Chevrolet Montana não pode usar engate e não há informações sobre capacidade de reboque

Chevrolet confirma que Montana, apesar de ser uma picape, não poderá ganhar um acessório muito usado nelas: o engate; marca destaca que motivo é a plataforma



A Chevrolet confirmou que a terceira geração da Montana, lançada no final de 2022, não pode ser equipada com um acessório bastante utilizado nelas: o engate, que permite que ela possa rebocar uma série de objetos. Segundo informações da Chevrolet, a informação está no manual do proprietário da picape e ela conta com o mesmo mal das novas gerações de Onix, Onix Plus e Tracker, com a plataforma modular GEM.

Assim como a Montana, os compactos também não podem rebocar veículos porque não existe uma declaração da fabricante de quanto que esses veículos podem rebocar de peso. Quando esse valor não é informado, esse valor é igual a 0kg. É por isso que até existem unidades destes modelos com engate rodando por aí, mas ninguém sabe a capacidade que o veículo aguenta para rodar puxando um reboque. A informação foi consultada pelo site Mobiauto, que entrou em contato com a GM.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, veículos que não tem a capacidade de reboque declarada e usa, mesmo assim, um reboque, é passível de multa. O código destaca que a Resolução Nº937 fala sobre especificações para ter o sistema instalado legalmente no veículo. Reformulado em 2022, logo no Art. 1º, a lei fala sobre “dispositivo de acoplamento mecânico para reboque (engate), utilizado em veículos com peso bruto total (PBT) de até 3.500kg, que possuam capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador, e que não possuam engate de reboque como equipamento original de fábrica.”.

Para que os donos de Montana possam instalar um engate na traseira sem levar multas, a montadora terá que informar a capacidade de carga de reboque, o que não acontece até o momento. Suas rivais, todas, tem capacidade de reboque reveladas pela fabricante. A Fiat Toro pode puxar 400kg, a Renault Oroch tem capacidade de 750kg e a Ford Maverick possui 499kg, ou seja, nesse caso, a picape francesa da Renault é que melhor se sai.

Atualmente, a Montana é vendida com opção de motor único, o 1.2 12v Turbo Flex, que desenvolve 133/132cv e 21,4kgfm de torque com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 6 marchas. De acordo com a marca norte-americana, a picape possui um consumo de 13,3km/l na estrada e, na cidade, de 11,1km/l, quando abastecida com gasolina. Com etanol os números são: 9,3km/l e 7,7km/l, respectivamente, para as versões com câmbio automático. A picape ainda tem consumo de 8,3km/l na cidade e 9,6km/l na estrada, com etanol. A gasolina, os números sobem para 12km/l e 13,6 km/l, respectivamente, quando equipada com câmbio manual de 6 marchas.



Fotos: Chevrolet / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Volkswagen apresenta as primeiras imagens teaser de um possível Golf GTI Edition 50

Ford tem desconto de R$ 17 mil para a Ranger; Maverick, Bronco Sport e Transit tem promoção

Toyota registra imagens de patente de câmbio manual que simula de 14 marchas no USPTO

BMW lança promoção adicional para iX1 e iX no Brasil até o próximo dia 31 de maio

BMW cogitou produzir 50 unidades da Z4 Touring Coupé Concept, mas desistiu do projeto

MINI revela imagens teaser do desenvolvimento da condução com uso de óculos VR

BMW revela as novas imagens teaser do M5 e M5 Touring, que vão ter mais de 700cv

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Chery reajusta o preço do Tiggo 5X em R$ 1.000 e Tiggo 7 Sport pode receber primeiro aumento