Nova geração do Dacia Duster continua na Renault como 'linha Adventure' na Austrália

Surgem novas informações sobre a terceira geração do Dacia Duster, que ficará um pouco maior, terá tração nas quatro rodas e design parrudo 



A Dacia segue trabalhando em uma nova geração do Duster. O SUV compacto ganhará uma terceira geração no ano que vem e a marca romena segue trabalhando em novidades para o SUV. O modelo da Dacia vai continuar a vir com um design mais parrudo e terá algum tipo de eletrificação nesta nova geração, com um motor híbrido sendo fortemente cotado.

Na Europa, a nova geração do Duster vai ficar entre um SUV compacto e um SUV médio compacto (como o Jeep Compass, na casa dos 4,40 metros de comprimento), fazendo o papel para concorrer em dois segmentos, mas atuando principalmente como um SUV compacto. Em entrevista com o Gerente Geral da Renault na Austrália, Glen Sealey, destacou que nova geração do SUV poderia até mesmo ser vendido na Austrália, como um Renault.

“Como acontece com qualquer plano no ambiente atual, é um plano. Não há garantias no ambiente atual. Mas certamente, do nosso ponto de vista, vemos que algo como o Duster funcionaria muito bem na Austrália. Estive lá, dei uma olhada no Duster de nova geração, temos informações sobre o veículo no momento, então estamos muito ansiosos para obtê-lo. Para nós, o Duster está dentro da dobra da Renault, como acontece em outros mercados com volante à direita hoje, como a África do Sul, onde o Duster é um Renault, se você for para a Índia também está lá. Portanto, preferimos manter o Duster como um Renault”, disse Sealey.



O executivo ainda comentou sobre um linha Adventure dentro da Renault, especializada em vender carros da Dacia. Além do Duster, a Renault pode aproveitar a versão de produção do Bigster, que ainda dará vida a uma nova geração da nossa Oroch. “Essa linha de aventura seria caracterizada por um design robusto, motor de combustão interna e um sistema de tração 4x4, que você não verá nos [modelos] da Renault daqui para frente”, disse Sealey.

“Oroch é algo pelo qual sempre teríamos nossa mão levantada aqui. Seja Duster, seja Bigster ou Oroch a longo prazo - mas para a Austrália, não podemos levar nenhum produto existente, temos que esperar pelos modelos da nova geração”, disse Sealey ao site CarsGuide. Na mecânica, o novo Duster deve trazer o motor 1.2 12v TCe que vai desenvolver cerca de 130cv ou 140cv, ganhando ainda uma opção GLP (a gás natural), mas esse só chega em meados de 2026. Os motores a combustão ainda vão poder ganhar sistemas híbridos-leve de 48V (MHEV).

O motor 1.5 dCi também deve se despedir com a segunda geração e vai ser substituído por um motor híbrido. Esse conjunto será formado pelo motor 1.6 16v desenvolve 94cv e 15,1kgfm junto de um motor elétrico que desenvolve 49cv de potência com torque de 20,9kgfm. O conjunto possui ainda um motor de arranque/gerador de alta voltagem de 15kW, com um inversor e bateria de íons de lítio de 1,2kWh refrigerados por água. A base CMF-B deve contribuir para melhorias de estrutura, condução, dirigibilidade, ruído, vibração e aspereza, além de permitir a eletrificação do SUV compacto.



Fotos: Dacia e Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil