Shenlan revela oficialmente o SL03 na China, com três opções de motores eletrificados

A Shenlan (conhecida na China como Deep Blue) se lança oficialmente com o SL03, o primeiro veículo da marca que estreia com um motor elétrico de até 258cv



A Changan criou uma nova marca na China, a Shenlan (conhecida na China como Deep Blue e globalmente conhecida como Shenlan, caso a marca chegue em novos mercados). O modelo apresentado é o SL03, que estreia com um design moderno e com algumas opções de motores. O Shenlan SL03 estreia com a missão de ser uma marca mais jovem e que quer concorrer com modelos como o Tesla Model 3, depois de ser apresentado como Changan C385, nome do protótipo.

O batismo do carro também teve uma explicação. O SL das iniciais vem de Shenlan, enquanto os numerais podem ter algum significado. Visualmente, o sedã se destaca pelas linhas mais modernas. Na dianteira, ele possui faróis afilados e com luzes diurnas (DRL) em LED e com três pontos de iluminação em LED nas extremidades, tendo ainda um para-choque dianteiro com linhas mais limpas, com destaque para o espaço para a placa. Ele ainda possui faróis principais em posição intermediária, onde tem um acabamento em preto brilhante, em posição vertical.

Esse acabamento ainda possui um friso em preto brilhante horizontal em posição intermediária e uma pequena entrada de ar vertical compacta nas extremidades inferiores. O para-choque ainda possui uma entrada de ar inferior trapezoidal, vindo com uma parte inferior que vem com uma barra prateada ou em preto brilhante. O para-choque dianteiro ainda traz o logotipo da marca. No capô, ele possui linhas limpas, com áreas mais elevadas nas extremidades que dão um toque a mais de esportividade.

Os frisos das extremidades se estendem até a coluna A, que dão linhas bonitas ao sedã. O SL03 ainda possui um acabamento em plástico preto na parte inferior. O sedã ainda possui um desenho de perfil mais cupê, com os vidros laterais com um bom desenho, que oferece uma boa visibilidade. Tanto no início do desenho como na janela vigia, o sedã possui um prolongamento em preto brilhante, em um friso, que dão continuidade ao desenho dos vidros. Há ainda câmeras no para-lama dianteiro. Em termos de frisos, ele possui linhas bem rebuscadas.



Há um friso que nasce no arco da roda dianteira que termina no arco da roda traseira. Há um outro friso ascendente na parte inferior das portas, nascendo na porta dianteira e indo até a porta traseira. O sedã ainda possui retrovisores com base nas portas e as maçanetas são escamoteáveis. Ele ainda possui rodas de 18 (225/55 R18) ou 19 (245/45 R19) polegadas, dependendo da versão. No teto, ele ainda traz um enorme teto solar panorâmico, que se conecta com o para-brisa dianteiro e se conecta também com o vidro traseiro, que deve oferecer uma ótima incidência de luminosidade no interior.

Indo para a traseira, o SL03 possui linhas bem esportivas. Há lanternas compactas nas extremidades, com três pontos de iluminação e um pequeno prolongamento para as extremidades. As lanternas ainda se conectam por meio de uma faixa em LED com barras verticais e que ao centro trazem um brake-light que vem de um friso elevado na tampa do porta-malas, que traz ainda um acabamento em preto brilhante que fica acima da barra das lanternas. Assim como o desenho do restante do carro, ele possui linhas com vincos fortes também na traseira.

A tampa do porta-malas possui espaço para a placa e há alguns frisos, como se percebe nas extremidades. O sedã ainda possui um terceiro volume bem compacto. Por fim, o para-choque traseiro possui um acabamento em plástico preto que tem uma boa parte com um acabamento prateado, que vão até a parte central, onde há uma lanterna de neblina. Nas extremidades, o sedã ainda possui refletores também com uma posição vertical. Na parte inferior do para-choque traseiro ele ainda possui pequenas aletas verticais no difusor de ar.

