Mercedes-Benz apresenta o novo GLE na Europa, com melhorias e tem até 612cv

Mercedes-Benz apresenta oficialmente o novo GLE na Europa, que ganha uma reestilização de meia-vida e estreia opção de motor híbrido plug-in (PHEV) de 386cv



A Mercedes-Benz apresentou oficialmente o novo GLE na Europa, que estreia no mercado com mudanças visuais de meia-vida desta geração. O SUV grande da marca passa a ser vendido ainda com uma inédita variante híbrida plug-in (PHEV), com a versão 400e 4MATIC. Em termos visuais, a gente sabe como são as reestilizações da Mercedes-Benz. Técnicas e muito sutis, mas é nesse momento que a alemã aproveita para apresentar mudanças de equipamentos, o que é sempre válido.

Vamos falando então das mudanças visuais que a marca trouxe para o SUV. Na dianteira, o GLE se destaca por trazer uma nova grade dianteira nas versões civis, que traz uma barra horizontal com três entradas de ar de cada lado, com o logotipo ao centro. A grelha da grade dianteira também é nova, que traz várias estrelas que representam o logotipo da marca, mas sem o aro do entorno. Os faróis também recebem um novo layout, com uma única faixa diurna (DRL) em LED na parte superior e quatro pontos horizontais, junto de dois projetores.

O para-choque dianteiro ainda recebe um novo desenho, que varia de acordo com cada versão. Ele possui uma entrada de ar inferior com estilo colmeia, que tem um acabamento em preto brilhante. Nas extremidades, o GLE possui um novo desenho, com um detalhe em preto brilhante em ‘C’. O acabamento possui dois frisos horizontais, que se conectam com o outro lado da carroceria por meio de um acabamento em plástico preto que traz entradas de ar funcionais apenas nas extremidades.



De perfil, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve, que variam de acordo com cada versão, variando de 19, 20 e 21 polegadas. De traseira, as novidades são mais sutis e ficam por conta apenas de um novo layout, que traz luzes horizontais na parte superior, enquanto o para-choque traseiro se destaca por trazer novas saídas de escape, com contorno cromado. As versões AMG também tiveram novidades. Ele mantém a grade Panamericana, mas o para-choque dianteiro é novo. Ele possui novas entradas de ar nas extremidades, que tem um acabamento em preto brilhante em ‘C’ no contorno.

Esses acabamentos se conectam por meio de um plástico preto. A entrada de ar inferior possui um splitter, em preto brilhante. Nas laterais, ele ganha novas rodas de liga leve e na traseira as mudanças ficam por conta de lanternas escurecidas e dupla saída de escape, com quatro saídas. No interior, as novidades ficam por conta de novo volante multifuncional de três raios, ganhando barras horizontais cromadas, seja nas extremidades da telas do quadro de instrumentos e a central multimídia (de 12,3 polegadas cada), como nas quatro saídas de ar-condicionado centrais e também nas saídas das extremidades do painel.

Ele ainda ganha um acabamento Manufaktur Piano Black Flowing Lines, além de ganhar novas opções de cores dos estofamentos como o Bege Catalana/Preto e Castanho Bahia/Preto foram adicionadas ao SUV. Na mecânica, a Mercedes-Benz confirmou que o GLE se destaca por trazer motores que já estavam em linha como o GLE 300d 4MATIC com um motor e o GLE 450d 4MATIC. Estes usam o motor 2.0 Turbo Diesel que entrega 272cv e 56,1kgfm junto de um sistema de 48V desenvolve 22cv e 20,4kgfm e auxilia a reduzir o esforço do motor nos primeiros três metros na saída com a função EQ Boost.



Com esse motor, a Mercedes-Benz confirmou que o SUV vai acelerar de 0 a 100km/h em 6,9 segundos com velocidade máxima de 230km/h. Já o 450d vem com motor 3.0 diesel de seis cilindros em linha que desenvolve 367cv e 76,5kgfm, também sendo um MHEV. Em ambos, o câmbio é um automático de 9 marchas e com tração 4MATIC, integral AWD. Esse conjunto mais potente acelera de 0 a 100km/h em 5,6 segundos e com máxima de 250km/h. Com motor a gasolina, o GLE pode ser vendido em três versões. O 350 vem com motor 2.0 Turbo que desenvolve 255cv e 40,8kgfm, que acelera de 0 a 100km/h em 7,0 segundos e com máxima de 210km/h.

Já o 450 vem com motor 3.0 V6 Turbo a gasolina que desenvolve 375cv e com torque de 50,9kgfm, acoplado a um câmbio automático de 9 marchas, assim como o 2.0 Turbo. Ele acelera de 0 a 100km/h em 5,3 segundos e possui máxima de 250km/h. Por fim, existe o 580, com um motor 4.0 V8 a gasolina de 510cv e 74,4kgfm, com mesma transmissão. A diferença é que nesse, o sistema híbrido-leve de 48V desenvolve 21cv e 25,4kgfm. O 0 a 100km/h em feito em 4,3 segundos e a máxima é de 250km/h. A novidade, no entanto, fica com o motor 400e, híbrido plug-in (PHEV).

Este ali o motor 2.0 Turbo a gasolina que desenvolve 252cv junto de um torque de 34,3kgfm e um motor elétrico de 136cv e 44,9kgfm que fazem ele ter uma potência combinada de 386cv e 66,2kgfm, acoplado a um mesmo câmbio automático de 9 marchas. Esse conjunto traz uma bateria de 23,3kWh que faz o GLE acelerar de 0 a 100km/h em 5,8 segundos e com máxima de 250km/h. Entre os esportivos, o GLE 53 AMG será vendido com motor 3.0 V6 biturbo que desenvolve 435cv de potência e torque de 57,1kgfm, acoplado ao câmbio automático de 9 marchas AMG Speedshift TCT. A tração é integral 4MATIC+, com suspensão pneumática adaptativa e cinco modos de condução, sendo dois para o off-road.



Esse motor conta com um sistema híbrido-leve de 48V das versões civis. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 5,0 segundos e com máxima de 250km/h. Já o GLE 63 AMG possui motor 4.0 V8 biturbo capaz de desenvolver 571cv de potência e 76,5kgfm de torque ou o GLE 63 S AMG tem 612cv de potência e 86,7kgfm de torque, contando ainda com o sistema EQ Boost de 48V do híbrido-leve que desenvolve 21cv e 25,4kgfm extras. Ele possui ainda a dupla dinâmica com suspensão a ar e câmbio automático de 9 marchas com sistema de tração 4MATIC+ equipado com distribuição total de torque variável.

O GLE 63 S AMG acelera de 0 a 100km/h em 3,9 segundos e máxima de 280km/h. A versão 63 AMG acelera de 0 a 100km/h em 4 segundos. De série, as novidades ficam por conta do novo Trailer Route Planner, que determina rotas adequadas para dirigir com um reboque previamente definido com base em informações sobre seu peso, altura, largura e muito mais. Há ainda o Trailer Maneuvering Assist, que ajuda a estacionar o SUV com reboque e que agora traz um sistema baseado em câmera e regula automaticamente a direção.

A central multimídia MBUX de 12,3 polegadas passa a vir com Android Auto e Apple CarPlay sem fio disponíveis, enquanto o assistente de voz da Mercedes é mais eficaz do que nunca e permanecerá assim graças às atualizações sem fio. Opcionalmente, a versão 580 pode ser equipada com pacote Off-Road Engineering, que oferece proteção extra no assoalho e eleva a distância em relação ao solo em 3 centímetros. Há ainda Head-Up Display (HUD), pacote Air Balance e melhorias no sistema ESP.









Fotos: Mercedes-Benz / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos