Peugeot comemora marca de 100.000 unidades do novo 208 feitos em El Palomar, na Argentina

Peugeot comemora a marca de 100.000 unidades produzidas do novo 208 na unidade de El Palomar, na Argentina, em pouco mais de dois anos



A Peugeot está comemorando a marca de 100.000 unidades produzidas do 208 de segunda geração na unidade de El Palomar, na Argentina. Com produção iniciada em 2020, o hatch completou em menos de dois anos e meio, a marca de 100 mil unidades. O hatch compacto de número 100.000º foi comemorado na unidade com a presença do Ministro de Economia da Nação, Sergio Massa; do Secretário de Indústria e Desenvolvimento Produtivo da Nação, José Ignacio De Mendiguren e; do Secretário de Planejamento do Desenvolvimento e do Competitividade, Jorge Neme.

O evento ainda teve a presença da Subsecretária de Indústria da Nação, Priscila Makari; o Subsecretário de Pequenas e Médias Empresas e PMEs da Nação, Tomás Canosa; o Secretário Geral da UOM, Abel Furlán, e; o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli. De acordo com a Peugeot, o 208 é um dos carros com maior índice de nacionalização de peças da Argentina, com 42% dos componentes. Ele ainda é o segundo automóvel mais vendido do país, atrás apenas do Fiat Cronos.

Em 2021, a marca confirmou ainda que seu índice de exportação cresceu 98%. A nova geração se tornou o primeiro compacto feito a partir da plataforma modular CMP. Além disso, sua produção cresceu nos últimos anos, ao ponto de contratar 663 novos funcionários na unidade desde o início da produção em 2020. Isso significou um aumento de 88% no nível de produção. Também em 2022, a Peugeot comemorou a nomeação de Yanina Casciaro como Chefe do Grupo de Produção, tornando-se assim a primeira mulher a assumir esse cargo na história da unidade de El Palomar.



A marca ainda destaca que ele possui um bom mercado não só na Argentina, mas também no Chile e no Brasil. A unidade de número 100.000º foi destinada para a Argentina, sendo uma versão Feline azul. No Brasil, ano passado, o 208 passou a ser equipado com melhorias. A primeira delas foi a chegada do motor motor 1.0 6v Firefly Flex, que desenvolve 75/71cv de potência com torque de 10,4/9,8kgfm quando abastecido com etanol/gasolina, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas.

O uso desse propulsor no Peugeot 208, aliás, é fruto de uma sinergia Stellantis, o que envolveu sua aplicação na plataforma CMP e o desenvolvimento local feito de maneira conjunta com equipes de engenharia Stellantis em Porto Real (RJ), Betim (MG) e Palomar (Argentina). Além do novo motor, a linha 2023 do 208 passa a ser vendido com uma novidade. A central multimídia enfim fica igual ao do modelo europeu, com uma tela maior, de 10,3 polegadas, que tem conectividade com Google Android Auto e Apple CarPlay.

A tela ainda possui uma série de teclas de “alternância”, que permitem acesso direto às principais funções do veículo. A chegada do 1.0 e da nova central fizeram a Peugeot ganhar mais espaço com o hatch, que concorre de maneira mais igualitária com Volkswagen Polo e Chevrolet Onix. É esperado ainda que ele seja apresentado com um motor 1.0 12v Turbo Flex ainda neste ano de 2023.



Fotos: Peugeot / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado