Renault já desenvolve o R5 usando mula de testes que se fazem passar pelo Clio

Renault inicia testes com mula de testes que darão vida ao R5, usando mula do Clio; hatch elétrico será apresentado em meados de 2024 na Europa



A Renault já trabalha na chegada da versão de produção do R5 Concept, apresentado em 2021. Previsto para ser lançado em meados de 2024, o elétrico deve ter todo o ano de 2023 para realizar seus testes antes da sua estreia. Os testes iniciais começaram no Velho Continente, onde a Renault vem usando uma mula de testes adaptada, mas que é a atual geração do Clio com carroceria alargada.

O Clio dos testes ainda possui uma porta de carregamento da bateria na dianteira, além de ser testado com rodas maiores, como foi visto pelo CarScoops. O Renault 5 será o substituto do Zoe na Europa e a marca já confirmou que ele vai conseguir ser 33% mais barato que o Zoe, por conta dos custos menores que envolvem a produção dos elétricos. O Zoe foi uma das primeiras apostas da marca, quando a produção ainda era com componentes mais caros.

Com isso, estima-se que o hatch compacto deva ter preços de cerca de 22.000 euros, de acordo com informações que a revista francesa L’Argus divulgou no ano passado. Se for pensar em outros modelos elétricos, o preço do Renault 5 parece ser um atrativo, um valor que é mais em conta até mesmo que o Zoe, que começa em 32.000 euros. O motivo dessa redução de preço está ligado ao custo de produção por conta da plataforma CMF-B EV, além da bateria ter um custo mais em conta.

Claramente que o Renault 5 será versões mais caras que vão elevar o seu preço para próximo de 30 mil euros, mas ainda assim ficando abaixo do preço inicial do Zoe. O valor de 22 mil euros ainda é o preço sem os benefícios fiscais que possui na Europa, que pode derrubar seu preço para abaixo dos 20 mil euros. Ele será vendido em duas versões, sendo uma esportiva e algumas versões civis, que compartilharão o mesmo conjunto mecânico.

De acordo com algumas informações iniciais, um motor elétrico será capaz de desenvolver 217cv de potência, mais de 70cv a mais que os 135cv das versões civis. Há rumores ainda de um motor mais acessível, de 109cv. Em termos de bateria, o hatch compacto terá baterias de 42kWh ou 52kWh, composta de Níquel, Cobalto e Manganês (NCM), que vai permitir dar uma autonomia de 325km a 400km, no ciclo WLTP.



Fotos: Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil