Bertone apresenta o GB110 oficialmente, como um esportivo capaz de entregar 1.100cv

Bertone retorna ao mundo dos automóveis com o GB110, com um motor a combustão de 1.100cv que pode rodar com combustível sintético 



A Bertone apresentou oficialmente as primeiras imagens do GB110, que estreia como uma marca e deixa no passado a história que, um dia, foi um estúdio de design que já desenhou tantos carros icônicos ao longo de mais de 110 anos. Agora como uma marca, a Bertone é a responsável por se propor a uma marca de superesportivos e não mais um estúdio de design que já desenhou uma série de superesportivos.

E essa aparição acontece com o GB110, que marca o aniversário de 110 anos da Bertone, sendo uma homenagem à história do Grupo Bertone, o que explica o nome GB110. O cupê aparece com um estilo Lamborghini e quer se manter como um produto de motor a combustão. O carro está em desenvolvimento e virá com um motor de 1.100cv e 113,2kgfm de torque, mas se litragem não especificada pela empresa. Com esse motor, a Bertone confirma que o carro vai acelerar de 0 a 100km/h em 2,79 segundos.

Para chegar aos 200km/h, o carro vai precisar de 6,79 segundos e chega aos 300km/h em 14 segundos para cumprir essa meta. A máxima, segundo a italiana, será superior a 380km/h. A marca ainda confirma que o carro poderá ser abastecido com combustível especial derivado de resíduos plásticos que são reciclados, chamado de Select Fuel, sendo um combustível sintético. Outra informação é que o carro pode vir com uma transmissão se 7 marchas (possivelmente de automatizada de dupla embreagem).

Junta-se a um sistema de tração nas quatro rodas e diferencial de deslizamento limitado. No mais, não há muitas informações adicionais do carro. Em termos de design, é elogiável suas linhas. O GB110 se destaca por se colocar em um segmento onde tem muita competitividade. Em termos de design, o retorno da Bertone parece bom. Na dianteira, ele se destaca por vir com faróis retangulares com luzes diurnas (DRL) em LED, em posição vertical.



Há ainda um projetor de linhas mais quadradas e ele tem uma frente em cunha que na frente traz o ‘b’ do logotipo da Bertone. Ele ainda se destaca por trazer um parte superior que funciona como um aerofólio dianteiro, onde o fluxo de ar passa por baixo do capô e ajuda no coeficiente aerodinâmico e no downforce do carro. Esse aerofólio na dianteira se conecta com os para-lamas dianteiros. O para-choque ainda possui uma grande entrada de ar trapezoidal na parte inferior, vindo com um grande splitter.

O para-choque dianteiro ainda tem entradas de ar verticais nas extremidades, conectando os faróis com as extremidades do splitter. Visto de lateral, o carro tem uma frente relativamente curta e rodas vistosas de sete raios, que são de 21 polegadas na dianteira, com pneus 255/30 R21, e 22 polegadas na traseira, com pneus 335/25 R22. O esportivo ainda tenho uma vigia na coluna A e as portas tem uma área com um desenho em preto brilhante (com saídas de ar) e com uma porta que abre estilo borboleta. Os retrovisores tem base nas portas e há uma entrada de ar na coluna C do cupê, com estilo justamente em ‘C’.

De traseira, o carro possui um vidro traseiro substituído com lâminas que ajudam o motor a respirar e dissipar o calor do cofre. A traseira tem lanternas com luzes em LED com a sequência 1-2-1-2-1 de barras. As lanternas se conectam por meio de uma barra em preto brilhante. O para-choque traseiro possui uma área multivazada com respiros e com um estilo 3D. Ao centro desse acabamento está o logotipo da marca.



Abaixo do logotipo está o espaço para a placa e tem um difusor de ar abaixo. Há duas aletas verticais de cada lado que ajudam na aerodinâmica e no fluxo de ar da parte inferior da carroceria, tendo ainda saídas de escape verticais nas extremidades, com acabamento prateado. Mais aos extremos, existe uma saída de ar vertical que conecta a lanterna com a parte inferior da carroceria. Por dentro, o painel do carro terá linhas modernas e controles físicos.

O quadro de instrumentos deve trazer uma tela digital e as saídas de ar-condicionado devem ser horizontais, tanto ao centro como nas extremidades. O painel ainda tem um desenho em ‘Y’. O acabamento mescla tons em preto, laranja e prateado. A Bertone ainda confirmou que o GB110 é “baseado em componentes de um alemão fabricante.". O GB110 possui uma relação entre os eixos de 2,630 metros e tem um chassi com suspensão Double Wishbone, molas helicoidais e ajuste de amortecimento de quatro vias.

“Tem classe e estilo italianos, e foi construído para entusiasmar o seu dono e para inflamar a paixão dos aficionados por carros desportivos. Mas, ao mesmo tempo, foi construído para o uso diário. É prático, confortável e fácil de manusear, sem exasperar a esportividade.”, destacou Gerente de Projeto e Design da Bertone, Giovanni Sapio. “O GB110 foi construído para emocionar o seu proprietário e inflamar a paixão dos entusiastas dos carros esportivos, mas ao mesmo tempo foi concebido para o uso diário. É prático, confortável e fácil de ser conduzido, sem exagerar na esportividade”, dizem Mauro e Jean-Franck Ricci, Proprietários da Bertone, desde 2020.

O carro terá um total de 33 unidades que serão produzidas a partir de meados de 2024, quando ele será apresentado oficialmente. Valores ainda não foram especificados. 








Fotos: Bertone / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Nos EUA, Chevrolet Trax é visto como sucessor do Cruze, mas não há planos para nós