Zeekr quebra sequência de batismo e apresenta o X, um SUV compacto e BEV de até 428cv

Zeekr apresenta oficialmente o X, um SUV compacto elétrico que estreia com plataforma modular SEA e que oferece um motor duplo de 428cv na China



A Zeekr segue expandindo a sua gama de produtos com a chegada do X, primeiro carro da marca a quebrar a sequência de batismos com inicial ‘00’, com 001 e 009. O modelo era cotado para ser batizado de 003 e acabou sendo revelado como X. Agora, o SUV é revelado oficialmente como um novo modelo criado a partir de uma plataforma modular da Geely, dona da Zeekr. O X chega como primo do Smart #1, sendo um modelo até de porte similar.

O Zeekr X visualmente traz um desenho muito próximo do 001 e 009, apesar do batismo diferenciado. Na dianteira, ele aparece com faróis com duas barras verticais que se conectam por uma barra horizontal menor, lembrando um ‘h’ minúsculo. Esses faróis superiores tem luzes diurnas (DRL) em LED e mais abaixo ele possui os faróis principais com dois projetores em LED em um acabamento em preto brilhante e horizontal, que quase se conectam. Nas extremidades, esse acabamento se conecta com uma pequena entrada de ar vertical.

Na metade dessa entrada de ar, há faróis de neblina em uma barra horizontal. A parte central do para-choque dianteiro tem linhas bem limpas, enquanto a parte inferior possui uma entrada de ar estilo trapezoidal com barras horizontais. O contorno dessa entrada de ar possui um acabamento em preto brilhante, acabamento que está em toda a parte inferior da carroceria do X. O capô ainda traz o logotipo da Zeekr e tem dois frisos mais centrais, emoldurando o logotipo. Há ainda frisos nas extremidades, que partem dos faróis.



De perfil, o Zeekr X possui linhas mais recortadas e de linhas mais retilíneas, apesar de uma dianteira bem aerodinâmica. O SUV tem acabamento em plástico preto no arco das caixas de rodas, na parte inferior dos para-choques e nas saias laterais. Essas tem uma pequena elevação a partir da porta dianteira e com um pico na porta traseira. O desenho dos vidros ainda tem um desenho de linhas recortadas e bem simples, enquanto há um acabamento em preto brilhante que dá continuidade ao desenho dos vidros, na coluna C.

O X também vem com maçanetas por botão, sendo o botão da porta dianteira na coluna B e o botão da porta traseira na coluna da porta traseira. As versões mais simples tem maçanetas retráteis. O mesmo ainda possui retrovisores com base nas portas e as rodas ainda tem 20 polegadas, com pneus 245/45 R20. Ele ainda tem uma pintura bicolor em preto e o teto traz um enorme teto solar panorâmico. De traseira, o X possui linhas bem modernas e diferentes também. Ele tem uma tampa do porta-malas que possui uma abertura que vai até uma parte do teto e que traz um aerofólio compacto com um brake-light mais destacado na parte superior.

O vidro traseiro tem um desenho mais reto, sendo conectados diretamente com as lanternas horizontais e afiladas que percorrem toda a traseira. As lanternas tem uma iluminação em LED em ‘U’ e nas extremidades elas tem um prolongamento em preto brilhante. Entre as lanternas está o logotipo da Zeekr escrito por extenso. A tampa do porta-malas é bem larga e grande parte das lanternas abrem junto com a tampa. A tampa tem um friso horizontal e uma câmera de ré. Por fim, o para-choque traseiro possui um desenho com acabamento em plástico preto na maioria da peça.



Ao centro, esse acabamento traz o espaço para a placa e mais abaixo ele possui um acabamento prateado. Acima desse acabamento, ele tem um difusor de ar. Nas extremidades do para-choque traseiro estão os refletores verticais bem vistosos. Por dentro, a Zeekr confirmou que o SUV traz uma tela destacada no painel de 14,6 polegadas. A tela tem um diferencial de correr sobre trilhos, podendo ficar toda na frente do passageiro. Esse trilho está em um acabamento em preto brilhante que percorre todo o painel, mas traz os trilhos do meio do painel até a extremidades.

Acima da tela, existe uma entrada de para plugue de controles para um gamepad, permitindo que o passageiro possa jogar durante o trajeto. O painel ainda possui um espaço com uma saída de som da Yamaha, enquanto na frente do motorista tem um Head-Up Display (HUD). O quadro de instrumentos tem uma tela digital de 8,8 polegadas, LCD, enquanto o volante tem uma parte superior e inferior com base achatada. O volante ainda tem dois raios, com controles multifuncionais. O painel ainda possui dois tons, sendo a parte superior em preto e a parte inferior em bege.

E as saídas de ar-condicionado, ficam onde? Sabe a faixa em preto brilhante? Abaixo dela há saídas de ar-condicionado, sendo duas nas extremidades e duas centrais, atrás da tela. O console central ainda traz um controle e duas entradas USB. Há um porta-objetos e a parte entre os bancos traz um carregador de celular por indução para smartphones. Por fim, a marca venderá o modelo com espaço para cinco ou quatro ocupantes, de acordo com a versão. Desenvolvido a partir de uma plataforma modular SEA, da Geely, o X possui 4,450 metros de comprimento, 2,750 metros entre os eixos, 1,836 metro de largura e 1,572 metro de altura.



O porta-malas tem até 1.182 litros, com bancos traseiros rebatidos. Na mecânica, o elétrico será vendido com dois motores elétricos, um para cada eixo. O SUV tem um motor para o eixo dianteiro e um motor para o eixo traseiro. Há uma versão de acesso, com motor de eixo traseiro. Este traz um motor elétrico traseiro que desenvolve 272cv de potência com torque de 35kgfm, junto de uma bateria de 66kWh, que oferece uma autonomia de 560km, de acordo com o ciclo CLTC. Com esse motor ele acelera de 0 a 100km/h em 5,8 segundos. A versão AWD possui motor elétrico duplo de 428cv e 55,3kgfm de torque.

Com tração integral, o SUV acelera de 0 a 100km/h em 3,7 segundos. Ele é equipado com uma bateria de 66kWh que oferece autonomia de 512km, no mesmo ciclo. Ele será vendido em seis opções de cores de carroceria: Berlin Metallic Grey, Hangzhou Green, California Sunglow Pink, Athens Cloud White, Paris Cream Beige e Sydney Harbour Blue. O interior possui as opções de cores Azul-Branco; Azul-Verde e; Preto-Cinzento. A versão de cinco lugares também tem uma opção Violeta-Branco.

Apesar dele ser apresentado na China, ele foi o primeiro carro da marca a ser desenvolvido no Zeekr Design Studio em Gotemburgo, Suécia. De série, ele será vendido com volante aquecido e sistema de som Yamaha. Há ainda cinco câmeras, cinco radares de ondas milimétricas e 12 radares ultrassônicos, formando o sistema de assistência à direção ZAD. O sistema oferece mais de dez funções inteligentes de assistência à direção, incluindo estacionamento direto. Ele será vendido em três versões, como a Me RWD, You 4WD e You RWD quatro lugares, com preços entre 189.800 a 209.800 yuans.






Fotos: Zeekr / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV