Renault e Nissan vão produzir quatro picapes na Argentina; elétricos estão nos planos

Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi confirma a produção de quatro picapes na fábrica de Santa Isabel, Córdoba, na Argentina, em plano estratégico para a América Latina



A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi confirmou detalhes de um plano estratégico para a América Latina. Em nossa região, a fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina, vai produzir quatro picapes, o dobro de hoje. Atualmente, Nissan Frontier e Renault Alaskan são produzidas na unidade, mas outras duas menores também serão produzidas por lá. A Renault Oroch deve ser transferida para a Argentina e a Nissan vai receber uma picape que será prima do modelo da Renault.

Esse projeto vai fazer com que a Nissan também tenha uma nova picape em nosso mercado, inédita. Aqui, a picape deve fazer sua estreia e ambas as picapes intermediárias serão criadas a partir da plataforma modular CMF-B. A picape ganhou, inclusive, uma imagem acima, do que ainda não sabemos se trata-se de um modelo da Renault ou da Nissan. O teaser mostra uma picape com design já definitivo e que terá um porte de modelos como Chevrolet Montana e Fiat Toro, que serão as principais concorrentes dos novos modelos.

Aqui, uma nova geração da Renault Oroch já é um assunto conhecido. É possível que a Oroch deixe de lado suas raízes com o Duster e ganhe personalidade própria. O primeiro indício disso já foi na reestilização da picape no país, ano passado. Na época, a Renault já começou a desassociar a Oroch do Duster ao retirar o ‘Duster’ de Duster Oroch, como ela era chamada. É certo afirmar que a nova geração da picape venha apenas com motor 1.3 12v TCe Flex desenvolve 170cv e 27,5kgfm, associado a um novo câmbio automático CVT X-TRONIC, que simula 8 marchas.



O motor 1.3 tem injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.Além disso, a nova geração da Nissan Frontier deve ser produzida no país vizinho e também vai acompanhar uma nova geração da Renault Alaskan. Atualmente, a Argentina é o único país do mundo a produzir a picape média da Renault, criticada por ser uma cópia do modelo da Nissan.

Em uma nova geração, a Renault terá a oportunidade de diferenciar um pouco mais a Alaskan da Frontier, o que pode abrir as portas para a picape francesa ao nosso mercado. O plano estratégico para a região ainda confirmou que é do interesse da Renault e da Nissan em investir em compactos do segmento A, subcompacto, com plataforma modular elétrica CMF-AEV. Esses novos compactos devem ser compartilhados com a operação indiana, o que pode nos indicar uma futura geração do Renault Kwid.

Se isso acontecer, o hatch deve ser produzido com sua versão elétrica em solo brasileiro, deixando de importar o que vem hoje da China. Além disso, a Renault trabalha com um SUV subcompacto que será apresentado dentro de alguns meses. O modelo será o primeiro a vir com plataforma modular CMF-B e com o motor 1.0 TCe Flex, de cerca de 120cv. Já a Nissan já trabalha com a segunda geração do Kicks, que será feito em Resende e também deve usar a mesma plataforma CMF-B, podendo trazer o motor TCe e um e-Power, finalmente, depois de muita espera pela versão.




Fotos: Renault e Nissan / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok