GM trabalha em comprar ações da Vale e vai produzir seus próprios semicondutores nos EUA

General Motors confirma que a escassez de semicondutores motivou marca a produzir seus próprios chips e grupo ainda tem interesse na Vale por metais básicos



A General Motors (GM) confirmou que nos últimos anos, a crise dos semicondutores afetou bastante a produção mundial das marcas do grupo, como Chevrolet, GMC, BrightDrop, Buick e Cadillac. Para evitar que isso volte a acontecer, o grupo confirmou que vai passar a produzir seus próprios semicondutores. A informação foi confirmada pela própria GM, que terá a GlobalFoundries como parceira, produzindo semicondutores do estado de Nova York.

“Vemos nossos requisitos de semicondutores mais do que dobrando nos próximos anos, à medida que os veículos se tornam plataformas de tecnologia. O acordo de fornecimento com a GlobalFoundries ajudará a estabelecer um fornecimento forte e resiliente de tecnologia crítica nos EUA, que ajudará a GM a atender a essa demanda, ao mesmo tempo em que oferece novas tecnologias e recursos aos nossos clientes”, disse Doug Parks, Vice-Presidente Executivo de Desenvolvimento de Produto Global, Compras e Cadeia de Suprimentos da GM.

Esse acordo da GM com a GlobalFoundries vai fornecer chips avançados para a GM, que serão usados para a produção de veículos elétricos. Os novos semicondutores fornecidos pela marca vão diminuir a necessidade de muitos semicondutores por carro, mantendo a mesma ou maior capacidade de trazer recursos avançados de assistência ao motorista, conectividade e até mesmo com condução autônoma. “Na GF, estamos comprometidos em trabalhar com nossos clientes de maneiras novas e inovadoras para melhor enfrentar os desafios das atuais cadeias de suprimentos globais”, disse o Dr. Thomas Caulfield, Presidente e CEO da GlobalFoundries.

“A GF expandirá suas capacidades de produção exclusivamente para a cadeia de suprimentos da GM, permitindo-nos fortalecer nossa parceria com a indústria automotiva e o estado de Nova York, enquanto acelera ainda mais a inovação automotiva com fabricação baseada nos EUA para uma cadeia de suprimentos mais resiliente.”, destacou Caufield. Além disso, a GM confirmou interesse em comprar parte da Vale. A mineradora brasileira está interessada em metais básicos para a produção de modelos elétricos. De acordo com a Agência Bloomberg via Electrek, a GM está interessada na capacidade da Vale ser a maior mineradora de minério de ferro e níquel.

Atualmente, a Vale já fornece componentes para a Tesla, Northvolt e GM. No entanto, a GM quer ter mais segurança com o fornecimento de componentes. A própria Vale chegou a se pronunciar no final de 2022 ao dizer que está interessada na “profunda experiência em transição de EV”. A Vale ainda confirmou que a GM pode ter passado de uma participação no negócio de metais básicos, em um processo de licitação. 



Fotos: GM / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit