Aramco pode adquirir 20% da nova empresa joint-venture de motores entre Renault-Geely

Empresa petrolífera pode estar interessada em ter cerca de 20% da joint-venture entre a Renault e a Geely, que vão criar a empresa Horse para fazer motores



A empresa saudita Aramco, conhecida por ser um dos maiores patrocinadores da Fórmula 1, confirmou que quer investir na joint-venture Horse, empresa criada pela Renault e a Geely para a produção de motores a combustão e motores híbridos de alta performance. Informações preliminares dão conta que a Aramco quer ter controle de 20% das ações da nova empresa, sendo essa a primeira investida de uma petrolífera em uma empresa de motores.

De acordo com a Agência Reuters, se a Aramco entrar no negócio, tanto a Renault como a Geely perdem 10% de participação, ficando cada uma com 40%. A parceria ainda não foi concretizada e para isso precisaria de mais algum tempo. O mais intrigante é a Aramco querer entrar no negócio, como uma aposta de uma empresa como Horse que nascerá a partir de uma menor emissão de poluentes e com um menor consumo de combustível.

Informações da agência de notícias confirmam ainda que a Aramco poderia contribuir em áreas de Pesquisa & Desenvolvimento de novas tecnologias de powertrain, incluindo sistemas híbridos de próxima geração e soluções de combustível sintético. Mais recentemente, foi dito que o investimento da Aramco apoiará o crescimento “e contribuirá para a pesquisa e desenvolvimento importantes em soluções de combustíveis sintéticos e tecnologias de hidrogênio de última geração”.

O que está em jogo no momento é tudo que a Horse tem, com um total de 17 fábricas da Renault e da Geely espalhadas pelo mundo. “Esta carta de intenções representa um novo marco em nosso compromisso contínuo com as tecnologias de transporte e apresenta uma plataforma para apoiar a pesquisa e desenvolvimento da Aramco em inovação de motores”, disse o Vice-Presidente Executivo de Downstream da Aramco, Mohammed Y. Al Qahtani, de acordo com entrevista ao ZGH.

“Nossa colaboração planejada com a Geely e a Renault apoiaria o desenvolvimento de powertrains em toda a indústria automotiva e se alinha com nossos esforços mais amplos em nossas operações globais”, adicionou Qahtani. “Esta parceria com a Aramco elevará nossa empresa conjunta de powertrain com o Grupo Geely para o próximo nível e dará uma vantagem na corrida em direção à tecnologia de powertrain ICE de emissões ultrabaixas”, acrescentou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

“A entrada da Aramco traz para a mesa um know-how único que ajudará a desenvolver inovações revolucionárias nas áreas de combustíveis sintéticos e hidrogênio.”, adicionou de Meo. “Damos as boas-vindas à Aramco por se juntar a nós na criação de uma empresa de powertrain sustentável líder global. O investimento proposto pela Aramco representa o reconhecimento dos líderes globais da indústria nas perspectivas de negócios futuros da PWT e na visão de pioneirismo em combustíveis com baixo teor de carbono e livres de carbono, como metanol e hidrogênio.”, adicionou Daniel Li, CEO do Geely Holding Group.

A Horse quer se tornar um fornecedor mundial e independente de apresentar motores, fazendo motores híbridos de última geração o desenvolvimento de tecnologias de baixas emissões ou sem a emissão de carbono, a partir dos cinco Centro de Pesquisa & Desenvolvimento. Essa nova empresa vai fornecer empregos para as duas marcas. A Renault Group poderá oferecer os motores para a própria Renault e a Dacia.



Fotos: Renault-Geely / divulgação | Aramco / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

GM confirma que todo carro com bateria Ultium e base BEV3 vai trazer recarga bidirecional V2H

Jaguar I-Pace também vai morrer neste ano, mesmo com o futuro 100% elétrico da marca

Renault adere a tag Sem Parar de série e gratuita por seis meses em seus carros 0km

Volkswagen convoca recall do T-Cross para substituição do pivô da suspensão dianteira

Geely revela as primeiras imagens teaser do Galaxy A7, PHEV com autonomia de 2.100km

Alfa Romeo revela teaser de uma novidade... que no fim decepcionou a todos fãs da marca