Lifan está de volta como Livan e apresenta o RL9, um SUV elétrico de até sete lugares

Agora pertencente ao Geely Group, Lifan renasce como Livan e apresenta o seu primeiro veículo dessa nova fase, o SUV elétrico de sete lugares RL9 



Eis que a Lifan ganhou uma oportunidade de mostrar ao mundo que pode se reerguer. A empresa foi adquirida pela Geely e agora passa a ser rebatizada de Livan. A nova empresa apresentou o seu primeiro veículo, um SUV grande e elétrico, com capacidade de levar 7 ocupantes. Batizado de RL9 (ou Ruilan 9), ele é primo do Geely Haoyue, que é um rebadge com mudanças visuais que estreia com a missão de ser um carro que vai marcar a reestruturação.

O RL9 estreia com um design que bebe muito na fonte da Geely, por ser um rebadge. Na dianteira, o SUV possui faróis retangulares e com iluminação em LED, vindo com LEDs diurnos que faz os faróis se conectarem por meio de uma barra que invade a barra dianteira, em preto brilhante. Ainda na dianteira, o SUV possui um para-choque dianteiro de linhas limpas, com os faróis principais nas extremidades, em um acabamento em preto brilhante.

Os faróis principais tem um desenho mais vertical e a entrada de ar inferior traz barras horizontais. O capô traz o logotipo da marca e tem linhas mais ousadas apenas nas extremidades, com um friso mais evidente. Nas laterais, o RL9 possui caixas de rodas com desenho mais vistoso por conta dos frisos, enquanto toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto. O SUV ainda possui uma ampla área envidraçada, com contorno dos vidros cromados.



O SUV possui um friso lateral que nasce no para-lama dianteiro e termina na traseira, enquanto a parte intermediária das portas tem um novo friso. A parte inferior das portas tem um friso de acabamento cromado, enquanto retrovisores tem base nas portas, maçanetas são convencionais, há um rack de teto e antena do estilo barbatana de tubarão. As rodas são de 18 polegadas e não tem um desenho aerodinâmico.

De traseira, o novo carro da Livan possui lanternas horizontais que são afiladas e em posição mais alta. Invadindo o porta-malas, elas se conectam por meio de um friso em preto brilhante. O vidro traseiro ainda possui um aerofólio que traz o brake-light e com prolongamento dos aerofólios nas laterais dos vidros, ajudando na aerodinâmica. A tampa do porta-malas possui um friso simples, tendo um friso que corta toda a traseira do SUV. O para-choque traseiro possui o espaço da placa.

Ele ainda possui lanternas de neblina e luzes de ré lado a lado, tendo refletores verticais nas extremidades e um acabamento cromado em ‘L’. A parte inferior tem um acabamento prateado. Por dentro, o SUV traz linhas modernas que se destacam por conta de um quadro de instrumentos de tela digital de 12,3 polegadas e uma nova central multimídia igualmente com tela de 12,3 polegadas. Ele ainda traz um Head-Up Display com tela de 8 polegadas.



O desenho do painel é moderno, com linhas horizontais. As saídas de ar-condicionado se camuflam por uma faixa que se estende por todo o painel, volante o volante tem controles multifuncionais e com um desenho em três raios. O SUV ainda traz acabamento em couro preto e azul, como mostra a imagem. O tom azul está no aro do volante, na faixa horizontal do painel, console central, bancos e painéis das portas. Falando em console central, o SUV possui a alavanca de câmbio e ao lado tem um espaço de recarga de celular por indução.

O SUV ainda possui um porta-objetos que traz porta-copos. Espaçoso, ele possui capacidade de levar sete ocupantes com disposição de bancos 2+3+2 ou seis ocupantes (2+2+2). A segunda fileira ainda conta com saídas de ar para os ocupantes. Desenvolvido a partir Crystal GBRC (Global Battery Rapid Change), que permite a troca das baterias em uma estação de troca. A bateria pode ser trocada nestas estações em apenas um minuto. A arquitetura GBRC traz uma bateria de cápsula atualizável e um sistema de super bomba de calor Livan com uma ampla faixa de trabalho de temperaturas entre -30°C e 43°C.

Mecanicamente, o RL9 possui um motor elétrico de 204cv e torque de 31,6kgfm, sendo equipado com duas opções de baterias: uma de 52,56kWh que oferece uma autonomia de 380km e outra de 66,57kWh que oferece autonomia de 470km, rendimentos adequados pelo porte do SUV. Com tração dianteira, o SUV traz motor elétrico síncrono de ímã permanente. Com o motor, ele possui capacidade de acelerar de 0 a 50km/h em 3,5 segundos e pode chegar a 163km/h de máxima. De acordo com a Livan, o SUV pode ser recarregado em um WallBox de 11kW em 6 horas ou pode ser recarregado em estação de recarga rápida que em 40 minutos recupera 80% da bateria.



Ele será vendido com dois modos de venda: uma que o consumidor compra o carro por 109.900 a 129.900 yuans e uma plataforma de assinatura de baterias por 898 yuans mensais ou comprar a bateria junto com o carro, por 60.000 yuans na bateria de 52,56kWh e 70.000 yuans na bateria de 66,57kWh. De acordo com a marca, o SUV possui 4,845 metros de comprimento, 2,825 metros entre os eixos, 1,890 metro de largura e 1,778 metro de altura. O porta-malas tem espaço para 162 litros com sete lugares e com as duas últimas fileiras de bancos pode ter 2.360 litros de porta-malas. O peso é de 1.870kg.

De série, ele será vendido com faróis Full LED, lanternas em LED, bancos dianteiros elétricos, múltiplos airbags, carregamento de celular sem fio, teto solar panorâmico e tampa do porta-malas elétrica. Há ainda ar-condicionado com filtro PM2.5, sistema de assistência à condução L2 com equipamentos do pacote ADAS como controle de cruzeiro adaptativo e leitor de faixas. O SUV será produzido na unidade de Chongqing, capital da província de Tianjin, na China.





Fotos: Livan / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok