Volkswagen lança Centro de Descarbonização Way to Zero na fábrica de São Bernardo

Volkswagen inaugura unidade de Pesquisa & Desenvolvimento chamada de Way to Zero Center, instalada na unidade de São Bernardo do Campo (SP)



A Volkswagen inaugurou o seu Centro de Pesquisa & Desenvolvimento chamado de Way to Zero Center, que é inaugurado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O novo centro vai abranger projetos e tecnologias que contribuem para a descarbonização de toda a América do Sul, podendo exportar tecnologias para outros mercados. O nome Way to Zero tem a ver com a própria estratégia global da Volkswagen de reduzir a emissão de carbono e ir em busca da sua neutralidade até 2050.

“A descarbonização é um dos pilares mais importantes da estratégia da Volkswagen mundialmente e a empresa tem como objetivo ser neutra em carbono até 2050. Sediar na América do Sul o Way to Zero Center é motivo de muita satisfação e também um grande desafio. O trabalho que será desenvolvido pelo time local e as parcerias já estabelecidas farão do Way to Zero Center uma referência do Grupo Volkswagen no desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2”, destaca Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen na América do Sul.

De acordo com a Volkswagen a equipe do Way to Zero vai buscar trazer tecnologias locais que contribuam para a redução de CO2, suportando sua implementação em mercados mais emergentes como os países dos blocos da América Latina, Ásia, África e Índia. "Almejamos ser um parceiro-chave do Grupo Volkswagen para estratégias e projetos sustentáveis em mercados emergentes por meio de geração, gestão e intercâmbio de conhecimento sobre tecnologias de baixo carbono e aspectos relacionados à sustentabilidade”, explica Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil e Vice-Presidente de Finanças e Estratégia de TI da Volkswagen para a Região América do Sul.

“Vamos ter uma equipe com competências multidisciplinares e com foco em inovação para identificar se esses potenciais mercados podem utilizar, por exemplo, os biocombustíveis; selecionar materiais com menor emissão de CO2; considerar o ciclo de vida total de nossos produtos, com a metodologia do berço ao túmulo, fazendo a gestão dessas emissões e processos”, detalha Matthias Michniacki, Vice-Presidente de Desenvolvimento do Produto & Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

De acordo com a Volkswagen, o Way to Zero Center já possui várias parcerias no Brasil, como em 10 universidades locais, entre elas, Unicamp, USP e UFABC. Há ainda empresas como Raízen, Shell e Bosch. Segundo a Volkswagen, a parceria com essas empresas buscam a Pesquisa & Desenvolvimento de Tecnologias que possam aumentar a eficiência energética incentivando o uso de fontes de energia de baixo consumo. 



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

CEO da Volkswagen revela imagens teaser do ID. Era 9X em desenvolvimento, para a China

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA