Tata apresenta o Harrier EV Concept, que antecipa uma versão elétrica prevista para 2024

Tata apresenta no Salão do Automóvel de Nova Déli, na Índia, o Harrier EV Concept; modelo será uma prévia de como será a futura versão elétrica do SUV



A Tata apresentou as primeiras imagens de um novo conceito no Salão de Nova Déli, na Índia. Trata-se do Harrier EV Concept, que antecipa uma futura versão elétrica do Harrier. Muito provavelmente, essa novidade deve aparecer na reestilização do utilitário esportivo, que foi apresentado em 2018, ou seja, já é hora do Harrier receber novidades. Por ser elétrico, o Harrier EV é desenvolvido a partir de uma plataforma OMEGA-Arc.

Esta, é conhecida como Optimal Modular Efficient Global Advanced Architecture, derivada da plataforma D8 desenvolvida pela Jaguar-Land Rover e que é o sustente do Discovery Sport. Visualmente, o conceito traz um design que é tipicamente uma prévia da reestilização. Ele aparece com faróis divididos em dois andares, sendo a parte superior afilada e que se conecta com uma barra igualmente iluminada, enquanto a grade dianteira aparece fechada e com barras horizontais que sustentam o logotipo da marca.

A grade só aparece por ser delimitada por um friso em preto brilhante que vai até a base inferior dos faróis. No para-choque dianteiro, o Harrier ainda possui um novo desenho, com os faróis principais nas extremidades, em posição intermediária. Os faróis principais compartilham o mesmo espaço triangular com os faróis de neblina, em um acabamento preto brilhante. Os faróis principais se conectam por meio de uma barra em preto brilhante, logo abaixo da grade dianteira. Mais abaixo, ele possui uma entrada de ar inferior com barras centrais verticais e nas extremidades com barras verticalmente inclinadas.



A placa dianteira ainda aparece quase toda sobre essa entrada de ar. A parte inferior tem um acabamento prateado e tem um acabamento em plástico preto nas extremidades. Para ser mais aerodinâmico, o capô também é novo e tem linhas suaves, apenas com frisos mais nas extremidades. De perfil, o Harrier EV Concept traz linhas mais maduras, com para-lamas que parecem mais alargados, mas não estão. Ele ainda possui maçanetas retráteis e novas rodas de liga leve, de cinco raios, e desenho aerodinâmico. O modelo também aparece com teto bitom.

De traseira, o SUV recebe um novo aerofólio com brake-light integrado, além de novas lanternas que recebem um novo desenho e um acabamento em preto brilhante. Esse acabamento tem o logotipo da marca e faz as lanternas se conectarem, tendo, ainda, uma barra em LED também. A tampa do porta-malas foi redesenhada, tendo um novo friso que se conecta com as lanternas, enquanto a tampa ainda traz o nome Harrier EV. O para-choque traseiro também é novo, com refletores, luzes de ré e lanternas de neblina nas extremidades, em desenho vertical, em um acabamento em preto brilhante.

A parte inferior do para-choque tem um acabamento em plástico preto e há um acabamento prateado na parte mais inferior. De acordo com a Tata, a carroceria futurista traz a filosofia de design chamada de Empowered White. Mecanicamente, a Tata não revelou informações sobre o motor, além de sabermos que estamos diante de um carro elétrico. O que se sabe é que ele virá com uma tração AWD, o que nos antecipa que o Harrier EV terá dois motores elétricos, sendo uma para o eixo dianteiro e uma para o eixo traseiro. Uma versão de produção deve aparecer em meados de 2024.




Fotos: Tata / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil