimento, produção e compra conseguiu reduzir significativamente os custos da bateria de alta tensão, graças à nova célula de bateria e ao novo conceito de integração para tecnologia de bateria desenvolvida pela BMW.



Os custos com baterias serão cortados em cerca de 50% em comparação com os carros que usam as baterias de quinta geração, reduzindo o custo de fabricação destes carros, podendo chegar ao mesmo nível dos carros a combustão. Essas novas baterias contarão com novas células cilíndricas que vão permitir essa redução de custo e aumento da capacidade de recarga. Os carros terão um aumento de 30% também em termos de autonomia.

As novas baterias contam com um novo diâmetro padrão de 46 milímetros e duas alturas diferentes. Em comparação com as células prismáticas da quinta geração de células de bateria BMW, o teor de níquel nas células redondas BMW de sexta geração é maior no lado do cátodo, enquanto o teor de cobalto é reduzido. No lado do ânodo, o teor de silício será aumentado. Como resultado, a densidade de energia volumétrica da célula melhorará em mais de 20%.

Os carros que vão usar essa nova bateria de sexta geração virão com a plataforma Neue Klasse. Essa plataforma também vai trazer avanços. Com uma arquitetura elétrica de 800V, os carros vão poder ser carregados em estações de corrente contínua de alta potência, que podem atingir uma capacidade de carregamento muito maior com uma corrente de até 500 amperes – reduzindo assim o tempo necessário para carregar o veículo de 10 para 80% em até 30%.



Na Europa, a BMW Group ainda concedeu contratos de 2 bilhões de euros para a construção de duas novas fábricas de baterias para carros elétricos. Uma será erguida com a CATL e a outra com a EVE Energy. Cada uma das fábricas de células de bateria terá uma capacidade total anual de até 20GWh. Os planos preveem a construção de mais duas fábricas de células de bateria na zona de livre comércio norte-americana, USMCA, para a qual os sócios ainda não foram indicados.

Os fabricantes de células usarão cobalto, lítio e níquel que incluem uma porcentagem de material secundário, ou seja, matérias-primas que não são recém-extraídas, mas já estão no circuito, na produção de células de bateria. Combinado com o compromisso de usar apenas energia verde de energias renováveis ​​para a produção de células de bateria, o BMW Group reduzirá a pegada de carbono da produção de células de bateria em até 60%, em comparação com a geração atual de células de bateria.

“Para atender às nossas necessidades de longo prazo, construiremos fábricas de células de bateria com nossos parceiros, cada uma com capacidade anual de até 20GWh, em seis locais nos principais mercados para nós: duas na China, duas na Europa e duas na USMCA. Também chegamos a um acordo com nossos parceiros de que eles usarão uma porcentagem de material secundário para as matérias-primas lítio, cobalto e níquel, além de utilizar energia verde para produção, para garantir a redução de CO 2 na fabricação.”, acrescentou Joachim Post, Membro do Conselho de Administração da BMW AG Responsável por Compras e Rede de Fornecedores. 



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok