Borgwarner confirma produção de baterias no Brasil; produção será em Piracicaba (SP)

BorgWarner anuncia a produção de baterias no Brasil, em fábrica que será erguida na cidade de Piracicaba (SP) e começa a atuar ainda em 2023 



A BorgWarner confirmou o investimento de uma fábrica no Brasil, para a produção de baterias para carros elétricos. A empresa confirmou que recentemente comprou a AKASOL e a partir dela que a BorgWarner vai começar seu plano de expansão de eletrificação com veículos industriais e comerciais. Por aqui, a empresa deve ser a primeira fornecedora de baterias a desembarcar no Brasil.

“Estamos entusiasmados com a demanda e o potencial de mercado para esses produtos e a oportunidade de oferecer aos nossos clientes um portfólio flexível e de alta qualidade de soluções eletrificadas. Esta instalação produzirá componentes inovadores, globais e de ponta para veículos elétricos.”, disse Henk Vanthournout, Vice-Presidente e Gerente Geral de Sistemas Globais de Baterias.

A fábrica de baterias da BorWarner foi anunciada para ser em Piracicaba (SP), fazendo com que a empresa produza sistemas de baterias para clientes localmente e será lançada em fases para atender a todos os requisitos de qualidade e segurança. A instalação e a engenharia local darão suporte aos nossos clientes com reparos, manutenção e serviços altamente qualificados.

A BorgWarner produzirá o sistema de baterias de ultra-alta energia (UHE) AKASystem AKM CYC. As baterias são projetadas modularmente e escaláveis, oferecendo a oportunidade de se ajustar de forma ideal às necessidades de armazenamento de energia de qualquer aplicação de veículo. O início das operações e montagem dos sistemas de baterias está previsto para o primeiro trimestre de 2023.

Para Marcelo Rezende, Diretor para Sistemas de Bateria no Brasil e América do Sul, o investimento no Brasil faz parte de um plano da empresa, chamado de Charging Forward. O executivo ainda confirmou que a empresa pode expandir a produção de baterias no Brasil com a produção de packs, que também poderão ser fabricados localmente. A BorgWarner confirmou que vai produzir baterias que são modulares, escaláveis, flexíveis e adaptáveis a qualquer veículo.

Estima-se que a empresa produza cerca de 4.000 pacotes de baterias ao ano, sendo baterias de 98kWh que podem equipar até 1.000 veículos, desde caminhões, ônibus e automóveis. De acordo com a demanda, a produção deve ser aumentada.



Fotos: BorgWarner / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027