LatinNCAP testa a nova Fiat Strada e RAM 700; picapes alcançam apenas 1 estrela no teste

LatinNCAP testa a Fiat Strada e sua irmã gêmea da RAM, a 700, com airbag duplo e quatro airbags; picape compacta recebe apenas 1 estrela na proteção geral 



O LatinNCAP revelou mais um resultado de testes de crash-test com a Fiat Strada e a RAM 700, modelos que são iguais e que trocam apenas de logotipo. A picape compacta recebe uma avaliação bem ruim. A picape compacta alcançou notas de 47% na proteção de adultos, 22% na proteção de crianças, 40% na proteção de pedestres e 42% de sistemas de assistência de segurança, com cabine simples e com airbag duplo.

Com cabine dupla e quatro airbags, alcançou notas de 41% na proteção de adultos, 53% na proteção de crianças, 40% na proteção de pedestres e 49% de sistemas de assistência de segurança. De acordo com o LatinNCAP, a picape recebeu as seguintes avaliações no impacto frontal. De acordo com o LatinNCAP, a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa, mas a proteção do peito do motorista foi considerada marginal, enquanto a proteção do peito do passageiro foi boa.

As áreas dos joelhos do motorista receberam proteção marginal, pois podem impactar estruturas perigosas atrás do painel, os joelhos do passageiro receberam proteção boa e as canelas do motorista e do passageiro receberam proteção adequada. A área dos pés foi considerada instável e não simétrica entre o lado do motorista e o lado do passageiro, enquanto a estrutura do habitáculo foi classificada como instável e incapaz de suportar cargas maiores de impacto.

No teste de impacto lateral, áreas como abdômen, cabeça e a pélvis obtiveram boa proteção e o peito ofereceu uma proteção adequada. O teste Whiplash fez o assento apresentou proteção pobre para o pescoço do adulto. A proteção para crianças não foi realizada na cabine simples. Entre os equipamentos, a Fiat sentiu falta do Aviso de Cinto de Segurança (SBR) para o passageiro, Limitador de velocidade (SAS), detecção de ponto cego (BSD), Sistemas de Suporte de Pista (LSS) e Detecção de Borda de Estrada (RED), mas elogiou o fato dela vir com ESC.



Com quatro airbags e com cabine dupla, o LatinNCAP destacou que no impacto frontal, a Strada/700 teve uma proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro considerada boa. A proteção proporcionada ao peito do motorista foi marginal e a proteção do peito do passageiro foi boa. Área dos joelhos do motorista receberam proteção marginal, pois podem impactar estruturas perigosas atrás do painel e os joelhos do passageiro receberam proteção boa, assim como as canelas do motorista e do passageiro receberam proteção adequada.

No resto, foi a mesma avaliação da cabine simples. No impacto lateral, o LatinNCAP notou que a cabeça recebeu proteção adequada, o tórax proteção marginal e a pelve e o abdome obtiveram boa proteção. O desempenho de impacto lateral foi afetado pela utilização incorreta do airbag, observada no teste de impacto lateral de poste. No teste do impacto lateral de poste, a proteção oferecida à cabeça e à peito foi pobre, o abdômen recebeu proteção marginal e o pélvis, boa. O airbag lateral foi acionado de forma incorreta durante o teste.

Por fim, o teste Whiplash teve o assento com uma proteção boa para o pescoço do adulto. Na avaliação para proteção de crianças, o dummy de três anos foi instalado voltado para trás usando ancoragens ISOFIX e pé de apoio. Não permitindo a exposição da cabeça durante o impacto frontal, a proteção foi boa. O dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás usando ancoragens ISOFIX e pé de apoio, sendo capaz de evitar a exposição da cabeça e durante o impacto frontal a proteção foi total.

A boa notícia é que no impacto lateral, ambos os sistemas ofereciam proteção total aos dummys. A proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas teve a mesma avaliação da cabine simples. Já em sistemas de assistência à segurança, o LatinNCAP novamente cobrou a falta dos mesmos equipamentos de série pela picape. Por isso, ambas (Fiat Strada e RAM 700), receberam apenas 1 estrela na avaliação geral.



Vídeo



Fotos: LatinNCAP / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

BYD lança no Brasil promoção para interessados em seus carros durante este mês de junho

Jeep Avenger pode ser produzido em Betim (MG) e participa de clínicas com potenciais clientes

RAM Rampage Laramie ganha versão Night Edition, a 'all-black', no Brasil por R$ 277.990

Toyota confirma produção do primeiro elétrico nos EUA em 2025, no estado de Kentucky

Fang Cheng Bao revela as primeiras imagens teaser do Leopard 3, que estreia em breve

Hyundai apresenta oficialmente o Ioniq 5 N, a versão esportiva com motor de 609cv

Nova geração do Peugeot 2008 e reestilização do 208 vão trazer motor T200 MHEV

Volkswagen faz promoção de Polo, Virtus, Saveiro, Nivus, T-Cross, Taos, Jetta e Amarok

Hyundai apresenta a linha 2025 de HB20, HB20S, Creta Action e Creta no Brasil com novidades