Qualcomm revela o Snapdragon Digital Chassis Concept no CES, que antecipa tecnologias

Qualcomm apresenta seu primeiro automóvel conceitual no CES 2023 com o Snapdragon Digital Chassis Concept, que traz uma gigantesca tela de 55 polegadas



A Qualcomm foi ao CES 2023 apresentar o seu primeiro automóvel conceitual. Apesar de apresentar um carro interior, o que interessa para a marca é seu interior, que recebeu tecnologias que a empresa pode ofertar em um futuro não muito distante. Apresentado na maior feira de tecnologia do mundo, o sistema traz um tela bem larga, de 55 polegadas, que está em todo painel do Snapdragon Digital Chassis Concept.

O modelo se destaca por trazer tecnologias como a tela de 55 polegadas, recém mencionada. A tela se destaca por estar em toda a largura do painel, sendo dividida em três seções diferentes, sendo quadro de instrumentos, central multimídia e tela de entretenimento, indo da esquerda para a direita. Há ainda outras duas telas circulares nas extremidades que oferecem a visão das câmeras que substituíram os retrovisores. A tela de entretenimento, na frente do passageiro, pode trazer conteúdos de streaming e jogos online.

O conceito ainda conta com câmeras que ajudam a reconhecer os ocupantes e ajustar automaticamente as configurações do veículo, de acordo com suas preferências. Isso ainda inclui posição do assento e os controles climáticos. Ele ainda oferece os aplicativos mais usados recentemente e o conteúdo preferido de cada passageiro. Cada ocupantes ainda podem organizar manualmente essas funções, principalmente as suas zonas de áudio, podendo até mesmo cancelar ativamente o ruído e o eco.

O conceito ainda possui uma tecnologia chamada de zonal, que reduz o ruído de outras áreas do veículo durante as chamadas de voz e traz até mesmo um assistente virtual com controle de voz em linguagem natural. Há também reconhecimento biométrico para fazer compras em movimento e o carro ainda pode receber novos recursos, como agendamento de serviços para o carro e até mesmo o pagamento de taxas de estacionamento, por exemplo.



Em caso de colisão, as imagens ao redor do carro podem ser disponibilizadas, gravadas e armazenadas em nuvem. O sistema ainda pode trazer um vídeo para os motoristas, policiais e seguradoras revisarem. Claro, dependendo de quem é o culpado, isso pode ser bom ou ruim. De acordo com a Qualcomm, “as soluções Snapdragon Digital Chassis integram tecnologias de um ecossistema diversificado de empresas para oferecer experiências altamente personalizadas e intuitivas, incluindo infoentretenimento imersivo, assistência ao motorista e segurança aprimorada”.

A empresa ainda confirmou que, “com o Snapdragon Digital Chassis e a plataforma horizontal de serviços conectados da Qualcomm Technologies, Car-to-Cloud, as montadoras podem dimensionar essas experiências premium em uma ampla gama de níveis de veículos e personalizá-los para cada ocupante”. A Qualcomm ainda confirmou que o Snapdragon Ride Flex traz o System-On-Chip (SoC), que permite as telas digitais juntamente de sistemas avançados de assistência ao motorista, assim como funções de condução autônoma.

Visualmente, o externo do conceito é um tanto quanto clichê. Na dianteira, o conceito se destaca por vir com uma barra em LED na parte superior, com uma barra que corta toda a dianteira, além de ter faróis principais em posição mais intermediária, juntamente com as luzes pisca acima. O para-choque dianteiro tem linhas simples e com uma entrada de ar inferior e outras entradas de ar mais verticais nas extremidades.



Dos faróis principais, um friso define bastante as linhas do capô. Falando nele, é no capô que aparece o logotipo da Qualcomm. A parte central do capô ainda tem um acabamento escurecido. De perfil, o conceito se apresenta como um crossover de linhas mais cupês, trazendo uma faixa em LED nas portas. Há ainda um friso que nasce na porta, na parte inferior, e termina na porta traseira. Ele ainda troca os retrovisores por câmeras e tem arcos das caixas de rodas em plástico preto, assim como as saias laterais.

De traseira, o carro ainda possui um caimento de teto suave, com vidro traseiro inclinado, e um pequeno aerofólio na própria tampa do porta-malas. Há novamente uma grande faixa em LED que corta toda a traseira e as lanternas são horizontais. A tampa do porta-malas ainda possui o logotipo da marca, mas tem uma abertura bem alta. O conceito possui um para-choque traseiro de linhas bem simples.

Por dentro, ele ainda ostenta a tela de 55 polegadas, já comentada, mas possui ainda um volante tipo manche e saídas de ar-condicionado camufladas em uma faixa que corta todo o painel. Há uma pequena tela central que deve operar algumas funções, enquanto o carro ainda possui pedais de acelerador e freio. Os ocupantes do banco traseiro ainda recebem duas grandes telas no encosto do banco dianteiro com uma série de funções de entretenimento. O teto ainda mostra que o Snadragon possui teto solar panorâmico, mas com uma faixa ao centro, deixando os vidros apenas nas extremidades. Claramente o conceito não será produzido, mas antecipa tecnologias.




Fotos: Qualcomm / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado