Volkswagen quer híbridos flex no Brasil em compactos com base MQB-A0, diz executivo

Volkswagen confirma desenvolvimento de compactos Hybrid Flex no Brasil para os próximos anos, para carros com plataforma MQB-A0; nível de híbrido é incerto



A Volkswagen que vai desenvolver carros compactos com motor híbrido e bicombustível no nosso mercado. O desenvolvimento de uma linha de híbridos acessíveis está em criação pela marca alemã para mercados emergentes como América do Sul, África, Índia e Ásia. Os modelos serão desenvolvidos em conjunto, mas cada mercado deve ganhar especificidades. E é aí que entra a tecnologia bicombustível (Flex) para o Brasil, por exemplo. A informação foi confirmada por Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen na América do Sul.

Durante a inauguração do Way to Zero Center, Seitz confirmou detalhes que a Volkswagen vai desenvolver motores Hybrid Flex para carros equipados com a plataforma modular MQB-A0. Atualmente, essa linha é composta por modelos como Polo, Virtus, T-Cross e Nivus – com o possível lançamento de dois novos modelos. Esse desenvolvimento ainda conta com a parceria da Skoda, visto que a marca também possui presença em outros mercados emergentes. Seitz ainda não sabe qual será o nível de um modelo híbrido: MHEV, HEV ou PHEV.

“Como já temos flex no Brasil, certamente esse motor está sendo contemplado. O objetivo é ter um produto financeiramente viável, com produção local na maior parte das peças. O importante é o foco nos custos. Ele precisa ter um alto grau de localização de componentes e ser competitivo, financeiramente viável”, destacou o executivo ao Auto Indústria e ao Auto Data. Atualmente, sabe-se que a Volkswagen desenvolve esses motores com a capacidade de serem abastecidos com gasolina e etanol. O que ainda falta descobrir é se será um híbrido-leve (MHEV), um híbrido (HEV) ou um plug-in (PHEV).



Acreditamos que possa ser um MHEV, que mantém o custo mais acessível. Isso vai de encontro com a fala do executivo. Seitz ainda confirma que esses motores devem demorar um pouco para chegar em nosso mercado, possivelmente chegando em meados de 2026. Por aqui, a marca já testa motores híbridos com Golf e Taos, que rodam em testes, mas possivelmente para o motor 1.4 TSI junto de um sistema híbrido – ou até mesmo a atualização para o 1.5 TSI.

Mesmo que a tecnologia seja um MHEV mais acessível, ele não será a única alternativa que a Volkswagen terá em nosso mercado. Seitz disse em entrevista ao Motor1 Brasil que a proposta é trazer novas tecnologias. “Meu objetivo é trazer novas tecnologias mas sempre de olho na viabilidade financeira. Sou defensor de uma visão global a partir sempre da buscar atender os desejos dos clientes”, disse.

Entre meados de 2025 e 2026, a linha de produtos feitos sobre a base MQB-A0 pode aumentar com a chegada de um SUV subcompacto que vai concorrer com o Fiat Pulse e uma picape compacta, que pode ser uma nova geração da Saveiro, que ganhará uma vida independente e pode ganhar atualizações importantes, seguindo como rival da Fiat Strada.




Fotos: Volkswagen / divulgação

Projeções: KDesign / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Jeep desenvolve a chegada de Compass e Commander Blackhawk, com 272cv, até maio

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Rivian revela um novo teaser do R2, que tem mais detalhes revelados antes da sua estreia

Fiat revela novo teaser da Titano; picape média ganha site e confirma estreia para 14 de março

Honda Group confirma investimento de US$ 2,99 bilhões em joint-venture com a GS Yuasa