Volkswagen apresenta o grande Tavendor na China, no Salão do Automóvel de Chengdu

Volkswagen apresenta um dos seus maiores utilitários esportivos, o Tavendor, que faz sua estreia no Salão do Automóvel de Chengdu, na China, com 4,936 metros



A Volkswagen apresentou oficialmente o seu novo utilitário esportivo para o mercado chinês, o Tavendor. O modelo estreia como um dos maiores SUVs já feitos pela Volkswagen, ficando abaixo do Talagon. Apresentado no Salão do Automóvel de Chengdu, na China, ele será produzido no gigante asiático pela FAW-VW, uma das joint-ventures que a marca possui por lá.

O Tavendor expressa o design que vimos nos últimos lançamentos da marca, mas com uma pitada de um modelo mais premium. Essa sensação fica por conta das suas linhas bem dispostas pela carroceria e que de certa forma, ao mesmo tempo, parece diferente dos demais SUVs. Na dianteira, o Tavendor conta com faróis retangulares com duplo projetor e com iluminação DRL em LED em ‘L’ e com uma barra na parte superior.

Essa barra DRL na parte superior dos faróis ainda se alongada para as laterais do para-lama e interliga os dois faróis por meio da grade. A grade ainda conta com um formato retangular na parte superior e logo abaixo possui dois frisos mais grossos que vão até as extremidades inferiores dos faróis. O para-choque dianteiro ainda possui entradas de ar, sendo a parte superior mais finas e que nas extremidades traz os faróis de neblina com um estilo vertical, assim como aconteceu com o recém reestilizado Tyron.

A entrada de ar inferior é maior e conta com um desenho que lembra um trapézio. As duas entradas de ar contam com barras transversais na grelha. O capô ainda tem linhas mais simples, mas que se destacam pelos dois ressaltos que tem, transmitindo um design mais forte. Visto de lateral, destaque para a faixa iluminada que dá sequência à iluminação DRL dos faróis e que termina apenas na porta dianteira com um acabamento em preto brilhante.



O SUV ainda possui uma boa área envidraçada, com um friso cromado na parte superior dos vidros que termina apenas na coluna D. A carroceria será vendida com opção de teto em cor contrastante e ele possui um friso que nasce das luzes em LED dos faróis e que definem toda a linha de cintura do Tavendor, chegando até as lanternas. Com maçanetas tradicionais, o SUV possui um friso inferior que nasce nas portas dianteiras e chega ao para-choque traseiro.

Há também acabamento em plástico preto brilhante na parte inferior da carroceria e nas caixas de rodas. Falando em todas, o SUV tem rodas de 19 polegadas. De traseira, o Tavendor ainda possui um caimento do vidro traseiro mais acentuado, com um aerofólio mais aerodinâmico. O SUV, assim como todo SUV da Volkswagen recente, possui lanternas horizontais que se conectam por meio de uma barra preta e com uma barra iluminada em LED.

O logotipo da Volkswagen aparece ao centro e a tampa do porta-malas possui um bom ângulo de abertura. O para-choque traseiro tem refletores horizontais e o espaço para a placa ao centro. A parte inferior tem um acabamento em preto brilhante, nesta versão R-Line, com quatro saías de escape nas extremidades. O teto ainda traz teto solar panorâmico com abertura e rack de teto prateado. No interior, o Tavendor possui um design próximo aos demais VW.

O painel se destaca por contar com um quadro de instrumentos com o Active Info Display de 10,2 polegadas e a central multimídia tem tela de 12 polegadas, ficando praticamente lado a lado. Com linhas minimalistas, o Tavendor ainda possui o volante com comandos touchscreen e com a parte inferior com o logotipo R, nesta versão. O painel tem linhas horizontais, com saídas de ar-condicionado camufladas e interrompidas pelas telas.



As saídas de ar centrais são maiores. O console central tem um desenho mais alto, com uma elevação ascendente rumo ao painel. Ele possui uma manopla do câmbio automática bem pequena, tendo ainda um seletor. Ao lado, possui um espaço para recarga por indução de smartphones e porta-copos mais atrás. Depois disso, aparece o descansa-braço com porta-objetos. O acabamento do Tavendor mescla elementos em bege e marrom escuro, pelo menos nesta versão. O Tavendor possui espaço para sete ocupantes.

Desenvolvido a partir da plataforma modular MQB-EVO, o Volkswagen Tavendor tem 4,936 metros de comprimento, 2,980 metros de entre-eixos, 2,015 metros de largura e 1,756 metro de altura. Na mecânica, ele virá com os motores 2.0 TSI a gasolina, que desenvolve 186cv ou 220cv de potência e 32,6kgfm de torque, acoplado sempre a uma transmissão automatizada de dupla embreagem DSG de 7 marchas. A versão mais potente ainda traz a opção de tração integral 4MOTION.

De acordo com a marca, o nome Tavendor vem da combinação de “Tavros” e “Esplendor”, que significa o “Esplendor do Tauro”, uma referência aos Montes Tauro, na Turquia. Ele será produzido na fábrica que a FAW e a Volkswagen têm de joint-venture na China, em Foshan. Na China, ele será vendido com preços na casa dos 300.000 yuans. 







Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit