Volkswagen lança Centro de Descarbonização Way to Zero na fábrica de São Bernardo

Volkswagen inaugura unidade de Pesquisa & Desenvolvimento chamada de Way to Zero Center, instalada na unidade de São Bernardo do Campo (SP)



A Volkswagen inaugurou o seu Centro de Pesquisa & Desenvolvimento chamado de Way to Zero Center, que é inaugurado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O novo centro vai abranger projetos e tecnologias que contribuem para a descarbonização de toda a América do Sul, podendo exportar tecnologias para outros mercados. O nome Way to Zero tem a ver com a própria estratégia global da Volkswagen de reduzir a emissão de carbono e ir em busca da sua neutralidade até 2050.

“A descarbonização é um dos pilares mais importantes da estratégia da Volkswagen mundialmente e a empresa tem como objetivo ser neutra em carbono até 2050. Sediar na América do Sul o Way to Zero Center é motivo de muita satisfação e também um grande desafio. O trabalho que será desenvolvido pelo time local e as parcerias já estabelecidas farão do Way to Zero Center uma referência do Grupo Volkswagen no desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2”, destaca Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen na América do Sul.

De acordo com a Volkswagen a equipe do Way to Zero vai buscar trazer tecnologias locais que contribuam para a redução de CO2, suportando sua implementação em mercados mais emergentes como os países dos blocos da América Latina, Ásia, África e Índia. "Almejamos ser um parceiro-chave do Grupo Volkswagen para estratégias e projetos sustentáveis em mercados emergentes por meio de geração, gestão e intercâmbio de conhecimento sobre tecnologias de baixo carbono e aspectos relacionados à sustentabilidade”, explica Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil e Vice-Presidente de Finanças e Estratégia de TI da Volkswagen para a Região América do Sul.

“Vamos ter uma equipe com competências multidisciplinares e com foco em inovação para identificar se esses potenciais mercados podem utilizar, por exemplo, os biocombustíveis; selecionar materiais com menor emissão de CO2; considerar o ciclo de vida total de nossos produtos, com a metodologia do berço ao túmulo, fazendo a gestão dessas emissões e processos”, detalha Matthias Michniacki, Vice-Presidente de Desenvolvimento do Produto & Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

De acordo com a Volkswagen, o Way to Zero Center já possui várias parcerias no Brasil, como em 10 universidades locais, entre elas, Unicamp, USP e UFABC. Há ainda empresas como Raízen, Shell e Bosch. Segundo a Volkswagen, a parceria com essas empresas buscam a Pesquisa & Desenvolvimento de Tecnologias que possam aumentar a eficiência energética incentivando o uso de fontes de energia de baixo consumo. 



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toyota apresenta o Land Cruiser 250, substituto do Land Cruiser Prado, e com até 331cv

Na Europa, Volkswagen revela um pouco mais da iluminação do Tayron em um novo teaser

Volkswagen revela teaser do SUV subcompacto para 2025 e tem nome com até cinco letras

BMW deve mudar a divisão Alpina e registra imagens de patente de um novo logotipo

Stellantis e Citroën destacam produção nacional sem resíduo sólido emitido em Porto Real

GM apresenta três novos tipos de carregadores Energy Home nos Estados Unidos

Hyundai lança uma nova promoção com HB20, HB20S, Creta e HR no mês de outubro

Peugeot apresenta no Brasil as novas versões Minibus do Boxer por R$ 319.990 iniciais

Kia revela novos vídeos teaser da Tasman, a primeira picape média da sul-coreana

Fiat reajusta os preços de Mobi, Argo, Cronos, Strada, Pulse, Fastback e Toro em até R$ 3.000