Já no interior, o SL03 possui um ambiente bem moderno também. Chama a atenção a central multimídia com tela de 14,6 polegadas, que vem com chip Snapdragon 8155 da Qualcomm. Há ainda um sistema operacional desenvolvido pela Megatronix chamado SmartMega OS+. O painel ainda possui um quadro de instrumentos com tela digital de 10,2 polegadas e um volante de dois raios multifuncional, de base achatada. O sedã ainda possui um painel de linhas limpas, com uma faixa abaixo da tela onde estão as saídas de ar centrais e do lado direito do painel, enquanto tem uma pequena saída no lado esquerdo.



Ele ainda possui alavanca de câmbio na coluna de direção e o console central possui espaço para recarga por indução para smartphones e porta-copos. Há ainda um console central com espaço para objetos. O console ainda possui dois andares e uma parte inferior com entradas USB e espaço para porta-objetos. O interior ainda possui painéis das portas com um desenho muito bonito e, de certa forma, bem simples. O modelo pode ter dois tons no painel, painéis de portas, console e bancos, assim como pode ser monocromático. A tela da central pode girar 15 graus para a esquerda ou para a direita, podendo estar voltada ao motorista.

O modelo possui 4,820 metros de comprimento, 2,900 metros entre os eixos, 1,890 metro de largura e 1,480 metro de altura, basicamente as dimensões similares às do Tesla Model 3. Desenvolvido a partir da plataforma EPA1, o SL03 usará o sistema “Hongmeng Smart Cockpit”, da Huawei, com peso de 1.725kg a 1.825kg. Na mecânica, a Shenlan planeja trazer diferentes opções mecânicas como o EV (elétrico), EREV (extensor de autonomia, que funciona basicamente como um hibrido) e um FCEV (hidrogênio).

As primeiras informações dão conta que o SL03 elétrico virá com um motor de 218cv, com torque de 32,6kgfm. Com esse conjunto, ele possui uma bateria de 79,97kWh que oferece uma autonomia de 705km, no ciclo CLTC. Essa bateria é desenvolvida em parceria com a CATL e a Huawei, a Shenlan vai equipar o SL03 com baterias LFP. Essa mecânica faz ele acelerar de 0 a 100km/h em 6,9 segundos. Outra opção de motor será o motor mais potente, de 258cv e 32,6kgfm, com uma bateria ternária (NMC) de 58,1kWh que oferece autonomia de 515km. Com esse motor mais forte, ele acelera de 0 a 100km/h em 5,9 segundos.



Os modelos elétricos tem uma capacidade de recarga de 150kW em estações de recarga rápida, que recupera de 30% a 80% em apenas 25 minutos. O sedã ainda virá com motor 1.5 de 95cv que vai fornecer energia para o motor elétrico de 218cv, sendo essa a versão EREV, com extensor de autonomia, que acelera de 0 a 100km/h em 7,5 segundos. O sedã poderá rodar cerca de 1.200km com autonomia híbrida, vindo com uma bateria de 28,39kWh, que tem autonomia elétrica de 200km. Já o SL03 com células de combustível, hidrogênio, deve ter uma autonomia de 700km e virá com um motor elétrico de 218cv e uma bateria LFP de 28,39kWh, assim como o EREV.

Esse terá um desempenho de 0 a 100km/h em 9,5 segundos. De acordo com as primeiras informações, o sedã poderá ser recarregado em apenas 3 minutos, para encher o tanque de hidrogênio. De série, ele vem com teto solar de 1,9 metros quadrados, 14 alto-falantes Sony, um AR-HUD, etc. O Shenlan SL03 tem 34 sensores diferentes, incluindo um sensor LiDAR '4D'. Seu sistema de direção autônoma compreende os sistemas NID 3.0 e APA 7.0. A central tem chip 8155 da Qualcomm alimenta os computadores que alimentam os sistemas de direção autônoma do sedã.

Há seis radares ultrassônicos, três radares mmWave e seis câmeras, possui todos os sistemas de assistência usuais, além de um recurso opcional de "valet parking" e Pilot Assisted Driving. O sedã também vem com Controle de Cruzeiro Adaptativo Integrado – IACC, assistente de mudança de faixa, visão panorâmica inteligente e frenagem automática de emergência. Ele será produzido na linha de montagem na fábrica Changan New Energy, de Chongqing, Liangjiang, na China. O preço do sedã vai de 179.800 yuans a 290.000 yuans. 










Fotos: Shenlan / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio