Toyota enfim estaria trabalhando em programa de aceleração de desenvolvimento de elétricos

Toyota trabalha no desenvolvimento de uma nova linha de elétricos como forma de correr contra o tempo perdido para investimentos de BYD e Tesla



Parece que a Toyota realmente caiu em si sobre o desenvolvimento de uma nova linha de produtos elétricos, que precisa de investimentos mais pesados. Segundo informações, a marca estaria trabalhando em um novo plano estratégico que prevê o lançamento de uma série de novos elétricos para os próximos três anos. Informações ainda dão conta que a nipônica estaria conversando com seus fornecedores para fazer mudanças em seu plano e diminuir a diferença para marcas como BYD e Tesla.

Ao que tudo indica, a Toyota vai pender para a criação de uma nova plataforma, dedicada exclusivamente para a criação de carros elétricos, que vai permitir que os carros tenham uma autonomia maior e uma maior capacidade de recarga das baterias. A base e-TNGA, criada para atender modelos elétricos, nasceu em um momento em que os japoneses acreditam que os elétricos não ganhariam a atenção do público da maneira mais rápida que está ganhando.

Outras novidades ficarão por conta de um novo sistema de gerenciamento térmico das baterias, que vão fazer com que a autonomia aumente. Um motor elétrico mais potente também está nos planos, assim como um inversor à base de carboneto de silício que pode ajudar a carregar a eficiência e também reduzir os custos de produção. Informações da Agência Reuters, a revisão dos planos de elétricos está em curso, depois dos primeiros passos feitos por Shigeki Terashi, ex-Diretor da marca.

Essas mudanças todas devem provocar uma mudança no calendário de lançamentos da marca. A Toyota disse em comunicado que está “sempre discutindo e trabalhando ativamente com os principais (fornecedores e parceiros) em uma variedade de tópicos”. A mudança nos planos veio depois da Tesla anunciar que está lucrando cerca de oito vezes mais que a Toyota, por veículo, no terceiro trimestre de 2022.

Fornecedores como a Denso e a Aisin já confirmaram que também estão conversando com a Toyota para trabalhar nessa nova linha de elétricos. No motor, a Aisin pode acabar desenvolvendo um novo motor eAxle. Com isso, é possível que a Toyota Group congele todos os projetos de elétricos que seriam lançados. Atualmente, a Toyota como um grupo lançou apenas três veículos com a base e-TNGA, sendo eles: Toyota bZ4X, Lexus RZ e Toyota bZ3. Mais detalhes serão revelados pelos japoneses em breve.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico