Subaru apresenta a nova geração do Impreza no Salão de Los Angeles, com motor de até 185cv

Subaru Impreza ganha sua sexta geração no Salão do Automóvel de Los Angeles com forte inspiração na nova geração do Crosstrek; hatch ganha motor híbrido 



A Subaru apresentou a sexta geração do Impreza ao mundo. O hatch médio foi apresentado durante o Salão do Automóvel de Los Angeles e foi lançado juntamente no Japão, país sede da Subaru. A marca confirmou a nova geração, que chega com um design bem inspirado no novo Crosstrek. Basicamente, o Impreza é versão sem adereços de aventureiro. O hatch continua a ser desenvolvido a partir da plataforma modular Subaru Global Platform (SGP), mas traz evoluções.

Visualmente, a nova geração ganha possui faróis compactos e com um estilo mais triangular e mais esticado, com iluminação Full-LED. Ele possui ainda uma iluminação diurna (DRL) em LED na parte superior dos faróis e em ‘L’, na parte inferior dos projetores. Ele ainda traz uma grade dianteira de estilo hexagonal, que traz um novo desenho, com uma grelha que imita favos de colmeia. A grade ainda fica bem maior com a nova geração, ganhando mais destaque, tendo uma barra na parte superior que sustenta o logotipo da Subaru.

O para-choque dianteiro ainda ostenta uma entrada de ar inferior mais fina, conectada a um acabamento em plástico preto na parte inferior. Ele possui um acabamento em plástico preto nas extremidades, onde ficam os faróis de neblina. O acabamento em plástico preto possui uma forma em ‘L’, onde estão os faróis de neblina, que seguem circulares. Em termos de design, o capô possui linhas mais aerodinâmicas que se destacam e criam ‘ombros’ nas extremidades do capô.

Visto de lateral, o hatch médio traz caixas de rodas com frisos que reforçam a sensação do carro ser mais esportivo. De um modo geral, ele possui linhas simples com poucos frisos. Destaque para um friso inferior que chama mais atenção, nascendo na porta dianteira e morrendo na porta traseira. Os retrovisores passam a ter base nas portas e o desenho das janelas ganha um caimento mais suave, tendo uma janela vigia bem pequena. O teto traz antena do tipo barbatana de tubarão.



Por fim, as rodas variam de 17 a 18 polegadas. De traseira, a nova geração traz lanternas com um desenho em ‘C’, com prolongamentos que invadem a tampa do porta-malas. Em relação às lanternas da geração anterior, o novo Impreza passa a ter lentes menores, com iluminação em LED, as lanternas ainda possuem detalhes em preto que dão um ar mais esportivo. A tampa do porta-malas possui um espaço para a placa bem amplo, enquanto acima fica o logotipo da marca, que aparece sozinho, em destaque.

O vidro traseiro é mais inclinado e tem um aerofólio que traz brake-light e nas extremidades tem um acabamento em preto brilhante, que ajuda na aerodinâmica. O para-choque traseiro possui linhas modernas também, com destaque para os novos refletores, com desenho mais triangular. A parte inferior do para-choque ainda possui um acabamento em plástico preto que cumpre a função de um difusor de ar.

Já no interior, o novo Impreza possui uma central multimídia vertical de 7 ou 11,6 polegadas como o principal destaque. Essa central possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, sem fio, mas nada de quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas como em outros Subarus. O carro ainda deve contar com mostradores analógicos, tendo um quadro de instrumentos com tela central. O painel ainda possui detalhes em preto brilhante, como pode ser visto no volante, painel e console central.

Falando nele, ele traz a alavanca do câmbio automático e controles eletrônicos, entre eles, o freio de estacionamento. O volante é basicamente o mesmo dos últimos modelos da Subaru e tem três raios e comandos multifuncionais. Há ainda saídas de ar-condicionado verticais nas duas saídas centrais que se envolvem com a central multimídia, enquanto as saídas de ar das extremidades do painel possuem desenho horizontal. A marca ainda confirma que o novo Impreza ainda possui bancos com mais suporte, enquanto os bancos traseiros podem receber um sistema de rebatimento 60/40.



Os bancos ainda recebem sistema de aquecimento e ventilação, sendo que agora traz um sistema mais inteligente onde aquece ou resfria apenas os assentos que estão ocupados. Em termos de lineup, a nova geração do Impreza volta a ter uma versão RS, depois da última ter sido vendida em 2005. A versão RS (unidade vermelha das imagens) se destaca por trazer elementos em preto brilhante como a grade dianteira, capa dos retrovisores, saias laterais, rodas, aerofólio traseiro e antena de teto.

A marca japonesa ainda confirma que o RS se destaca por trazer ajustes mecânicos. O hatch possui suspensão esportiva, freios maiores, rodas de liga leve de 18 polegadas e frisos pretos. O interior ainda possui pedais de alumínio e sistema de som Harmann Kardon, que possui 10 alto-falantes. Ele ainda possui a versão Sport, que é equipada de série com detecção de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, entrada sem chave, partida remota e modos de direção especiais.

O hatch ainda possui o pacote EyeSight que adiciona frenagem automática de emergência e ganha uma nova câmera, com um campo de visão maior. A câmera agora permite identificar bicicletas e pedestres em cruzamentos, por exemplo. O pacote ainda possui detecção de ponto cego com assistência de manutenção de faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro adiciona o sistema automático de direção de emergência. Outra novidade é que ele vem com o pacote Starlink Safety e Security Connected Services, que adicionam assistência de emergência, assistência na estrada, relatório mensal de integridade do veículo, notificações de alarme de segurança, frenagem automática de emergência e outros.



Desenvolvido a partir da plataforma SGP, a nova geração do Impreza está 10% mais rígida que a antiga. Ele mede 4,475 metros de comprimento, 2,670 metros entre os eixos, 1,781 metro de largura e 1,481 metro de altura. Ele será vendido nas versões Base, Sport e RS. Mecanicamente, a nova geração passa a ser vendida com motores 2.0 Boxer que desenvolve 154cv e 20,1kgfm, acoplado a um câmbio manual de 6 marchas ou automático CVT. A tração é a mesma do modelo anterior, o Symmetrical All-Wheel Drive e conta com auxílio do Active Torque Vectoring.

Há o 2.0 e-Boxer de 150cv de potência e 20,1kgfm junto de um pequeno motor elétrico de 17cv de potência e 6,6kgfm de torque. O câmbio é automático CVT. De acordo com informações, usando uma bateria de íons de lítio de 0,57kWh e 118V. A autonomia elétrica é de até 27km no modo elétrico quando as baterias estejam plenamente carregadas. A velocidade máxima no modo EV é de 40km/h. Nos EUA, ele ainda será a oferta do motor 2.5 Boxer.

Este, é o motor 2.5 16v Boxer que desenvolve 185cv de potência com torque de 24,3kgfm, acoplado a um câmbio automático CVT Lineartronic, que simula 8 marchas. Apesar de ser automático, as versões Sport e RS ainda contam com um modo manual que permite as trocas de marchas manualmente. Ele será produzido na unidade de Ota, na região de Gunma, no Japão, e em Lafayette, estado da Indiana, nos Estados Unidos.






Fotos: Subaru / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok