McLaren confirma carro de proposta familiar, mas nega falar abertamente em SUV

McLaren confirma que trabalha em um carro de “proposta mais familiar” para não dizer SUV; modelo será apresentado em breve e puramente elétrico



A McLaren já começou a trabalhar em um novo modelo e o primeiro com uma proposta diferente dos demais. A marca estreia com um SUV dentro de alguns anos. E a informação foi confirmada com Michael Leiters, novo CEO da marca. Junto com a proposta de um SUV, o carro estreia também como um elétrico. Ele vai seguir alguns conceitos da marca como ser leve, ter grande desempenho e dinâmica emocionante.

De acordo com Michael Leiters, um engenheiro que antes já tinha trabalhado em marcas como Porsche e Ferrari. “Estou totalmente convencido de que esta empresa pode ser lucrativa. Pode ser rentável com uma versão simplificada da linha de hoje. Mas acho que pode ser ainda mais lucrativo se pensarmos também em novos segmentos e novos conceitos de carros.”, disse Leiters em entrevista ao CAR.

Ainda segundo o executivo, os consumidores da marca britânica esperam um SUV da marca, como destaca Leiters: “Este é um efeito que toda marca [de sucesso] tem, um cliente está se apaixonando por seu produto. Por que você não deveria oferecer algo para um propósito totalmente diferente sem negar o DNA da sua marca? Acho que há exemplos muito, muito bons no mercado que mostram como isso funciona.”, destaca.

O SUV é chamado “de classe mundial. Isso é algo que eu gostaria de entender com a equipe, até que ponto podemos ser flexíveis para variar os produtos atuais ou criar novos produtos. Definitivamente, desenvolveremos nossa tecnologia e roteiro de produtos para entender qual investimento é necessário.”, adiciona a marca. O carro ainda vai ser desenvolvido sobre uma plataforma feita em alumínio, onde implementará extensivamente os compostos.

“Tem que haver um elemento importante de fibra de carbono para ser credível com a nossa marca, afirma o chefe. [Uma grande McLaren] tem que ser leve. E a fibra de carbono é uma das melhores formas de tornar o peso leve.”, vindo com um monocoque de fibra de carbono. Depois de ter três híbridos (P1, Speedtail e Artura), a McLaren vai começar a apostar em carros puramente elétricas.



“Eu poderia [fazer isso], mas não é um produto convincente porque o peso é muito alto. A aceleração longitudinal [impressionante] com carros a bateria não é um problema: você pode ter isso em uma limusine ou em um SUV com 1000cv [de potência].”, adicionou o executivo. Ao que tudo indica, a marca vai trazer soluções de outras empresas, com uma bateria no assoalho do carro para melhorar seu centro de gravidade. Outra evolução será em áreas como o software de gerenciamento do carro.

Foi confirmado que ele virá com um sistema Over-The-Air (OTA) e trazer novos recursos, além de trazer sistemas que alteram a sua dinâmica. “Com um EV, é ainda mais importante ter um carro conectado, ter bons sistemas de controle para usar todo o potencial que você tem com motores elétricos”, diz o CEO. Esse software será capaz de entregar a energia do SUV e torna-lo mais instantâneo e com uma forte probabilidade de capacidade de ter quatro rodas.

“Controles de software na dinâmica do veículo e assim por diante, temos que fazer isso internamente', afirma Leiters. 'E essa arquitetura nos permite fazer essas coisas de forma flexível e muito rápida, independentemente de parceiros externos.”, disse Leiters. Em termos de design, o mesmo ainda confirmou que o carro não será muito diferente dos demais modelos da marca, ou seja, é bem provável que ele se inspire no Artura, último lançamento da marca.

O carro será produzido na unidade chamada de Centro de Produção da McLaren, junto com a base de Pesquisa & Desenvolvimento do grupo em Woking, na Inglaterra. A McLaren espera que o SUV responda por cerca de 6.000 unidades ao ano. É possível que a McLaren possa terceirizar a produção do seu SUV. Se isso acontecer, provavelmente seja com a Magna Steyr, na Áustria. O carro deve ser lançado em meados de 2026.



Projeções: Kolesa / reprodução

Foto: McLaren / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok