Audi apresenta oficialmente o ActiveSphere Concept, um misto de crossover com picape

Audi apresenta o Activesphere Concept, que antecipa um novo modelo off-road que é um misto de crossover com picape e pode antecipar modelo de produção



A Audi apresentou um novo conceito chamado de Activesphere Concept, que antecipa um modelo que lembra uma versão de produção. Focado em ser um off-road, o conceito é mais um da linha ‘Sphere’ da marca, sendo o quarto conceito apresentado desde 2021. O novo modelo se destaca por ser um misto de crossover e que pode se transformar uma picape por ter uma caçamba instalada na traseira e que também funciona como porta-malas no ‘on-road’.

Basicamente, o novo modelo é antecipa o que podemos esperar de futuros produtos da linha Allroad, por exemplo. Visualmente, o conceito se destaca por trazer faróis afilados e com luzes diurnas (DRL) em LED, juntamente de uma típica grade hexagonal fechada, que tem uma entrada de ar apenas na parte superior. O para-choque dianteiro ainda possui um acabamento em plástico preto na parte inferior, que se conecta com entradas de ar triangulares nas extremidades, enquanto a parte inferior possui aberturas que se abrem quando o carro está em movimento, assim como nas laterais.

O conceito ainda possui um capô que lembra os demais conceitos da marca, com extremidades mais definidas por meio de vincos. De perfil, chama a atenção a altura em relação ao solo bem elevada e pelas rodas de liga leve de 22 polegadas com pneus off-road 285/55 R22. Desenhado no Audi Design Studio em Malibu, a poucos passos da Pacific Coast Highway, o modelo aparece também com um perfil de carro estilo Sportback. Com um perfil mais cupê, o modelo tem linhas muito aerodinâmicas, com grandes arcos das caixas de rodas. Destaque para o para-brisa bem aerodinâmico, enquanto o arco dos vidros é bem suave.

O modelo possui um friso cromado na parte superior dos vidros, que termina apenas na vigia lateral. O modelo ainda possui portas com acionamento por botão e com retrovisores substituídos por câmeras. O modelo ainda tem um acabamento em plástico preto em toda a parte inferior da carroceria, enquanto a parte inferior das portas tem vidros que dão a visão para o interior do carro. No teto, o ActiveSphere possui um desenho bem iluminado. Isso porque o para-brisa dianteiro, teto solar panorâmico e o vidro traseiro se conectam.



Curiosamente, o conceito ainda possui um vidro traseiro que se prolonga e que pode ser aberto, transformando o conceito em uma picape. É também nesse vidro que ele possui um acabamento onde está o brake-light do modelo. Quando aberta, a caçamba não tem uma capacidade de uma picape, mas tem a capacidade de transportar duas bicicletas elétricas e outros equipamentos esportivos, enquanto o teto possui um porta-esquis integrado. A Audi ainda confirma que o ActiveSphere possui uma suspensão pneumática adaptativa, assim como uma distância em relação ao solo de 20,8 centímetros, mas que pode aumentar para 24,8 centímetros no modo off-road.

Em outro caso, no on-road, a altura pode diminuir para 16,8 centímetros. Outro destaque é que as portas tem abertura suicida. De traseira, ele tem linhas bem robustas, que se destacam pelas lanternas afiladas e horizontais. O modelo ainda tem uma faixa luminosa em LED que conecta das lanternas, com o logotipo da Audi ao centro. A tampa do porta-malas (ou seria da caçamba?) é lisa, enquanto o para-choque traseiro tem um acabamento em plástico preto bem robusto, com saídas de ar nas extremidades e aletas retráteis verticais. No interior, o conceito se destaca por trazer linhas bem futuristas, com novos recursos.

Há quatro bancos individuais com acabamento em couro vermelho, com apoios de braços e cabeça integrados. O volante tem um desenho retangular e tem três raios, com o logotipo luminoso da marca ao centro. O painel ainda possui saídas de ar-condicionado que percorrem todo o painel por meio de uma faixa, enquanto o console central é alto e possui porta-copos e outras funcionalidades. Ele possui uma condução autônoma que, quando ativada, recolhe o volante e pedais. Ele ainda abre uma grande tela transparente que vai funcionar como central multimídia e tem uma tampa no console central que oferece armazenamento aquecido ou refrigerado para alimentos ou bebidas. O teto do conceito ainda possui quatro fones de ouvido individuais de realidade mista.

Outra novidade ainda fica por conta de gráficos 3D interativos por toque, gestos ou movimento dos olhos. Curiosamente, cada menu/função é representado perto dos pontos de interesse – os controles de ar-condicionado ao lado das saídas de ar, o menu de música ao lado dos alto-falantes, etc. A Audi confirma que o conceito é desenvolvido a partir da plataforma PPE e o modelo possui 4,98 metros de comprimento, 2,97 metros entre os eixos, 2,07 metros de largura e 1,60 metros de altura.



“Os veículos conceito da Sphere mostram nossa visão para a mobilidade premium do futuro. Estamos passando por uma mudança de paradigma, especialmente no interior de nossos futuros modelos Audi. O interior se torna um lugar onde os passageiros se sentem em casa e podem se conectar ao mundo exterior ao mesmo tempo. A inovação técnica mais importante na esfera ativa da Audi é nossa adaptação de realidade aumentada para mobilidade. As dimensões da Audi criam a síntese perfeita entre o ambiente e a realidade digital.”, destaca Oliver Hoffmann, membro do Conselho de Administração para Desenvolvimento Técnico.

Mecanicamente, a Audi destaca que o novo modelo possui motores duplos elétricos que juntos desenvolvem 442cv e torque de 73,4kgfm, com uma tração AWD. Desenvolvido a partir de uma estrutura elétrica de 800V, ele possui uma bateria de 100kWh que oferece uma autonomia de 600km. O elétrico permite que o crossover possa ser carregado em estações de recarga de até 270kW, que permite carregar a autonomia de 5% a 80% em menos 24 minutos. A Audi ainda confirma que o chassi possui uma configuração de cinco braço em ambos os eixos com amortecedores adaptativos e suspensão a ar.

A marca ainda confirmou que o conceito possui 18,9 graus de ataque, o ângulo de saída é de 28,1 graus. A marca confirma que a novidade em termos de Head-Up Displays AR a um nível totalmente novo em termos de flexibilidade, precisão e conteúdo exibível. “O ActiveSphere é único. É um novo tipo de crossover que combina de forma inteligente a elegância de um Audi Sportback, a praticidade de um SUV e as verdadeiras capacidades offroad”, destaca o Gerente do Estúdio de Design, Gael Buzyn.






Fotos: Audi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok