Lucid confirma novo motor elétrico para a Fórmula E, que estreia com mais de 470cv

Lucid apresenta um novo motor elétrico que foi apresentado para Fórmula E, mas que deve ser estudado para estar também nos carros dentro de alguns anos



A Lucid confirmou a estreia de um novo motor elétrico, que será usado para o Campeonato Mundial de 2023, da Fórmula E. O novo motor possui, incluso, motor, inversor, diferencial e transmissão, pesando apenas 32kg. Compacto, o novo motor não é bobo não. Entrega 476cv e pode ter até 19.500rpm. O novo motor traz o mesmo enrolamento de onda contínua de alta tensão e um sistema de resfriamento de microjato que é o mesmo que está no Air.

Os carros da Fórmula E, chamados de Gen3, serão equipados com um motor criado pela marca, que vai trazer ainda recuperação de energia regenerativa das rodas dianteiras durante as frenagens.  “Com uma incrível densidade de potência de 14,7hp/kg e imensa recuperação de energia, esta unidade de acionamento transformará mais uma vez o automobilismo elétrico, seguindo os passos de nossa bateria revolucionária nas temporadas anteriores”, disse Peter Rawlinson, Diretor Executivo e Diretor de Tecnologia da Lucid, disse em um comunicado.

“Para Lucid, a transferência de tecnologia entre automobilismo e carros de rua é uma simbiose de mão dupla. Esta nova unidade motriz de automobilismo se baseia diretamente na inovadora tecnologia de powertrain desenvolvida internamente pela Lucid e comprovada na estrada em cada Lucid Air.”, adiciona Rawlinson. De acordo com a Lucid, este EDU está em uso na “competição de monolugares elétricos líder do mundo”, e poderá ser testada para estar também nos carros da empresa, ao menos, futuramente.

A Lucid não revelou muitos detalhes do desenvolvimento do motor, mas foi confirmado que ele foi fabricado totalmente em casa, nas próprias instalações da empresa na Califórnia, Estados Unidos. O Air Sapphire, versão topo de linha da marca,  se destaca por ser um elétrico que desenvolve mais de 1.216cv de potência. A chegada do terceiro motor elétrico faz o sedã acelerar de 0 a 100km/h em menos de 2 segundos e chegar aos 160km/h em 4 segundos. O ¼ de milha é cumprido em menos de 9 segundos.



Fotos: Lucid / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos