Fiat lança a nova Strada, que estreia com motor T200 e é reestilizada, mas só nas versões caras

Fiat lança oficialmente a nova Strada, que estreia com o motor 1.0 12v Turbo Flex que desenvolve 130/125cv; motor 1.4 8v Fire EVO Flex morre na picape



A Fiat apresentou oficialmente a nova Strada, que aparece com mudanças visuais e com uma nova opção de motor. Depois da picape compacta receber o câmbio automático CVT no ano passado, a Fiat apresentou mudanças visuais e a estreia do motor 1.0 12v Turbo Flex, conhecido como T200. Praticamente sem concorrentes, a Fiat Strada soube ser mutável com avanços importantes que a concorrência nunca conseguiu acompanhar e agora ela abre uma distância ainda maior com a chegada do motor T200, que estreou nos irmãos Pulse e Fastback.

"A Fiat Strada é mais do que uma picape, é uma verdadeira revolução no mercado automotivo. Há alguns anos era improvável pensar que uma picape chagaria ao topo do mercado brasileiro, algo que só a Strada fez. Mais do que isso: ela é a prova viva que time que está ganhando se mexe sim. Ao longo da sua história, ela não parou de evoluir e, em 2023, quando completa 25 anos, não poderia ser diferente. Além de estar mais potente com um novo motor, ter ganhado mais funcionalidades e até uma nova versão, também trazemos uma edição comemorativa de aniversário, afinal, completar tanto tempo de mercado e ainda se manter tão relevante e no topo do ranking, não é para qualquer um”, celebra Herlander Zola, Vice-Presidente Sênior da Fiat na América do Sul.

Em termos de design, a Fiat aplicou mudanças especialmente na dianteira da picape. O face-lift também não chega para todas as versões. Ele inclusive fica restrito para as versões Ranch e Ultra, sendo essa última uma versão estreante na picape. Com isso, as versões Endurance, Freedom e Volcano permanecem as mesmas. Em termos de design, a Strada recebeu um novo para-choque dianteiro, mas que dá uma nova cara para a picape. A grade dianteira passa a ser menor, com grelha estilo colmeia e com o logotipo da marca ao centro e a bandeirinha da Itália no lado direito.

Na versão Ranch, o modelo possui um friso cromado na parte inferior da grade, que na versão Ultra é uma faixa em vermelho. Existe uma parte que conecta a grade dianteira com a entrada de ar inferior com um acabamento em plástico preto. A entrada de ar inferior é trapezoidal, com uma grelha idêntica ao da grade principal. O espaço da placa fica entre essas entradas de ar. Abaixo da entrada de ar inferior, a Fiat adicionou um acabamento prateado em ‘U’. Nas extremidades do para-choque dianteiro, a picape possui um novo acabamento vertical, em plástico preto com uma moldura prateada.



Dentro ficam os faróis de neblina, que passam a ser mais horizontais. O acabamento em plástico preto na parte inferior da carroceria se conecta diretamente com o acabamento das caixas de rodas. Nas laterais, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve, que são de 16 polegadas nas versões reestilizadas. Elas são equipadas com pneus 205/55 R16, que são de uso misto. O para-lama dianteiro ainda ganha um acabamento em plástico preto que traz a inscrição Turbo. Na traseira, a novidade fica por conta do logotipo ‘Turbo 200’, que orgulhosamente aparece na tampa da caçamba.

Por dentro, as novidades ficam por conta de um novo volante multifuncional de três raios que possui o botão Sport. O volante passa a ser o mesmo dos SUVs da marca, enquanto o ar-condicionado passa a ser digital e os bancos dianteiros levam a escrita com nome da versão bordada em vermelho, com uma dose extra de conforto com novos bancos de couro e novos painéis de porta com detalhes em couro. A picape também ganhou novos painéis de porta com detalhes em couro. Em termos de mecânica, a principal novidade fica pelo motor 1.0 12v Turbo 200 Flex.

Esse conjunto desenvolve 130/125cv de potência (Etanol/Gasolina), com torque de 20,4kgfm com ambos os combustíveis, disponíveis a partir de 1.750rpm. O motor conta com um wastegate eletrônica, da injeção direta de combustível e do exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão. O motor é aliado a um câmbio automático CVT, que simula 7 marchas. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 9,5 segundos e máxima de 180km/h. O consumo é de 8,3km/l na cidade e 9,4km/l na estrada, quando abastecido com etanol.



Com gasolina, a Strada T200 possui um consumo de 12,1km/l na cidade e 13,2km/l na estrada. A Strada também deu adeus ao velho motor 1.4 8v Fire EVO Flex. Agora, desde a versão Endurance a picape passa a ser vendida com motor 1.3 8v Firefly Flex que desenvolve 107/98cv de potência com 13,7/13,2kgfm de torque, associado ao câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT, que simula 7 marchas. O câmbio CVT ainda vai operar de três modos diferentes. O modo Automático, que se ajuste conforme o modo de condução do motorista, e alia performance sem comprometer a eficiência e conforto.

O modo Manual é voltado para quem gosta de estar sempre no controle e permite as trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou nas borboletas atrás do volante e; o modo Sport. Este atua na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e altera o tempo de resposta e de troca de marchas, aproveitando ainda mais a potência máxima do motor. Nele, a central eletrônica da Strada promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O acelerador fica mais sensível, a assistência elétrica da direção é enrijecida e o câmbio CVT adota relações de marcha mais curtas.

De série, a picape passa a ser vendida com controle eletrônico de estabilidade, que corrige automaticamente as saídas dianteiras e traseiras, e o sistema Hill Holder. Este mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras. Ainda há TC+ (Traction Control PLus), que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores. A picape também conta com sistema multimídia UCONNECT 7, que oferece conectividade avançada com Wireless Android Auto e Apple CarPlay.



Para completar, conta traz ar-condicionado digital automático e um prático carregador sem fio. De acordo com a Fiat, a nova Strada possui capacidade de carga que varia de 720kg e 1.354 litros com Cabine Plus e 650kg e 844 litros para a Cabine Dupla. Em ambos os casos, a capacidade de reboque é de 400kg. A caçamba tem quatro ganchos inferiores e seis superiores de fixação na caçamba, o que garante ainda mais segurança no transporte de cargas. Vale ainda mencionar a sua altura mínima do solo entre 18,5 a 21,4 centímetros. Os ângulos de ataque e de saída são de 23º e 29º, respectivamente.

As versões reestilizadas da Strada passam a ter 4,448 metros de comprimento, 2,737 metros entre os eixos, 1,732 metro de largura e 1,577 metro de altura (1,601 metro com a barra de teto). Ela tem 55 litros de tanque de combustível e um peso de até 1.253kg. A Strada tem suspensão dianteira McPherson com barra estabilizadora e suspensão traseira com eixo rígido, tendo freios dianteiros a disco ventilado e freios traseiros a tambor. No caso da Endurance, a Strada traz melhorias por conta do motor mais forte. Tendo até 107cv, o motor faz com que a versão de entrada da picape tenha um desempenho de 11,6 segundos até os 100km/h e máxima de 171km/h, quando abastecido com etanol.

O consumo é de 9,3km/l na cidade e 10,0km/l na estrada com etanol e 13,1km/l na cidade e 14,2km/l na estrada. No Brasil, a picape é vendida com as cores Preto Vulcano, Vermelho Montecarlo, Branco Banchisa, Prata Bari e Cinza Silverstone. Opcionalmente, a Strada possui uma série de acessórios Mopar, como o Fiat Box, o extensor com três funções (rampa, extensor e organizador) e o organizador. Confira abaixo a lista de equipamentos da picape, de acordo com cada versão. 



Strada Endurance

De série, ela será vendida com ar-condicionado, barra de proteção do vidro traseiro, roda em aço com pneus 195/65 R15, volante com regulagem de altura, airbag duplo, alertas de uso de cinto de segurança do motorista, apoio de pé para o motorista, apoios de cabeça com regulagem de altura, bancos em tecido preto com bandeira Fiat Flag, cintos de segurança retráteis de três pontos com regulagem de altura, computador de bordo, console central com porta-objetos e porta-copos, conta-giros, controle eletrônico de estabilidade, espelho no para-sol lados motorista e passageiro, Follow me Home, ABS com EBD, ganchos para amarração de carga na caçamba, grade frontal na cor preta e Hill Holder. O modelo tem indicador de combustível, indicador de troca de marcha, limpador e lavador do para-brisas, luz de iluminação da caçamba, luz de leitura, luzes de posição diurnas, maçanetas e retrovisores externos na cor preta, moldura dos para-lamas, para-choque traseiro com estribos antiderrapantes, porta objetos nas portas, porta-escadas, preparação para rádio, protetor de caçamba, retrovisores externos com comando interno mecânico, suspensão elevada, suspensão traseira com eixo ômega e molas parabólicas longitudinais, tampa da caçamba com nova tecnologia, TC+ (Traction Control Plus), tomada 12V e direção elétrica. Opcionalmente, a Fiat oferece o Pack Worker (R$ 4.190): este traz alarme, vidros elétricos, travas elétricas, brake-light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico da tampa do combustível, ajuste de altura do banco do motorista, protetor de cárter e capota marítima. Há o Pack Comfort (R$ 1.750), que adiciona alarme, vidros elétricos, travas elétricas, brake-light, fechadura elétrica na caçamba e comando elétrico da tampa do combustível.



Strada Freedom

A lista de equipamentos adiciona banco do motorista, alarme antifurto, calotas integrais, capota marítima, chave com telecomando, quadro de instrumentos com tela de 3,5 polegadas, com tela TFT, detalhes externos na cor do veículo, porta-luvas iluminado, predisposição para rádio, alto-falantes e antena, retrovisores externos elétricos, rodas de aço de 15 polegadas com pneus 195/60 R15, sensor de monitoramento da pressão dos pneus, tomada USB, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros. Opcionalmente, a versão pode vir com o Pack Design Tech (R$ 2.100). Este adiciona rodas de liga-leve de 15 polegadas e sensor de estacionamento traseiro. A Strada Freedom Cabine Dupla adiciona vidros elétricos dianteiros e traseiros, airbags laterais e vidro traseiro térmico. Com Cabine Dupla, ela também pode ser equipada com o Pack Design Tech.

 

Strada Volcano

A versão traz os mesmos itens das versões mais simples e adiciona central multimídia com tela de 7 polegadas, segunda porta USB, tapetes, faróis em LED, sensor de estacionamento, capota marítima, barras longitudinais no teto, santoantonio e rodas em liga leve 16 polegadas com pneus 205/55 R16. Opcionalmente, existe o pacote Volcano Plus (R$ 3.500) que possui câmera de ré, bancos de couro/tecido, ar-condicionado digital automático e Wireless Charger. Com câmbio CVT, ela adiciona função Sport, paddle-shifters e wireless charger. Com esse câmbio, ela também tem o pacote Volcano Plus (R$ 3.000) que tem os mesmos equipamentos do pacote na versão manual.



Strada Ranch

A Fiat Strada Ranch é a primeira com motor T200 e tem bancos revestido em couro Ranch com Fiat Flag, logotipo externo e interno Ranch, câmera de ré, costura da coifa, costura do volante e painel com detalhes em marrom metálico, assim como a moldura da central multimídia. A picape possui Welcome Movement Ranch, ar-condicionado digital automático, Wireless Charger, barras de teto longitudinais cinza, retrovisor preto brilhante, estribo lateral, e rodas de liga leve 16 polegadas ATR, de uso misto.

 

Strada Ultra

Adiciona bancos de couro Ultra com Fiat Flag, logotipo externo e interno Ultra, câmera de ré, costura da coifa do câmbio e costura do volante vermelho, painel e borda da central multimídia com detalhes em preto, Welcome Movement Ultra, ar-condicionado digital automático, Wireless Charger, barras de teto longitudinais cinza, retrovisor preto brilhante, estribo lateral, e rodas de liga leve de 16 polegadas.



Preços

  • Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.3 Firefly MT – R$ 100.990
  • Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly MT – R$ 106.990
  • Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly MT – R$ 112.990
  • Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly MT – R$ 114.990
  • Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly CVT – R$ 120.990
  • Fiat Strada Ranch Cabine Dupla 1.0 12v Turbo 200 CVT – R$ 132.990
  • Fiat Strada Ultra Cabine Dupla 1.0 12v Turbo 200 CVT – R$ 132.990







Fotos: Fiat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

BMW revela as novas imagens teaser do M5 e M5 Touring, que vão ter mais de 700cv

Toyota lança o RAV4 com motor híbrido plug-in (PHEV) de 306cv no Brasil, por R$ 399.990

Nio revela primeiro teaser da sua nova marca, a Onvo, que estreia com o SUV elétrico L60

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

RAM reajusta os preços da Classic e diminui os preços da picape em até R$ 35.000

Volkswagen T-Cross com reestilização chega ainda neste primeiro semestre de 2024