BMW investe 800 milhões de euros na fábrica de San Luis Potosí, no México, por Neue Klasse

BMW confirma investimento de 800 milhões de euros na fábrica de San Luis Potosí, no México, que vai produzir carros com a plataforma modular Neue Klasse



A BMW confirmou um investimento pesado de 800 milhões de euros na fábrica de San Luis Potosí, no México, para passar a produzir automóveis com a plataforma modular Neue Klasse, a partir de 2027. Com os primeiros carros da marca nascendo a partir de 2025 com essa plataforma, o México espera começar a produzir automóveis com essa base dois anos depois. O investimento fará com que a marca alemã possa abrir depois cerca de 1.000 novos empregos.

“Estamos sistematicamente orientando nossa rede de produção para a eletromobilidade. Os primeiros carros do Neue Klasse sairão da linha de produção em nossa fábrica em Debrecen, na Hungria, a partir de 2025, seguidos pela fábrica principal em Munique. Alcançaremos volumes adicionais integrando o Neue Klasse na fábrica San Luis Potosí a partir de 2027.”, explica Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pela Produção, em San Luis Potosí em um evento.

Inaugurada em 2019, a unidade atualmente produz três modelos diferentes e nasceu para ser um polo produtor super flexível. Grande parte dos custos de investimento, 500 milhões de euros, serão destinados à construção de uma fábrica local de montagem de baterias de alta tensão. Mais de 500 novos funcionários fabricarão as baterias na fábrica de 85.000 metros quadrados. “Com este novo investimento, nossa fábrica em San Luis Potosí desempenhará um papel central na transição do BMW Group para a eletromobilidade”, diz Harald Gottsche, presidente e CEO da fábrica do BMW Group em San Luis Potosí.

“A empresa está aumentando sua aposta no México e sua participação em nossas instalações, não apenas por sua localização estratégica, mas, sobretudo, por uma sólida equipe de trabalho que, em menos de quatro anos após o início das operações, já produz três modelos que abastecem 74 mercados globais e se destacam pela qualidade.”, acrescentou Gottsche. A BMW confirmou que a unidade já começou a recrutar novos funcionários e vai aumentar o número de estagiário.

A unidade fabril também receberá a chegada de um segundo turno da produção, com outros 500 novos empregos. “A localização no centro do México exemplifica não apenas qualidade e flexibilidade, mas também a produção de carros inovadores e econômicos de amanhã. A região é árida, o que torna ainda mais imperativo o uso racional de recursos naturais, como a água. San Luis Potosí é, portanto, o lar da primeira oficina de pintura do BMW Group que recicla completamente suas águas residuais de processo. Ou seja: a água utilizada no processo de pintura dos modelos aqui produzidos é posteriormente tratada e reaproveitada. A eletricidade vem da própria usina solar de 70.000 metros quadrados da fábrica, localizada no local.”, disse a marca em comunicado.



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Nos EUA, Chevrolet Trax é visto como sucessor do Cruze, mas não há planos para nós