Suzuki apresenta o seu novo SUV compacto de perfil mais cupê, o Fronx, no Salão de Nova Déli

Suzuki apresenta no Salão do Automóvel de Nova Déli, na Índia, o Fronx, um SUV subcompacto com perfil mais cupê, que nasce a partir da costela do Baleno



A Suzuki foi até o Salão do Automóvel de Nova Déli, na Índia, apresentar uma série de novidades como o Jimny 4p e também o Fronx, um novo SUV subcompacto. O modelo ficará posicionado entre o Brezza e o Grand Vitara. A diferença é que o modelo nasce com um diferencial de ter um design mais jovial e com um perfil mais cupê. Curiosamente, o Fronx nasce a partir do Baleno, com uma nova filosofia de design.

Bebendo na fonte do Grand Vitara, o Fronx nasce para os interessados em querer um modelo mais compacto. Como ele nasce a partir do Baleno, poderíamos colocar ele como um rival de modelos como Fiat Pulse (que nasceu a partir do Argo) e do Volkswagen Nivus (que nasceu a partir do Volkswagen Polo), mas com uma carroceria que foi amplamente revista. O Fronx possui um design que traz faróis divididos em dois andares, sendo que a parte superior é afilada e tem luzes diurnas (DRL) em LED.

Esses faróis se conectam por meio de uma barra cromada que sustentam o logotipo da Suzuki. Há ainda uma grade dianteira hexagonal com uma grelha em ‘V’. O para-choque dianteiro ainda possui faróis principais em três projetores e que possui um acabamento plástico preto na parte inferior. Mais abaixo, ele tem uma entrada de ar central com barras horizontais e com um acabamento prateado. O capô ainda tem linhas mais altas e mais musculosas nas extremidades.

De perfil, o Fronx possui um friso que nasce a partir dos faróis principais e termina no para-lama dianteiro. Ele ainda possui portas com estamparia bem diferente do Baleno, mas com o mesmo recorte, pelo menos na porta dianteira. Ele possui retrovisores com base nas portas e as maçanetas são convencionais. Ele ainda possui um friso que nasce na porta dianteira e vai até a porta traseira, de maneira ascendente. Na porta traseira, uma continuidade desse friso nasce, chegando até a traseira. Mais acima e logo abaixo dos vidros, ele tem um novo friso que vai até as lanternas. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto, tendo caixas de rodas com um desenho mais quadrado.



Acima das rodas, o Fronx ainda possui uma pequena barra horizontal no próprio desenho do acabamento em plástico preto. As saias laterais ainda tem um acabamento prateado. Há ainda uma linha de caimento levemente mais cupê, sensação que pode ser observada principalmente pelo desenho dos vidros, que possui um acabamento cromado na parte inferior, que chega até a vigia lateral. Os vidros ainda se conectam por meio de um acabamento em plástico preto. Ele ainda é equipado com rodas de 17 polegadas e no teto ele possui rack de teto prateado e antena estilo barbatana de tubarão.

Na traseira, o Fronx possui lanternas afiladas e compacta, com barras verticais na iluminação, que invadem o porta-malas e se conectam por meio de uma barra em LED, com o logotipo da marca acima. Ele ainda possui um vidro traseiro levemente inclinado, além de um aerofólio com brake-light. A tampa do porta-malas possui espaço para a placa abaixo da barra em LED. Por fim, o para-choque traseiro possui um acabamento em plástico preto e um acabamento maior e prateado, enquanto as extremidades tem refletores verticais.

O painel é o mesmo do Baleno, com uma tela da central multimídia de 9 polegadas, que adiciona o sistema Suzuki SmartPlay Pro+, além de um quadro de instrumentos com uma tela LCD colorida. O painel ainda possui dupla saída de ar-condicionado abaixo da central multimídia e nas extremidades ele possui novas saídas de ar retangulares. O painel ainda possui um acabamento prateado fosco, que levam os olhos para o centro do painel. Abaixo das saídas de ar, ele tem os controles do ar-condicionado automático e o console central traz a alavanca.



Há ainda um Head-Up Display (HUD), uma câmera de 360º, um espaço de carregamento sem fio, um sistema de áudio da Arkamys, aberturas de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro, seis airbags e uma série de recursos de carros conectados. Desenvolvido sobre a plataforma Heartect, o Fronx possui 3,995 metros de comprimento, 2,520 metros entre os eixos, 1,765 metro de largura e 1,550 metro de altura. O porta-malas tem capacidade de 308 litros e um tanque de combustível de 37 litros.

O Fronx é equipado com um motor 1.0 12v BoosterJet a gasolina que desenvolve 100cv e 15,1kgfm, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas. Há ainda o 1.2 12v DualJet que desenvolve 90cv de potência com torque de 11,5kgfm, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas ou automatizada ASG de cinco marchas. A Suzuki confirmou que o modelo será produzido em Ahmedabad, na Índia. A partir de lá, ele será exportado para mercados como a África e a América Latina.

O consumo, em média, varia de 21,5km/l com motor 1.0 e câmbio manual e 20,0km/l com motor 1.0 e câmbio automático. Com o 1.2, câmbio manual tem 21,7km/l e 22,8km/l respectivamente com câmbio manual e automatizado. “Testemunhamos uma rápida mudança na preferência dos clientes por SUVs. O Grand Vitara e o New Brezza foram bem recebidos pelo mercado e atendem à forte demanda dos clientes. Maruti Suzuki sempre foi pioneira em produtos revolucionários e tecnologias de ponta que atendem às necessidades do consumidor.”, disse o Sr. Hisashi Takeuchi, diretor administrativo e CEO da Maruti Suzuki India Limited.





Fotos: Suzuki / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

CEO da Volkswagen revela imagens teaser do ID. Era 9X em desenvolvimento, para a China

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?