Italdesign apresenta o Climb-E Shuttle Concept no CES 2023, com foco em mobilidade

Italdesign apresenta a Climb-E Shuttle Concept, um pequeno veículo de mobilidade urbana que é autônomo e antecipa o futuro dos grandes centros



A Italdesign foi ao CES 2023 apresentar como será a sua visão de futuro em grandes centro urbanos com a Climb-E Shuttle Concept. E... bem, se você tem acompanhado as últimas novidades aqui no site, a gente já falou sobre uma variante de conceitos de pequenas vans com aspecto de ônibus que tem um desenho futurista e tem condução autônoma. Esses modelos são a aposta da mobilidade e aparecem em uma série de eventos pelo mundo. E a Italdesign apresentou justamente isso. Mas do seu jeito.

A empresa italiana apresentou a Clim-B Shuttle Concept como um modelo que comemora o aniversário de 55 anos da empresa. Ao mesmo tempo, ele antecipa o que podemos ver em um tão esperado futuro – no mundo destes conceitos. Desenvolvida em conjunto com a empresa de elevadores Schindler, o conceito tem um desenho futurista. O modelo tem um perfil de uma van de linhas que parecem não se conectar com o eixo dianteiro e traseiro, ao mesmo tempo que está fixada em uma base tipo skate, chamado de ‘Skid’ pela marca.

Ela possui uma ampla área envidraçada e uma carroceria com linhas que parecem uma mesa na parte inferior, com portas que se abre em sentidos opostos. Os eixos trazem uma cobertura quadrado nas rodas, que são bem finas. Na dianteira, além de trazer o logotipo iluminado da Italdesign nos vidros, ela possui uma tela central que fica entre o arco das rodas dianteiras. O modelo ainda vai poder ser acoplado a diferentes tipos de transportadores, para viagens mais longas. Ele ainda tem um design simétrico, com a parte inferior da carroceria de material composto.



Os vidros, que estão em boa parte do conceito, ainda podem ter bloqueadores de visibilidade, trazendo mais privacidades aos ocupantes. As duas portas que abrem por meio de trilhos possuem ainda sensores e telas em LED que permitem o acesso ao interior. A van ainda possui uma rampa, que permite o acesso de cadeirantes. O teto do modelo também possui um sistema de fixação de quatro pontos que é compatível ao sistema de um elevador, que foi todo projetado pela Schindler. Com isso, o modelo pode ser içado como um elevados, se tiver os cabos.

O conceito possui capacidade de levar quatro ocupantes, enquanto o interior pode transformar em diferentes tipos de cômodos, desde “serviços de assistência médica, análises médicas por telemedicina, atendimento dentário, cozinha, massagens ao domicílio, venda de produtos diversos, serviços veterinários e de tosa”. Modular, o interior do conceito permite que ele possa vir com sofás, mesas, compartimentos práticos para armazenamento de objetos e telas semitransparentes nas janelas que podem exibir um conteúdo multimídia e de entretenimento.

Há ainda um sistema de iluminação ambiente que é regulável e configurável, assim como controle climático, que pode ser operado por meio de telas touchscreen ou por controle de voz. O modelo ainda pode oferecer recurso de escurecimento das telas, não permitindo a visibilidade de pessoas de fora do veículo. A Italdesign confirma que todos estofamentos do interior são de couro ecológico, poliéster reciclado e Alcântara. O conceito ainda traz um motor elétrico e é guiado de forma autônoma.



Há uma tração nas quatro rodas ou até mesmo os quatro eixos podendo ser direcionáveis de igual maneira. Ele é equipado com bateria de íon-lítio e traz uma 43 polegadas na dianteira e na traseira, uma vez que o carro pode ser guiado de dois lados de igual forma também. Essas telas trazem funcionamento do veículo, estado das baterias e autonomia. O modelo tem uma autonomia de 322km e pode carregar de 10% até 80% da bateria por meio de carregadores plugáveis ou por indução. A empresa ainda confirma que o veículo ainda possui um sistema chamado de Easyrain.

Este se destaca por detectar uma possível perda de aderência das rodas em uma superfície molhada. A partir disso, o Digital Aquaplaning Information (DAI) baseado em nuvem detecta uma situação perigosa e aciona o Aquaplaning Intelligent Solution (AIS), que solta um jato forte de ar na frente do pneu dianteiro em direção ao solo, que dissipa a água do solo, evitando risco de aquaplanagem. A Climb-E possui a “próxima geração e futuras estruturas de edifícios cívicos e residenciais, a Italdesign está trabalhando para expandi-la para o patrimônio arquitetônico atual e histórico”.

A Italdesign confirma que o modelo conceitual se trata apenas de uma mostra de “soluções inovadoras de mobilidade”. O conceito possui 3,969 metros de comprimento, 2,180 metros de largura e 1,900 metro de altura. O motor elétrico desenvolve 108cv de potência combinada, vindo com uma bateria de 65kWh e uma arquitetura eletrônica de 800V, que permite que ela carregue em estações de até 250kW. A velocidade máxima do conceito é de 120km/h. 




Fotos: Italdesign / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok