Mazda apresenta oficialmente o belo CX-90, que estreia com motores híbridos de até 345cv

Mazda apresenta o seu novo maior utilitário esportivo, o CX-90, que estreia oficialmente com a missão de ser um SUV com três fileiras de bancos e híbrido



A Mazda apresentou oficialmente seu novo utilitário esportivo da linha CX, o CX-90, que vai acabar substituindo o CX-9. O novo modelo estreia no mercado norte-americano e será vendido em outros mercados, com um motor híbrido entre as opções. Considerado quase um carro premium, o CX-90 faz sua estreia com a missão de oferecer amplo espaço interno e muito requinte. Além disso, nasce como um SUV de tração integral, com toques mais esportivos.

Visualmente, o CX-90 indica os novos rumos dos utilitários esportivos da marca japonesa com uma filosofia de design que vimos em alguns modelos como o CX-60, apresentado antes. A diferença é que estamos diante de um SUV de grande porte, com mais de 5 metros de comprimento. Em seu design, o CX-90 traz uma dianteira com faróis compactos, que trazem projetores em LED e que são conectados diretamente com a grade dianteira. Falando nela, a grade dianteira possui barras verticais e o logotipo da Mazda ao centro.

A grade ainda possui um contorno prateado em ‘U’ e que também abriga as luzes de direção por meio de uma faixa horizontal em LED, ligando os faróis diretamente com a grelha da grade dianteira. O para-choque possui linhas bem simples, que se destacam por trazer uma entrada de ar inferior trapezoidal, tendo ainda um friso cromado na parte inferior. Nas extremidades, o CX-90 possui entradas de ar com desenho vertical. O capô é relativamente longo, assim como alguns modelos da Mazda. Ele tem linhas simples, sem muitos vincos e mais presentes principalmente nas extremidades do capô.



De perfil, o CX-90 tem um capô de linhas mais retas e ele ainda possui arco das caixas de rodas com frisos bem definidos, com um friso horizontal no para-lama dianteiro que traz o logotipo ‘Inline 6’, fazendo jus ao motor, tendo um acabamento cromado em ‘J’. O SUV ainda possui uma ampla área envidraçada com contorno cromado, com uma base inferior dos vidros bem reta. Em termos de frisos, o CX-90 não possui muitos também. Os mais visíveis estão justamente no arco das caixas de rodas, mas ele possui um friso horizontal na parte inferior das portas.

Falando nessa área, ele possui um friso cromado com o nome Mazda escrito por extenso. As maçanetas são convencionais e o SUV possui base dos retrovisores nas portas, com repetidores de setas. Ele ainda traz uma antena de teto estilo barbatana de tubarão e um teto solar panorâmico, além de ter rack de teto prateado. As rodas são de até 21 polegadas, de acordo com cada versão, mas que pode ter acabamento diamantado. Já na traseira, o CX-90 também traz uma certa simplicidade das linhas, mas ao mesmo tempo que oferece um requinte ao SUV. Ele tem lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas e nas extremidades elas são maiores, com iluminação em LED.

O SUV ainda possui um aerofólio traseiro com brake-light, com um vidro traseiro levemente inclinado. A tampa do porta-malas ainda tem o logotipo da Mazda ao centro, com as lanternas quase o alcançando. Além disso, a tampa abriga o espaço para a placa na traseira e o para-choque traseiro tem um acabamento em plástico preto na parte inferior, com refletores horizontais nas extremidades e com um friso cromado. De traseira, ele traz apenas um friso, na parte inferior da tampa do porta-malas e que chega também ao para-choque.



É um design muito limpo e muito bonito também. No interior, a Mazda desenhou o CX-90 para oferecer um certo nível de requinte. Ele possui um volante multifuncional de três raios com detalhes que lembram aço escovado, além de um quadro de instrumentos digital com instrumentos que parecem analógicos, de 12,3 polegadas. Essa medida de 12,3 polegadas é a mesma da central multimídia, de tela horizontal, que fica bem destacada no painel. O SUV ainda tem linhas bonitas com uma faixa em couro branco que liga as duas saídas de ar-condicionado das extremidades do painel, que são verticais e com detalhes prateados.

A parte superior do painel é em couro preto, enquanto a parte inferior é em um tom bege. No fim, a marca diz que o interior tem couro Nappa, madeira e tecidos projetados para funcionarem juntos harmoniosamente. Ao centro do painel, abaixo da central está um botão de pisca-alerta e mais abaixo ele possui duas saídas de ar-condicionado horizontais, com os controles do ar-condicionado digital abaixo. O console central possui uma alavanca de câmbio em um acabamento preto brilhante. A central multimídia, de acordo com a marca, traz tela “See-Though View” para auxiliar durante o estacionamento. As portas USB-C, por sua vez, serão oferecidas a todos os passageiros, inclusive os da terceira fileira.

O interior tem espaço para seis ocupantes, em uma disposição 2+2+2. Desenvolvido a partir da plataforma modular Skyactiv Multi-Solution, o CX-90 tem 5,100 metros de comprimento, 3,119 metros entre os eixos, 1,993 metro de largura e 1,745 metro de altura. Na mecânica, a Mazda equipa o SUV com duas opções de motor híbrido. O primeiro deles é um híbrido-leve formado pelo motor 3.3 e-Skyactiv G Turbo I6 que desenvolve 345cv e 50,9kgfm, com um motor elétrico colocado entre o motor e a transmissão automática de 8 marchas sem conversor de torque.



Ele ainda possui um motor 2.5 e-Skyactiv PHEV I4, sendo um conjunto híbrido plug-in, junto de uma bateria de 17,8kWh. Esse conjunto, de acordo com a marca, alia o motor 2.5 16v a gasolina desenvolve 191cv de potência com torque de 26,6kgfm, enquanto o motor elétrico desenvolve 136cv e 25,5kgfm. Juntos, os motores entregam 327cv de potência e 51kgfm, tendo também um câmbio automático de 8 marchas. Na Austrália, ele ainda será vendido com motor 3.3 e-SkyActiv-D Turbo Diesel, também com um conjunto 48V. Todos os motores contam com um câmbio automático de 8 marchas com conversor de torque junto de um sistema de tração i-Activ AWD também vem de fábrica.

Este motor diesel desenvolve 254cv e 56,1kgfm, acoplado ao mesmo câmbio automático e com a tração integral. De série, a marca trouxe o sistema KPC (Kinematic Posture Control), doo MX-5, que atua sobre os freios da roda interior nas curvas de alta velocidade, reduzindo o balanço da carroceria e aumentando a estabilidade do carro. De série, ele possui o sistema Mazda Driver Personalisation System permite reconhecer o ocupante do banco do condutor, ajustando automaticamente o ambiente em seu redor, como posição do banco, volante, espelhos, sistema head-up display, até mesmo as configurações de controle sonoro e climático.

Há ainda See-Through View, um monitor de visão 360º de última geração, que melhora a visibilidade ao conduzir em baixas velocidades; Turn Accross Traffic Assist (assistente de colisão para tráfego cruzado); Detecção de pedestres SBS-R (frenagem inteligente em cidade, com marcha-ré); Emergency Lane Keeping (assistente de manutenção de faixa de rodagem); i-Adaptive Cruise Control/i-ACC (cruise control adaptativo inteligente); e BSM Vehicle Exit Warning (monitoramento e aviso de saída de um veículo do ângulo morto). O SUV ainda estreia uma nova opção de cor, o Artisan Red das imagens.







Fotos: Mazda / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arcfox registra novas imagens de patente do Alpha S5, que terá até 530cv de potência

Hongqi apresenta oficialmente a nova geração do HS7 na China, com motor de até 487cv

Governo dos EUA dá empréstimo de US$ 9,2 bilhões para a Ford construir três fábricas

Fiat lança a linha 2025 do Ducato com nova versão, a Luxo, que estreia por R$ 328.990

Renault comemora marca de 1.000.000 de unidades feitas no Paraná exportadas

Jiyue apresenta imagens do desenvolvimento do 07 em novo teaser antes da estreia na China

Volkswagen revela as primeiras imagens teaser do novo Tayron em sketch na Europa

Citroën revela novo teaser do Basalt e confirma o lançamento para amanhã, 2 de outubro

Volkswagen inicia o desenvolvimento dos primeiros produtos Hybrid Flex, diz CEO

Geely registrou imagens de patente do Emgrand L, que vai estrear com mecânica híbrida Hi-P