Stellantis investe na fábrica de vans de Horsain, na França, que vai produzir vans a hidrogênio

Stellantis confirma investimento na fábrica de Hordain, na França, para produzir vans movidas a hidrogênio a partir de 2024, com capacidade de 5 mil unidades



A Stellantis confirmou um investimento na fábrica de Hordain, na região norte de Hauts-de-France, na França. O anúncio foi realizado pelo CEO da Stellantis, Carlos Tavares, que confirmou que a unidade vai passar a produzir vans movidas a células de combustível de hidrogênio. As vans começam a ser produzidas com as vans da Peugeot, Citroën e Opel, que virão com células de hidrogênio. Ao que parece, modelos como Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Opel Vivaro serão os primeiros beneficiários.

“Tenho muito orgulho do trabalho da direção e dos funcionários da Hordain, que fizeram de sua unidade a primeira do mundo a combinar três tipos de energia, possibilitados pela flexibilidade de nosso sistema de fabricação. O anúncio de hoje demonstra o compromisso da Stellantis em investir na França nas tecnologias mais recentes e em apoiar a mobilidade de baixo carbono com base no princípio 'One Company'. A Stellantis conseguiu passar para o próximo passo na história automotiva, em uma transição gerenciada em conjunto com nossos parceiros sociais em nossas 12 unidades industriais em sete regiões francesas, onde temos orgulho de ter estabelecido raízes históricas.”, disse Tavares.

Esses novos modelos movidos a hidrogênio serão montados na linha multienergia da unidade, que já produz os modelos elétricos. O trio será produzido como uma versão a diesel ou elétrica, seguindo as mesmas etapas de produção. Após esse processo, as vans serão finalizadas em uma nova instalação de 8.000m² que estará apenas na fase final da fabricação. Uma equipe dedicada à produção dos modelos a hidrogênio será o responsável por instalar os tanques, baterias e equipamentos adicionais.

Isso deve reduzir pela metade a produção em Hordain em comparação com o processo anterior de pequena escala, onde as vans eram enviadas para uma fábrica em Rüsselsheim, na Alemanha. Para a produção completa dos modelos na França, a Stellantis confirmou o investimento de 10 milhões de euros, investimento que foi feito com apoio do governo francês.

Os veículos “K-Zero” com célula de combustível destinam-se a profissionais de transporte de longa distância que requerem uma maior autonomia (400km), o tempo de carregamento mais rápido possível (3 minutos) e sem comprometer a capacidade de carregamento (1000kg de carga útil). Na unidade, os modelos produzidos vão comtemplar as vans de marcas como Peugeot, Citroën, Opel, Vauxhall, Fiat e Toyota. 





Fotos: Stellantis / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hengchi inicia as entregas do Hengchi 5 e se prepara para apresentar seu segundo veículo

Volkswagen comemora aniversário de 65 anos da área de Ferramentaria em Anchieta

Stellantis fecha unidade de Campo Largo (PR), responsável pela produção do 1.8 EtorQ

Importados, outubro de 2022: vendas aparecem mais no vermelho que no verde durante o mês

Volkswagen sofre com falta de semicondutores em São Bernardo e Taubaté no trimestre

Renault se torna parceria da Geely para desenvolvimento de uma empresa de motores

RAM confirma lançamento da 1500 Limited e antecipa teaser; picape estreia em abril

Renault criará divisão Ampere especificamente para desenvolvimento de elétricos em 2023

Guerra nos preços de elétricos começou e deve ditar os próximos anos com custos menores

BMW revela teaser do i5, a versão elétrica do novo Série 5; sedã estreia até meados de junho