Holon apresenta o Mover Concept no CES 2023, desenvolvido em parceria com a Pininfarina

Pininfarina e Holon apresentam a Mover Concept no CES 2023, um pequeno ônibus autônomo e é a aposta mais realista até o momento dos conceitos autônomos



A Pininfarina e a Holon apresentou um conceito de um modelo que é um misto de van ou ônibus compacto. Chamado de Holon Mover Concept, o modelo teve ajuda da Pininfarina no desenvolvimento. As duas empresas partiram da premissa de criar o conceito “do zero para ser inclusivo”. Isso indica que ele foi pensado para vir com uma escada de acesso automática para facilitar a mobilidade de cadeirantes, por exemplo. O piso do modelo ainda vem com travas desenvolvidas especificamente para cadeiras de rodas.

O conceito tem o design parecido com de uma torradeira, inclusive na cor da carroceria em um tom prateado, que lembra aquelas torradeiras inox. Na dianteira, ela possui faróis circulares com iluminação diurna em LED e dois projetores, enquanto o farol esquerdo possui um acabamento vertical em preto brilhante, além de sensores logo abaixo dos faróis, que auxiliam a condução autônoma, Mais abaixo e em posição central, o modelo ainda possui espaço para a placa. No topo, próximo ao teto, o modelo ainda possui um sensor, possivelmente um radar LiDAR.

O para-brisa dianteiro ainda tem um desenho diferenciado, com um vidro que se conecta com o vidro lateral dianteiro e um amplo vidro lateral no lado esquerdo da carroceria que se conecta com o vidro traseiro. No lado direito, a carroceria tem um desenho diferente. O modelo oferece dois grandes vidros e portas centrais ao estilo de um ônibus. As rodas tem calotas com desenho aerodinâmico, além e sensores nas laterais do modelo. De traseira, a Holon e a Pinifarina desenharam o conceito com o mesmo estilo da dianteira.



As lanternas são circulares em LED e no lado direito o modelo ainda possui um acabamento em preto brilhante, com sensores abaixo e com o espaço para a placa em posição mais baixa, ao centro. O interior ainda possui informações em braile se for necessário, para ajudar deficientes visuais. “O design do veículo combina dois traços de caráter – amigável e convidativo, bem como tecnologicamente avançado e claro. Isso vale tanto para o exterior quanto para o interior. Isso imediatamente torna o Holon mover um ícone de design”, disse Silvio Pietro Angori, CEO da Pininfarina.

“Cada detalhe do veículo foi pensado para que os passageiros se sintam mais confortáveis ​​e seguros do que em qualquer outro meio de transporte.”, acrescentou o executivo. As empresas ainda confirmam que o conceito é desenvolvido com uma funcionalidade autônoma chamada de Mobileye Drive. Ele traz vários sensores, sistemas de mapeamento e direção autônoma avançada. O modelo será usado em testes na Alemanha, na cidade de Hamburgo, em parceria com a Hochbahn, em um projeto piloto. Em 2025, os testes devem começar também nos EUA.

“Nosso Mover é uma resposta às megatendências sociais: urbanização, mudança climática, demografia – a mobilidade precisa mudar. Com a nossa mudança, estamos provando que é possível transportar passageiros sem emissões, seguro, confortável e inclusivo. E assim fornece a resposta para os problemas de tráfego que estão se tornando predominantes nas cidades. Estamos muito satisfeitos em revelar o veículo ao público global hoje.”, disse Marco Kollmeier, Diretor Administrativo da Holon.




Fotos: Holon / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok