Stellantis confirma estreia da SUSTAINera no país, com peças remanufaturadas e baratas

Stellantis apresenta oficialmente o SUSTAINera, que estreia fazendo parte do plano estratégico Dare Forward 2030 e da Unidade de Negócios de Economia Circular



A Stellantis confirmou a estreia do SUSTAINera, uma plataforma que tem base na Unidade de Negócios de Economia Circular e que vai poder gerar receitas de até 2 bilhões de euros em receita até meados de 2030, como parte da descarbonização da empresa e com balanço líquido zero de carbono até 2038. Fazendo parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a novidade se expande em 4Rs: Reman, Repair, Reuse e Recycle ou Remanufaturar, Reparar, Reutilizar e Reciclar.

“A Stellantis está na corrida para construir um negócio sustentável e lucrativo com base nos princípios da economia circular nos mercados em que operamos. Temos colegas qualificados e parceiros confiáveis ​​para lidar com nossas atividades atuais. Com nossa mentalidade 4R, agora estamos ampliando com um rigor intenso, construindo nossas capacidades, equipes e instalações, criando um ecossistema inteligente e integrado para gerenciar melhor a escassez de materiais e nosso impulso para o carbono líquido zero”, disse Alison Jones, Vice-Presidente Sênior da Stellantis para a Unidade de Negócios de Economia Circular.

De acordo com a Stellantis, os objetivos da Unidade de Negócios de Economia Circular será fazer com que possa se prolongar a vida útil de veículos e peças, trazendo maior durabilidade, aumentar a reciclagem de peças, como parte da metodologia dos princípios do 'Design para a Economia Circular'. O plano da Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis será lançado ainda em 2023 com o Centro de Economia Circular, no Complexo Mirafiori, na Itália.

O espaço vai contar com atividades de recondicionamento de veículos, desmontagem de veículos e remanufatura de peças, podendo expandir num futuro próximo. É muito provável que a Stellantis use espaços locais para manter produtos e materiais dentro dos países, agilizando as entregas para os clientes. Aqui no Brasil, o grupo já confirmou que peças como motores de partida e alternadores dos veículos da marca Stellantis, são remanufaturados, distribuídos e vendidos em 1 mil concessionárias locais.



O SUSTAINera entra como uma plataforma de Economia Circular para peças e acessórios dentro do grupo, trazendo uma economia de até 80% de materiais e 50% de energia em relação às peças equivalentes sendo novas. “O selo SUSTAINera representa nossa promessa de fornecer produtos e serviços sustentáveis, transparentes e acessíveis a nossos clientes para todas as marcas de veículos, sem comprometer a qualidade, preservando o meio ambiente por meio da diminuição do desperdício e do menor uso dos recursos do nosso planeta”, disse Alison Jones.

Os quatros R

  • Reman (Remanufaturar) – Peças usadas, gastas ou defeituosas são completamente desmontadas, limpas e remanufaturadas de acordo com as especificações originais. Quase 12 mil peças abrangendo 40 linhas de produtos, incluindo baterias de veículos elétricos, estão disponíveis.
  • Repair (Reparar) – As peças gastas são reparadas e reinstaladas nos veículos dos clientes. Em 21 locais ao redor do mundo, e-repair centers trabalham com baterias de veículos elétricos.
  • Reuse (Reutilizar) – Aproximadamente 4,5 milhões de peças multimarcas em estoque, ainda em bom estado, são recuperadas de veículos em fim de vida e vendidas em 155 países por meio da plataforma de e-commerce B-Parts.
  • Recycle (Reciclar) – Resíduos de produção e veículos em fim de vida são reinseridos no processo de fabricação. Em apenas seis meses, a unidade de negócios coletou 1 milhão de peças recicladas.



Fotos: Stellantis / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança oficialmente o Song Pro no Brasil, com motor de até 235cv e por R$ 189.800

Volvo lança promoção do EX30 no Brasil, além de condições para XC40, C40, XC60 e XC90

Baojun apresenta a chegada do Yunduo na China, o concorrente direto do BYD Dolphin

Volkswagen registra imagens de patente do ID.7 S na China, que será da joint-venture SAIC-VW

Iveco lança o eDaily no Brasil, contra o Ford E-Transit, em três versões e parte de R$ 549.000

Renault lança promoção em julho no Brasil para quase toda a linha, inclusive com elétricos

BYD lança promoção '48 Horas Eletrizantes' e tem condições até o final deste mês

JAC Hunter é uma das apostas da marca chinesa para este segundo semestre no Brasil

Peugeot lança o novo E-2008 no Brasil, elétrico que chega com melhorias e um motor de 158cv

Kia confirma que vai manter os preços no Brasil mesmo com aumento da alíquota de IPI