VAG fecha joint-venture com PowerCo e Umicore e investe 3 bilhões de euros para baterias

Volkswagen fecha parceria com a PowerCo e a Umicore para a produção de baterias na Europa; investimento total será de 3 bilhões de euros



A Volkswagen confirmou um investimento na produção de baterias com o apoio de duas empresas, a PowerCo e a Umicore. O anúncio da parceria na Europa vai ajudar para que a produção de baterias a partir de 2025, fornecendo materiais-chave às fábricas europeias de células de bateria da PowerCo. Até o final desta década, a Volkswagen espera que vá conseguir produzir 160GWh de baterias por ano, alimentando cerca de 2,2 milhões de carros elétricos.

Entre os materiais essenciais para a produção de baterias está o cátodo, que a parceria vai produzir. Participaram do evento de assinatura da joint-venture os executivos Thomas Schmall, Membro do Conselho do Grupo de Tecnologia da Volkswagen AG e Presidente do Conselho de Supervisão da PowerCo SE, Jörg Teichmann, Diretor de Aquisições da PowerCo, Ralph Kiessling, EVP Energy & Surface Technologies da Umicore, CEO da Umicore, Mathias Miedreich.

A parceria se dará por conta da produção de materiais precursores e cátodos na Europa, que são materiais de entrada estrategicamente importantes para as baterias dos carros. Junto com a PowerCo e a Umicore, a Volkswagen espera receber a colaboração de fornecimento sustentável de matérias-primas, área em que a Umicore é destaque. A UmiCore ainda prestará um serviço de refinaria dos componentes para a PowerCo. Numa fase posterior, com base na tecnologia e know-how da Umicore, ambos os parceiros pretendem incluir elementos de refinação e reciclagem de baterias no âmbito da JV.

"O material catódico é um recurso estratégico indispensável para a produção de baterias, respondendo por cerca de cinquenta por cento do valor total da célula O acesso imediato e de longo prazo a uma ampla capacidade é, portanto, uma vantagem competitiva muito clara. Estamos estabelecendo uma cadeia de fornecimento sustentável e transparente com altos padrões ambientais e sociais, localizando a criação de valor aqui na Europa.”, disse Thomas Schmall, Membro do Conselho de Tecnologia da Volkswagen AG e Presidente do Conselho de Supervisão da PowerCo SE.



"Esta parceria é um forte sinal de reconhecimento de nossa experiência em produtos e processos e uma prova do sucesso de nossa estratégia para estabelecer cadeias de valor de materiais de bateria de circuito fechado sustentáveis ​​em escala industrial em regiões importantes. Estamos apoiando nossa clientes em seu caminho para a eletrificação desde o início e estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a PowerCo e apoiar a Volkswagen em sua rápida transformação em direção à mobilidade elétrica sustentável”, destaca Mathias Miedreich, CEO da Umicore.

A joint-venture começa a produzir a partir de 2025, abastecendo a fábrica de Salzgitter da PowerCo, atingindo uma capacidade anual de 40GWh em 2026. Ambos os parceiros pretendem aumentar a capacidade da produção para meados de 160GWh até o final da década. Entre os termos da parceria, os sócios controlarão conjuntamente e vão compartilhar os custos, investimentos, receitas e lucros. A joint-venture dará a ambos os parceiros uma vantagem de pioneirismo no mercado de rápido crescimento da mobilidade elétrica na Europa. Juntos, eles planejam investir 3 bilhões de euros em novas capacidades de produção de materiais.

De acordo com informações, a PowerCo vai receber, em escala significativa, o acesso a seguro e com custo competitivo aos materiais de baterias de alto desempenho. Já a Umicore vai trazer sua estratégia de células unificadas na Europa. Isso permitirá que a PowerCo se beneficie das capacidades de produção comprovadas da Umicore, bem como de sua experiência upstream. Por sua vez, fornecerá à Umicore acesso seguro, por meio de compromissos firmes de take or pay, a uma parte importante da demanda européia por materiais de cátodo EV com retornos criativos de valor garantido.

De acordo com as empresas, a joint-venture foi projetada para atender aos critérios de lucratividade e retorno de ambos os parceiros vai fazer com que as empresas possam liberar cada lado das sinergias e sua economias de escala significativas. Para isso, o know-how da Umicore será essencial para que a joint-venture possa ter por meio de um contrato de licença para garantir sua posição de liderança em tecnologia.



"A disponibilidade, o custo e o desempenho técnico das células de bateria são requisitos essenciais para o aumento bem-sucedido da mobilidade elétrica. Ao desenvolver capacidades de produção substanciais, estamos garantindo a demanda crescente por baterias materiais de alta qualidade para nosso principal cliente, a Volkswagen AG, em termos de volume e custo ideal.", disse o CEO da PowerCo, Frank Blome, comentando a assinatura do contrato.

"Estamos entrando consistentemente na criação de valor holístico da bateria. Ainda não existe uma indústria fornecedora de materiais de bateria na escala necessária. Estamos mudando isso por meio de nossa cooperação de longo prazo com Umicore como líder de mercado global para os principais materiais usados ​​na produção de células.", destaca Jörg Teichmann, diretor de compras da PowerCo.

“Através deste acordo, estamos trazendo nossa experiência comprovada e de longa data na cadeia de valor de materiais de baterias, ao mesmo tempo em que obtemos acesso seguro a volumes de vendas substanciais. Além disso, a joint venture irá liberar custos significativos e sinergias operacionais com o Grupo Umicore, contribuindo fortemente para as ambições de Retorno sobre o Capital Empregado da Umicore em 2030, expressas em nosso recente Capital Markets Day.”, acrescentou Ralph Kiessling, EVP Energy & Surface Technologies da Umicore. A joint-venture vai ser sujeita a aprovação e receberá um nome futuramente.



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok