Dacia apresenta buggy elétrico Manifesto Concept, que estreia no Salão de Paris

Dacia apresenta um conceito de um buggy de linhas futuristas, o Manifesto Concept, que estreia no Salão do Automóvel de Paris



A Dacia apresentou um novo conceito que foi apresentado no Salão do Automóvel de Paris, na França. Trata-se do Manifesto Concept, que estreia como um buggy elétrico. Apesar da apresentação do conceito, as suas chances de se tornar realidade são bem escassas. Apesar disso, dá uma ideia de como seria um modelo da marca romena. Criado como um estudo de design, ele quer passar os valores da romena ao mundo.

Apesar de não ser produzido, é possível que ele possa antecipar alguma coisa para carros no futuro, de acordo com a Dacia. De acordo com a marca, o Manifesto é um “carro essencial, legal, robusto, acessível e ambientalmente eficiente” e foi frisado que o conceito é, na verdade, um “laboratório de ideias” e amigo do meio ambiente. Seu propósito é de proporcionar a experiência simples e genuína.

Para isso, ele não possui filtros, não tem portas e muito menos janelas. Apesar de ser simples em sua concepção, o Manifesto Concept possui serviços de conectividade e integra totalmente o smartphone no computador de bordo. Visualmente, o Manifesto se destaca por trazer a nova identidade visual da Dacia, que traz a nova grade possui o novo logotipo da Dacia, marcado pelas letras ‘D’ e ‘C’, iniciais das duas sílabas da marca, com um estilo simétrico.

Esse novo logotipo ainda possui um novo desenho na grade dianteira dos carros, se destacando por ter barras horizontais recortadas que são sequência ao desenho do ‘D’ e do ‘C’, chamado de ‘Dacia Link’. Tanto o logotipo como as linhas que são sequência às letras possuem acabamento em branco. A grade ainda é conectada aos faróis em LED nas extremidades, com um desenho mais quadrado.



A dianteira ainda possui um projetor único de longo alcance em LED que fica mais ao lado direito da carroceria. No lado esquerdo, ele possui um gancho de reboque. O pequeno buggy ainda possui um gancho na parte inferior, possivelmente com uma corrente. Nas laterais, ele ostenta pneus sem ar e com uma estrutura vazada. As rodas são grandes e as amplas caixas de rodas de estilo mais quadrado tão um toque especial ao conceito.

Sem portas, o buggy elétrico possui uma abertura simples. As laterais mostram que a maioria das linhas são retas e bem simples. Nas laterais, ele ainda traz o ‘DC’ iluminado, enquanto o teto parece trazer uma prancha que é maior que o próprio teto, para carregar objetos. Na traseira, ele tem lanternas horizontais e que se conectam por meio do logotipo da Dacia, que também é iluminado com as luzes vermelhas das lanternas.

O para-choque traseiro é substituído por compartimentos que parecem malas. O Manifesto ainda possui uma tração nas quatro rodas, boa altura em relação ao solo e uma carroceria feita para suportar todo o tipo de terreno. Em seu interior, a marca destaca que o buggy pode ser totalmente lavado, visto que sem acabamento é projetado para ser lavado com jatos de água.



Falando em interior, a marca desenvolveu ele para ser todo funcional. Ao nível que o encosto de cabeça dos bancos e a própria capa dos bancos pode ser desacoplado da estrutura e se transforma em um saco de dormir. O interior possui plásticos simples, com um volante com o ‘DC’ bem destacado ao centro e um volante compacto, com controles multifuncionais. Ele ainda possui um quadro de instrumentos com tela digital.

O painel possui um espaço dedicado para colocar o celular na horizontal, transformando ele em uma pequena central multimídia. Há também cintas de amarração no painel, onde pode ser colocados objetos transversais. Assim como a carroceria, a marca confirma que toda a concepção do Manifesto é ter materiais reciclados. Chamado de Starkle, é feito de polipropileno já processado, com efeito salpicado. O interior também é equipado com materiais naturais, como a cortiça que cobre o painel.

A Dacia ainda confirma que o carro possui uma bateria dedicada e removível que fornece energia por meio de uma tomada doméstica, transformando o Manifesto em uma fonte de energia para outros objetos. A marca não revela informações mecânicas, mas estamos diante de um buggy elétrico. 





Fotos: Dacia / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil