Yangwang apresenta o U8 na China, que estreia como tanque de guerra moderno com 1.196cv

BYD faz a Yangwang apresentar o seu primeiro veículo, o jipão U8, que estreia com quatro motores elétricos que juntos são capazes de desenvolver 1.180cv



Depois de ser antecipado como ‘Project R1’, a nova marca da BYD fez sua estreia na China. A Yangwang apresentou o belo U8, um jipão puramente elétrico que chega para concorrer com modelos como Land Rover Defender e Mercedes-Benz Classe G. A diferença é que estamos diante de um novo modelo puramente elétrico, que traz quatro motores elétricos. Fora isso, todo o design do U8 tem linhas muito originais, apesar de que, toda essa originalidade, não agrade a todos.

Visualmente, o U8 se destaca por suas linhas “Gate of Time and Space” que são totalmente fora do padrão, apesar do formato da sua carroceria lembrar bastante seus rivais. Na dianteira, ele possui faróis dianteiros em ‘C’, que, nas extremidades, ainda tem um prolongamento vertical na parte superior e inferior. A maior parte deste acabamento possui pontos em LED que acendem, mas que não são os faróis principais e funcionam mais como luzes diurnas (DRL) em LED. Apesar disso, ele tem outras luzes DRL em barras verticais e horizontais, como pode ser visto na imagem acima.

Ele ainda possui faróis principais em parte intermediária, com duplo projetor de LED, que funcionam sim como faróis principais. Os piscas ficam na parte inferior do ‘C’, que na verdade ficam com uma iluminação em ‘L’, dos piscas, formando faróis Full-LED Matrix Interestelar. A parte mais inferior ainda tem faróis de neblina em LED. Todo esse grande farol ainda se funde com a grade dianteira com pontos cromados e tem um acabamento em preto brilhante, com o logotipo da marca ao centro. Abaixo da grade dianteira fechada, ele possui uma entrada de ar trapezoidal invertida. O para-choque dianteiro ainda tem uma entrada de ar menor, inferior.



Essas entradas de ar fazem parte de um desenho retangular. Nas extremidades inferiores, abaixo das luzes, ele tem um friso que nasce no para-choque e invade as laterais. Os faróis ainda definem as linhas do capô, com a parte central mais alta que as laterais. De perfil, o U8 se destaca pelas linhas bem próximas de um jipe muito conhecido, o Land Rover Defender. O modelo, no entanto, tem personalidade. Ele se destaca por trazer um capô reto e alto, enquanto os vidros tem uma ampla área envidraçada. A Yangwang desenhou o U8 uma linha de cintura bem reta e bem definida.

Há um friso que nasce nos faróis e define a linha dos vidros, enquanto ele possui para-lamas bem alargados, caixas de rodas com desenho mais quadrado e com um acabamento em preto brilhante, sendo que os arcos tem um prolongamento em pequenas barras, dando uma sensação de velocidade ao U8. Ele ainda tem um friso na parte inferior das portas, que nasceu no para-choque dianteiro. A parte inferior das portas ainda tem um acabamento prateado na parte inferior com dois desenhos em forma de trapézio.

Os retrovisores são grandes com duas fitas de repetidores de setas, além de maçanetas retráteis e o bocal de combustível no lado direito da carroceria. Na coluna D, o U8 ainda possui várias barras prateadas horizontais. As rodas tem 20 polegadas, com pneus 275/60 R20. Já no teto, a Yangwang adicionou mais tecnologia. Ele possui três radares LiDAR montados no teto, acima do para-brisa dianteiro. Ainda ele tem amplo teto solar panorâmico, de linhas bem retas. Na traseira, o U8 também não tem nada de normal. Ele tem lanternas divididas em dois andares, sendo a parte superior com uma iluminação em ‘L’, que se camufla na coluna D. Acima do vidro, na parte central tem um brake-light.



Ele ainda tem uma nova lanterna na parte inferior, em ‘L’, invertido, com iluminação parecida com a dos faróis. São vários pontos iluminados e uma lanterna que traz ainda mais uma barra vertical mais nas extremidades e mais pontos de iluminação na ponta inferior, que são onde devem ficar o restante da iluminação. A tampa do porta-malas possui o espaço para o estepe, que traz uma barra horizontal com o logotipo da marca ao centro, com um protetor do estepe com estilo octogonal. No lado direito, a tampa do porta-malas tem um botão que abre a tampa, enquanto o para-choque traz tem espaço para a placa e refletores horizontais nas extremidades.

Por dentro, a Yangwang desenvolve o U8 como um jipe de cinco ou sete lugares, com disposição dos bancos em 2+3+2. O interior ainda tem um monte de mimos. O U8 traz um acabamento interno em couro Nappa marrom, além de um enorme teto solar panorâmico que possui um teto estrelado flutuante que pode ser personalizado em diferentes padrões. O painel também é um show à parte. Ele possui uma central multimídia vertical de 12,8 polegadas e um quadro de instrumentos e uma tela na frente do passageiros que se conectam por meio de um acabamento em preto brilhante. Cada tela tem 23,6 polegadas.

Além disso, ele possui um Head-Up Display (HUD) de 70 (!) polegadas, que se estende por quase toda parte superior do painel. Com isso, existe um vão atrás da central multimídia, com uma área vazada. Abaixo da central multimídia, o U8 ainda tem alguns comandos físicos e uns botões mais abaixo. O topo do painel traz as saídas de ar-condicionado, sendo saídas horizontais, sendo uma em cada extremidades e três saídas ao centro, acima da tela da central. O jipe ainda tem um volante com couro Nappa marrom de base achatada e de quatro raios, com controles multifuncionais prateados. A parte superior e inferior do aro do volante tem um acabamento em preto brilhante.



O console central tem dois espaços para recarga por indução de smartphones, vindo ainda com abas laterais que podem funcionar como pega-mão. Há ainda um console central que se abre em duas folhas. Já os painéis das portas dianteiras ainda trazem enormes alto-falantes que dão continuidade ao desenho das telas do painel. Os alto-falantes tem desenho com uma grelha, enquanto que, mais abaixo, o U8 possui um outro tipo de acabamento que parece camurça, com o puxadores das portas que trazem comandos. Aliás, esse acabamento não tem uma ligação no painel. No painel, a sequência tem uma área circular e horizontal.

Ainda é perceptível que as colunas A tem outros pega-mãos e tem novos alto-falantes instalados. Os ocupantes do banco traseiro ainda tem telas de 7,0 polegadas, instaladas nos encostos dos bancos dianteiros. Ufa, é tanto detalhe nesse carro que faltam palavras. A Yangwang ainda confirma que o U8 tem 5,319 metros de comprimento, 3,050 metros entre os eixos, 2,050 metros de largura e 1,930 metro de altura. Mecanicamente, o carro tem baterias Blade da BYD. A bateria tem 49,05kWh, que oferece uma autonomia de 180km. Apesar de vir com quatro motores elétricos, o U8 não é um elétrico puro. Na verdade, ele está mais próximo de um híbrido, com extensor de autonomia. Conhece o sistema e-Power, da Nissan? É basicamente o mesmo.

Os motores elétricos movem o carro, mas um motor a combustão é que gera a energia das baterias, conhecido como EREV. Ele ainda possui um tanque cheio de 75 litros, que oferece uma autonomia de 1.000km. O jipe possui ainda uma capacidade de recuperar a bateria de 30% a 80% em apenas cinco minutos. Ele ainda possui quatro motores elétricos, cada um desenvolvendo 299cv e 32,6kgfm. Juntos, os quatro motores desenvolvem 1.196cv e 130,5kgfm. Com esse desempenho, ele acelera de 0 a 100km/h em 3,6 segundos. A tração 4WD. Ele traz um motor 2.0 a gasolina que funciona como gerador de energia das baterias. Esse motor não teve informações reveladas.



Desenvolvido a partir de uma plataforma modular e4, com suspensão DiSus. O U8 ainda possui outros quatro motores, pode girar 360º ou flutuar na água, com capacidade de profundidade de 1,000 metro a 1,400 metro de profundidade. Ela vem com um chassi hidráulico inteligente Cloud-P da BYD, que pode realizar o ajuste dinâmico do controle do chassi, controlar a absorção de óleo do amortecedor de válvula de amortecimento e válvula de rigidez. O eixo dianteiro pode ser levantado até 105 milímetros e abaixado em 45 milímetros, o eixo traseiro pode ser levantado até 110 milímetros e abaixado em 40 milímetros, com um nivelamento automático.

Em termos de tecnologia, era de se esperar que esse carro também viesse com uma série de recursos. Um deles será o Yisifang, que divide a força dos quatro motores elétricos. Há ainda um total de 38 sensores diferentes, incluindo 3 lidars, radares de ondas milimétricas de cinco posições, 12 radares ultrassônicos, um radar ultrassônico vadear e 16 câmeras. Nessa última, são quatro câmeras de visão Surrond, 4 câmeras de visão lateral, 2 câmeras frontais, 1 câmera de monitoramento do motorista, 1 câmera de visão traseira, 1 câmera dentro da cabine, 1 câmera retrovisor e 2 câmeras de tela multimídia traseiras. Possui comunicação via satélite a bordo para que o motorista possa ficar conectado com o mundo exterior, mesmo nas montanhas ou no deserto, sem sinal de telefone. Ele também vem com uma estação de acoplamento de Drone opcional. Há ainda um sistema que faz ele girar 360º no próprio eixo e tem um modo caranguejo.

O SUV ainda possui uma carroceria à prova d’água com tecnologia IP68, vindo com uma série de modos de condução para o cenário off-road, como os modos Ice, Snow, Fixed Circle, Desert Slope, U-Turn on the Spot e Floating Water Mode são alguns dos oferecidos. No total, são 16 modos de condução. Os pneus ainda tem uma tecnologia que podem rodar em uma velocidade máxima de 120km/h, mesmo furado. Outra novidade é que ele possui uma tração nas quatro rodas em tempo integral, o sistema de tração nas quatro rodas controlado eletronicamente responde 100 vezes mais rápido e a faixa de ajuste chega a 20 vezes ao mesmo tempo, permitindo que ele conclua várias tarefas. Há ainda o controle de descida de colina (HDC), central multimídia com atualização remota 5G/OTA, chave inteligente UWB, chave NFC para celular, chave Bluetooth e microfone UHF.



A lista ainda possui volante (ajustável eletricamente, aquecido, memória), bancos em couro Nappa premium, bancos dianteiros e traseiros (ajustáveis ​​eletricamente, aquecidos, ventilados, memória, massagem, apoio lombar com ajuste elétrico de 4 vias, apoio de pernas com ajuste elétrico), reclinação elétrica de um botão e redefinição do encosto do banco, geladeira no console, sistema de áudio automotivo Dynaudio Evidence Serie com 22 alto-falantes, ar-condicionado automático com filtro PM2.5 de alta eficiência, sistema de rede verde, iluminação interior com 127 cores, carregamento móvel sem fio de 3 posições de 50W e tomada de alimentação de 220V AC no carro.

A lista ainda possui oito entradas USB/Tipo-C, 12 tomadas 12V, alavanca de câmbio eletrônica, teto solar panorâmico (abertura e fechamento com um botão, com função anti-entalamento), airbags principal e dianteiro do passageiro, airbag de joelho do motorista, airbags laterais nos bancos dianteiros e traseiros, airbags de cortina laterais dianteiros e traseiros, cintos de segurança dianteiros e traseiros com pré-tensionador limitada, sistema de imagem holográfica 3D (incluindo sistema de imagem panorâmica de alta resolução de 360°), sistema de Detecção de Ponto Cego (BSD), sistema de travagem antibloqueio (ABS), sistema de frenagem dinâmica inteligente e Assistência Hidráulica de Freio (HBA).

Por fim, a lista ainda tem Sistema de Controle de Tração (TCS), Controle de Desaceleração do Freio de Estacionamento (CDP), Sistema de estabilização do veículo (VDC), sistema de distribuição de força de frenagem (EBD), Controle de Partida em Subida (HHC), sistema de limpeza do disco de freio (BDW), Controle de Capotamento (RMI), sistema de redução de potência do motor para auxiliar na frenagem (BOS), sistema de aviso de porta aberta (DOW), sistema de monitoramento de fadiga do motorista (DFM), sistema de Controle de Estabilidade de Reboque (TSM) e sistema de monitorização da pressão nos pneus. Os preços devem começar em 1.098.000 yuans, terá oito anos de garantia ou seis anos de garantia ou 150.000km.






Fotos: Yangwang / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Renault lança oficialmente o inédito Kardian no Brasil, que estreia partindo de R$ 112.790