Sony e Honda confirmam que seu primeiro carro elétrico surge em 2026 e não mais em 2025

Sony-Honda Mobility confirma que a produção do primeiro elétrico em parceria entre as duas nasce em 2026, atraso de um ano em relação ao planejamento inicial



A Sony-Honda Mobility confirmou que o primeiro carro elétrico que nascer a partir da parceria das duas empresas vai nascer em 2026. O planejamento inicial dizia que esse carro nasceria em 2025, o que configura o primeiro atraso em relação ao planejamento da assinatura da joint-venture. Com sede em Tóquio, a Sony-Honda planeja produzir o primeiro automóvel em uma fábrica dos Estados Unidos, com previsão de ser apresentado em 2026.

Além dos Estados Unidos, o carro será exportado para o Japão, o que indica que esse carro elétrico terá um início mais limitado de atuação. A informação do lançamento do carro para 2026 foi confirmado por Yasuhide Mizuno, CEO da Sony Honda Mobility. O carro a ser apresentado será um “produto de alto valor agregado” que se caracterizará por Autonomia, Ampliação e Afinidade.

Detalhes sobre esse novo carro ainda é escasso, mas informações dão conta que ele virá com uma série de tecnologias de origem da Sony, além de entrar com todo aporte de conhecimento técnico sobre automóveis da Honda. “Com base em nossa visão de 'tornar o espaço de mobilidade emocional', as iniciativas da Sony no negócio de mobilidade estão centradas nas três áreas de segurança, entretenimento e adaptabilidade.”, disse Kenichiro Yoshida, Representante Executivo Corporativo, Presidente, Presidente e CEO da Sony Group Corporation, na época.

Esses novos carros da Sony-Honda ainda devem contar com elementos de tecnologia como condução autônoma de Nível 3 ou Nível 2+. As centrais multimídia ainda poderão inovar ao trazer sistemas inexistentes em carros, como o PlayStation 5, criado pela Sony. Por outro lado, a Honda mostrará o caminho para a Sony no mundo dos automóveis, com a produção e todo o desenvolvimento necessário.

A Sony-Honda Mobility ainda confirmou que seu início na América do Norte seria um ponto de ênfase no mercado norte-americano porque este mercado existe uma população de maior valor aquisitivo, tal qual acontece no Japão. A diferença da escolha da produção é que os EUA é um mercado maior que o Japão, apesar de se tratar de duas grandes potências. Não se descarta que o carro também possa chegar na Europa.

Depois da dupla batizada de Vision-01 e Vision-02 Concept, apresentados nos CES de 2021 e 2022, a Sony vai apresentar o aprimoramento da sua ideia, a primeira amostra junto da Honda. A Sony-Honda ainda divulgou um pequeno vídeo-teaser que mostra pouco, basicamente a silhueta do capô visto de lateral. O que sabemos é que o carro não deve ser parecido em nada com os dois conceitos apresentados pela Sony nos últimos CES.

Há ainda uma preocupação por parte dos concessionários da Honda nos Estados Unidos, que temem ser excluídos dos planos da Sony-Honda Mobility. Mai Nagadome, Porta-Voz da Sony-Honda Mobility, disse que os planos de pós-venda ainda não estão definidos. “O custo de continuar desenvolvendo produtos (motores de combustão interna) junto com EVs e tecnologia autônoma e software para os veículos da próxima geração está provando ser um grande desafio. Eu me associo à Sony, mas isso deve ser feito em conjunto com a rede de concessionárias, não fora dela.”, disse o Diretor da Hennessy Automobile Companies, com sede em Atlanta, Peter Hennessy, ao Automotive News.



Vídeo



Fotos: Sony-Honda Mobility / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit