Renault se torna parceria da Geely para desenvolvimento de uma empresa de motores

Geely Group e a Renault Group fecharam um acordo de desenvolvimento de uma nova empresa líder mundial no desenvolvimento de motores híbridos



Parece que a parceria entre a Renault Group e a Geely Group não ficará apenas com o desenvolvimento de novos modelos para a Coreia do Sul, com a marca Samsung. Isso porque ambos os grupos assinaram um acordo de cooperação para a criação de uma nova empresa líder mundial para o desenvolvimento de motores híbridos de ponta, bem como trabalhar em motores a combustão com foco em alta eficiência energética.

Tanto a Renault como a Geely terão 50% da empresa, que em breve vai se tornar um fornecedor mundial e independente de apresentar motores, fazendo motores híbridos de última geração o desenvolvimento de tecnologias de baixas emissões ou sem a emissão de carbono, a partir dos cinco Centro de Pesquisa & Desenvolvimento. Essa nova empresa vai fornecer empregos para as duas marcas. A Renault Group poderá oferecer os motores para a própria Renault e a Dacia.

Já para a Geely Group, o motor poderá ser usado em marcas como Geely, Volvo, Lynk & Co, Proton, além da Nissan e a Mitsubishi Motors Corporation. No futuro, a parceria também poderá fornecer tecnologias de motores a outros grupos do setor automotivo. A nova fábrica terá um total de 17 fábricas de produção da tecnologia e em três continentes, com cerca de 19 mil funcionários. A capacidade de produção de todas essas fábricas será de 5 milhões de unidades ao ano.

Cerca de 130 países vão poder ver os motores rodando nos carros. Graças ao portfólio de produtos e a presença geográfica combinada da nova empresa, será possível oferecer soluções para 80% do mercado global de motores a combustão interna. O anúncio deste acordo coincide com o Capital Market Day organizado pela Renault em Paris, durante o Salão de Paris.



“O Renault Group está acelerando seu plano de transformação Renaulution para criar valor em toda a nova cadeia de valor da indústria automotiva. Por isso, estamos muito felizes com este ambicioso acordo de cooperação firmado com a Geely para continuar desenvolvendo tecnologias para motores a combustão e híbridos, que continuarão sendo fundamentais para a cadeia de fornecimento automotivo nas próximas décadas. Vamos ter condições de oferecer motores e soluções eletrificadas de ponta para várias montadoras de automóveis em todo o mundo, expandindo o potencial de mercado desta tecnologia de baixas emissões”, disse Luca de Meo, CEO do Renault Group.

“O acordo firmado hoje com o Renault Group vai permitir criar a empresa líder mundial em tecnologias híbridas, para fornecer soluções avançadas de alta eficiência energética para montadoras de automóveis de todo o mundo. Estamos ansiosos para trabalhar junto com Luca de Meo e sua equipe, para fazer desta parceria uma realidade. Este acordo se baseia em nosso compromisso de utilizar nossa expertise tecnológica e portfólio de marcas do nosso grupo para continuar nossa trajetória pioneira em matéria de sustentabilidade e criação de valor, entregando excelência aos consumidores”, destacou Eric Li, Presidente do Conselho do Geely Holding Group.

A nova empresa ainda permitira que novas empresas possam ser acionistas ou parceiras desse tipo de motor, promovendo a criação de ecossistemas no mercado de zero ou baixa emissão. Este acordo de cooperação deve culminar com a formalização do projeto em 2023. Mais informações sobre a nova organização devem ser anunciadas ao longo dos próximos meses.

No primeiro semestre do ano passado, a Geely Group adquiriu 34,02% do capital social total da Renault Korea Motors (RKM). Por enquanto, a Renault Group continua como acionista majoritário, mas a Geely pode adquirir até 50%. A parceria entre a Renault e a Geely começou em janeiro deste ano, para o desenvolvimento de uma linha de automóveis a combustão e híbridos. Todos os novos modelos serão produzidos na unidade de Busan, na Coreia do Sul. A produção deve começar em meados de 2024. Esses novos automóveis serão desenvolvidos a partir da plataforma modular da Geely, a CMA, a mesma usada por alguns automóveis da Volvo, como o XC40.



Fotos: Renault Group, Geely Group e Samsung / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan expande o Nissan Move para quase todas as concessionárias no Brasil, em 180 lojas

RAM comemora o desempenho comercial em janeiro de 2023, com 593 unidades vendidas

Porsche revela teaser de um novo "esportivo do futuro", que será apresentado no dia 8/06

SUV elétrico de sete lugares da Porsche, acima do Cayenne, terá preços de três Cayennes

Volkswagen comemora aniversário de 65 anos da área de Ferramentaria em Anchieta

Hengchi inicia as entregas do Hengchi 5 e se prepara para apresentar seu segundo veículo

Quarta geração do Mitsubishi Outlander virá ao nosso mercado com motor híbrido plug-in

Mitsubishi pode vender nova geração da Triton nos EUA e retornar ao segmento por lá

Radical apresenta o SR10 XXR, que estreia com um motor 2.3 EcoBoost de 431cv de potência

GWM trabalha para encontrar fornecedores nacionais para a produção em Iracemápolis (SP)