Venirauto ressurgirá na Venezuela para produzir carros acessíveis com apoio da iraniana IKCO

Venirauto vai voltar ao mercado da Venezuela oferecendo carros mais acessíveis e com bom consumo de combustível, com base na iraniana IKCO



A Venezuela deve voltar a ter uma marca de automóveis em que pode chamar de sua. Trata-se da Venirauto, empresa que foi fundada por Hugo Chavez, vai voltar com um capital binacional. Venezuela e Irã serão os principais investidores na nova montadora e será relançada por Nicolás Maduro, como parte da renovação dos carros que rodam no país e de voltar a oferecer carros populares para os venezuelanos.

É possível que a marca traga taxas de financiamento baixas e acessíveis, assim como aconteceu no passado. A empresa deixou de existir em 2016, após vendas muito baixas e expectativas de vendas que nunca foram cumpridas, ficando aquém da metade da capacidade de produção. O relançamento da marca acontece após Nicolás Maduro afirmar que pretende relançar a marca com o objetivo de "permitir à população economizar dinheiro com veículos que consomem apenas 7 litros de combustível por 100 quilômetros e que serão vendidos por entre 12 e 16 mil dólares".

O consumo estimado esperado pelos carros é que eles tenham um consumo de 14,3km/l. Cerca de 20 concessionárias vão vender os carros, que serão produzidos em Macaray, no estado de Aragua. Cerca de 9.000 pessoas já estão na fila de espera pelos carros que serão produzidos localmente. A Venirauto vai produzir sedãs da IKCO (Iran Khodro), com a produção do Tara e o Dena, já confirmados. A IKCO ainda produz o Runna Plus, que nada mais é que o Peugeot 207 Passion com nova cara e traseira, mas, este, não deve ser lançado na Venezuela.

O Tara é o carro mais moderno da IKCO. Baseado no Peugeot 301, o sedã também muda a dianteira e a traseira e é o único que parece um carro atual. No Irã, o Tara usa motor 1.6 16v a gasolina que desenvolve 113cv de potência com torque de 15,3kgfm, com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas, sendo o manual o único a ser oferecido na Venezuela. Já o Dena (sedã vermelho das imagens) usa um motor 1.6 16v a gasolina de 113cv e 15,8kgfm, sempre com câmbio manual de 6 marchas. Detalhes e informações devem ser reveladas em breve. 




Fotos: IKCO / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto