Executivo da VAG confirma que Seat segue como está até meados de 2029. Mas e depois?

Futuro da Seat está confirmada até 2029 e marca espanhola pode ganhar um futuro diferente para abrir caminho para a Cupra dentro da VAG



A Volkswagen AG (VAG) parece ter planos para a Seat no futuro. No momento, a marca permanece como está até meados de 2028 ou 2029. As informações foram reveladas pelo CEO da VAG, Thomas Schäfer, a marca espanhola ainda precisa ter um futuro definido. Tanto é que a Seat é a única marca generalista do grupo que ainda não possui nenhum automóvel elétrico para chamar de seu, enquanto marcas como Volkswagen e Skoda, entre as mais generalistas, já contam com seus elétricos.

“Não estamos matando a Seat. Cupra é o futuro da Seat. Cupra é a reinvenção da Seat daqui para frente. Cupra se moverá muito mais rápido para a eletrificação. Ainda estamos trabalhando em um plano para a Seat. É bom até 2028 ou 2029. É uma marca de entrada para clientes jovens. Realmente joga para a Europa, particularmente Espanha, Reino Unido e Áustria.”, disse Schäfer ao Autocar. Uma das soluções seria transformar a Seat em uma marca de mobilidade.

Isso seria algo como a Mobilize é para a Renault, por exemplo. Recentemente a Seat apresentou um conceito do Minimó Concept, que é basicamente um concorrente para o Mobilize Duo. No entanto, tudo isso não passa de estudos iniciais e que podem ser abortados até antes do fim da década. Se for abortado, a VAG terá que fazer um rápido processo de eletrificação e modernização nos carros da marca espanhola, uma vez que elétricos não existem em linha ainda – principalmente depois do fim de linha do Mii Electric, primo do Volkswagen up!.

Atualmente, o máximo de eletrificação que a marca possui está com um trio de modelos híbridos plug-in (PHEV): Leon, Leon Sportstourer e Tarraco. Com a crise dos semicondutores, a VAG ainda ceifou as vendas da Seat ao dar preferência para Volkswagen e Seat terem seus modelos com produção sem problemas. Isso fez a marca espanhola ter uma queda de 45% nas vendas em alguns mercados europeus no período.

O problema atual da Seat é estar espremida entre a Skoda e Volkswagen. Sempre se teve a sensação de que a Skoda era a marca de maior custo/benefício do grupo, enquanto a Volkswagen era a mais global e a Seat oferecia um design mais esportivo e sensual. Com a expansão da Cupra, a Seat ficou um tanto quanto esquecida no mercado. A conferir os próximos passos.



Fotos: Seat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jaguar revela o primeiro teaser do conceito que surge no Miami Art Week, nos EUA

BYD lança promoção no Brasil com foco em King e Song Pro, com descontos de até R$ 26 mil

Ford trabalha em uma Ranger Super Duty na Austrália e surge detalhes em teaser

Toyota confirma que vai apostar mais em híbridos e pode produzir PHEV Flex no Brasil

Motor rotativo volta a ser produzido pela Mazda depois de 11 anos para o MX-30 R-EV

Lordstown entra em concordata e entra com processo contra a Foxconn pela situação

Jaguar revela as primeiras imagens teaser do protótipo de um GT elétrico para 2025

Forthing registra imagens de patente Xinghai S7 na China antes do sedã fazer sua estreia

Volkswagen revela as primeiras imagens teaser do novo Tiguan para as Américas

Kia revela novo teaser do Syros na Índia e lançamento vai acontecer em janeiro