Surgem detalhes do Alfa Romeo Tonale Hybrid Plug-in, que tem consumo de 87,7km/l

Alfa Romeo revela detalhes do Tonale com motor híbrido plug-in (PHEV), que tem autonomia puramente elétrica de 80km e oferece 280cv de potência



A Alfa Romeo revelou mais detalhes da sua versão híbrido plug-in do Tonale, o primeiro carro eletrificado da marca italiana. O conjunto é formado pelo motor 1.3 Turbo Hybrid Plug-in Q4, com o motor 1.3 Turbo de 180cv junto de um elétrico de 123cv e 25,5kgfm, instalado no eixo traseiro. Juntos, o conjunto traz 280cv e acelera de 0 a 100km/h em 6,2 segundos e máxima de 206km/h no híbrido e 135km/h no elétrico.

Com motor elétrico, ele possui autonomia de 60km, que pode chegar a 80km no ciclo urbano, com uma bateria de 15,5kWh. O SUV ainda possui uma autonomia de 600km no modo híbrido. Ele pode ser carregado em um carregador de 7,4kW e recupera 100% da bateria em 2h30 (opcionalmente existe um carregador WallBox de 22kW). O SUV ainda emite 26g/km, o que deve diminuir os índices de emissões da marca italiana em vários mercados europeus, por exemplo. De acordo com a marca, o SUV possui um consumo de ótimos 87,7km/l, no ciclo WLTP.

O híbrido ainda possui dois modos de condução que são específicos dele, como o Dynamic, que tira o máximo da performance do carro com uma calibração específica de acelerador, transmissão e controles eletrônicos do carro, e o modo Natural, que define a propulsão híbrida para a tração integral a fim de otimizar seu desempenho. Outra novidade é o eCoasting Descent Control, sistema que mantém a velocidade constante de 50km/h (ajustável através de um leve toque no acelerador ou no freio).

Ele ainda tem o modo E-Save para a bateria, que mantém o nível da bateria ou recuperação energia com o sistema de frenagem regenerativa, com fases de desaceleração e frenagem. Há ainda o E-Coasting, que recupera a energia mesmo quando se abranda o pé do acelerador. O modelo ainda conta com quatro funcionalidades na central multimídia, que ajuda os condutores do SUV. Ele traz o Alfa Connect Services, que possui funcionalidades.



Entre elas, estão o E-Control, que controla vários elementos e funcionalidades elétricas como carregamento e sistema de ar-condicionado. Ele ainda traz o Dynamic Range Mapping, que permite que os condutores viagem com tranquilo e mostra destinos com pontos de recarga da bateria, que aparece no My Alfa Connect, sistema GPS, enquanto o Charging Station Finder encontra estações de recarga pública mais próxima. Por fim, ele tem o My eCharge, que permite acessar serviços eSolutions da Free2Move para gerir o carregamento público e privado.

Além do motor Hybrid Plug-in, o Tonale ainda é vendido com motores 1.5 16v Turbo Hybrid VGT que desenvolve 132cv e 24,5kgfm de torque junto de um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas junto de um motor elétrico leve de 48V que desenvolve 20,2cv e 5,7kgfm de torque. O motor 1.5 usa ciclo Miller que tem taxa de compressão de 12,5:1, que a Stellantis disse que o motor foi “projetado para ser o melhor para uso híbrido”.

O motor elétrico é acionado por correia e ajuda a economizar em até 15%. Ele ainda permite que se desligue e ligue o motor em paradas, contribuindo para diminuir a emissão de CO2. Em ambos, o motor é atrelado apenas a tração dianteira. O motor também possui uma função e-Boost que permite que os dois motores trabalharem em conjunto para um melhor desempenho. O motor elétrico consegue mover as rodas mesmo com o 1.5 desligado.

No lançamento, a versão Hybrid de 130cv também estará disponível, novamente acoplada com à transmissão TCT de 7 velocidades da Alfa Romeo e o motor elétrico ‘P2’ de 48 volts. Há ainda o motor 2.0 Turbo a gasolina de 260cv e 40,8kgfm, acoplado a um câmbio automático de 9 marchas e o 1.6 Turbo Diesel de 130cv e 32,6kgfm, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem TCT de 6 marchas e tração dianteira.





Fotos: Alfa Romeo / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok