Chevrolet Tracker e Nissan Qashqai são testados em nova bateria do LatinNCAP e gabaritam

LatinNCAP testa o Chevrolet Tracker e o Nissan Qashqai em uma nova bateria de testes; ambos gabaritam, mas Tracker tem princípio de incêndio no pós-teste



O LatinNCAP revelou mais dois resultados de uma bateria de testes que fez. Desta vez, o LatinNCAP testou os modelos Chevrolet Tracker e Nissan Qashqai. O Tracker é feito regionalmente, com produção em São Caetano do Sul (SP) e Rosário, na Argentina, enquanto o Qashqai vem importado ao país. O resultado que mais nos interessa no momento é do Tracker, que é feito aqui e é um dos mais vendidos.

O Tracker alcançou notas de 91% na proteção de adultos, 92% na proteção de crianças, 54% na proteção de pedestres e ciclistas e 83% de sistemas de assistência de segurança necessários para uma avaliação máxima. Começando pelos resultados da proteção de adultos, o LatinNCAP confirma que a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. Ainda foi consideração uma boa proteção para as canelas do motorista receberam proteção adequada e boa e do passageiro apresentaram proteção boa.

Os joelhos do motorista receberam proteção marginal, pois podem impactar estruturas perigosas atrás do painel e os joelhos do passageiro receberam proteção boa. Como adequado, o órgão confirmou que a proteção do tórax do motorista e a do passageiro foi adequada, assim como a área dos pés foi considerada estável, bem como a estrutura foi considerada estável.



Em termos de impacto lateral, áreas como a cabeça, abdômen e pélvis receberam boa proteção. Áreas como o tórax recebeu proteção adequada. No impacto lateral de poste, a cabeça e pelve receberam boa proteção, enquanto o tórax ganhou proteção marginal e adequada no abdômen. O teste de Whiplash, dos bancos, mostrou boa proteção para o pescoço. Na proteção de crianças, o Tracker também se tornou bastante amigável.

O dummy de três anos foi instalado voltado para trás usando ancoragens Isofix e evitou a exposição da cabeça. No impacto frontal, ele teve uma boa proteção. O dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás, também usando ancoragens Isofix. Ele é capaz de evitar a exposição da cabeça e durante o impacto frontal a proteção foi boa. No impacto lateral, ambos ofereceram proteção total.

No teste de impacto contra pedestres, o LatinNCAP disse que a proteção varia de marginal, adequado e boa na maioria das áreas. A parte superior da perna ficou com proteção pobre para os lados e boa proteção para a parte inferior da perna. Em termos de equipamentos, o LatinNCAP sentiu falta do Sistema de Suporte de Pistas (LSS) e Detecção de Borda de Estrada (RED). O LatinNCAP apenas alertou que o Tracker teve um princípio de incêndio em um dos testes.



De acordo com o divulgado, o SUV compacto pegou fogo e o incidente foi notificado para a Chevrolet. Em seu site, o LatinNCAP destacou: “Após o teste de impacto lateral de poste, foi observado fogo no lado não esmagado do veículo na área do pré-tensionador do cinto de segurança e dificuldade para soltar o cinto de segurança. Estas informações foram publicadas pelo LatinNCAP. O fabricante foi notificado do incidente, a ocorrência foi investigada, o fabricante descobriu uma não-conformidade e emitiu um recall de segurança em abril de 2022 para todos os mercados afetados. O LatinNCAP é da opinião que o fabricante deve se concentrar na causa do incidente, enquanto o fabricante se concentra nos efeitos após o incidente para fornecer a solução correta. Embora a decisão do fabricante não esteja de acordo com a recomendação do LatinNCAP, o LatinNCAP reconhece que é responsabilidade do fabricante resolver este incidente", destaca.

No caso do Qashqai, o SUV médio teve uma proteção de adultos em 94%, 92% em proteção de crianças, 54% na proteção de pedestres e 86% de sistemas de assistência de segurança necessários para uma avaliação máxima. Para a proteção de adultos, a nova geração do SUV alcançou uma proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro considerada boa. A proteção do tórax do motorista foi adequada e a do passageiro, boa. A proteção dos joelhos para o motorista e passageiro também foi avaliada como boa.



As canelas do motorista e do passageiro apresentaram proteção adequada e boa. A área dos pés foi considerada estável, assim como a estrutura da carroceria. No impacto lateral, a cabeça, abdômen, tórax e pélvis receberam boa proteção. Já o impacto lateral de poste trouxe uma avaliação para a cabeça, abdômen e pelve com boa proteção, enquanto o tórax ganhou proteção adequada. No Whiplash, o Qashqai mostrou proteção marginal para o pescoço.

Na proteção de crianças, o SUV nipônico teve o teste com o dummy de três anos foi instalado voltado para trás usando ancoragens Isofix e evitou a exposição da cabeça e durante o impacto frontal, onde a proteção foi considerada boa. O dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás e também evitou a exposição da cabeça e durante o impacto frontal, fazendo ele ter uma boa proteção. No impacto lateral, ambos os dummys tiveram uma proteção total.

Para pedestres, o Qashqai conseguiu níveis de proteção marginais e adequados na maioria das áreas. A parte superior da perna teve proteção pobre e débil, enquanto a parte inferior da perna teve e boa avaliação. Para gabaritar entre os equipamentos, o LatinNCAP sentiu falta de Detecção de Ponto Cego (BSD) e Lane Departing Warning (LDW). Este é oferecido como opção, mas não atende aos requisitos de disponibilidade do LatinNCAP e, por isso, não foi avaliado. 



Vídeos




Fotos: LatinNCAP / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

BYD lança no Brasil promoção para interessados em seus carros durante este mês de junho

Jeep Avenger pode ser produzido em Betim (MG) e participa de clínicas com potenciais clientes

RAM Rampage Laramie ganha versão Night Edition, a 'all-black', no Brasil por R$ 277.990

Toyota confirma produção do primeiro elétrico nos EUA em 2025, no estado de Kentucky

Fang Cheng Bao revela as primeiras imagens teaser do Leopard 3, que estreia em breve

Hyundai apresenta oficialmente o Ioniq 5 N, a versão esportiva com motor de 609cv

Nova geração do Peugeot 2008 e reestilização do 208 vão trazer motor T200 MHEV

Volkswagen faz promoção de Polo, Virtus, Saveiro, Nivus, T-Cross, Taos, Jetta e Amarok

Hyundai apresenta a linha 2025 de HB20, HB20S, Creta Action e Creta no Brasil com novidades