Ford terá fábrica de baterias para elétricos na Turquia, em joint-venture com LG e Koç

Ford assina memorando para construção de uma nova fábrica de baterias para modelos elétricos com a LG Energy Solution e a Koç Holding na Turquia



A Ford confirmou que assinou um memorando de entendimento (o famoso MoU) com a LG Energy Solution e a Koç Holding para a construção de uma fábrica de bateria para modelos elétricos, em uma joint-venture para criar uma das maiores fábricas de baterias na Europa. A nova unidade será erguida na Turquia, na cidade de Ancara. A joint-venture entre as empresas será localizada em uma zona industrial organizada em Başkent, nas proximidades de Ancara.

O novo projeto está em andamento e começa a ser construída a partir deste ano ainda. A produção de baterias deve começar a partir de meados de 2026, com três partes que se comprometer a produzir, pelo menos 25GWh de capacidade de produção, com possível expansão para até 45GWh. A joint-venture se baseia em relacionamentos comerciais de longa data que a Ford tem com a LGES e a Koç Holding. A Ford e a LGES trabalham juntas há mais de uma década para a produção de baterias de Mustang Mach-E e E-Transit.

“A Ford continua a intensificar nossos planos de veículos elétricos à medida que crescemos para sermos líderes na revolução dos veículos elétricos. Estamos cumprindo o compromisso de produzir baterias na mesma região onde construímos veículos elétricos. O estabelecimento da nova joint venture com a LGES e a Koç Holding estabelecerá uma base sólida que é fundamental para a construção de um futuro próspero de veículos elétricos para a Ford na Europa”, disse Lisa Drake, Vice-Presidente da Ford EV Industrialization.

“Nosso relacionamento comercial de longa data com a Ford é o resultado de nosso compromisso em oferecer competitividade de produto incomparável, rendimentos estáveis ​​e experiência operacional global, possibilitada por nosso amplo conhecimento acumulado por meio de investimentos preventivos em mercados globais. Agora unindo forças com a Ford e Koç na Turquia, traremos nossa tecnologia de bateria líder para impulsionar ainda mais a transição para veículos elétricos na Europa, liderando assim as iniciativas globais para um futuro mais sustentável”, disse Youngsoo Kwon, CEO da LG Energy Solution.

“Sentimos profundamente a dor do terrível terremoto que ocorreu em 6 de fevereiro. Como Koç Group, mobilizamos todos os nossos recursos para nosso país. Acreditamos que investimentos como este importante terão um papel crucial na superação deste período extraordinariamente difícil. A este respeito, sublinhamos a nossa determinação em implementar esta facilidade de investimento com duas empresas globais que trará ao nosso país uma vantagem competitiva global significativa na indústria automóvel. Expressamos nossas condolências à nossa nação e acreditamos verdadeiramente que superaremos esses tempos difíceis com unidade e solidariedade.”, disse a Koç Holding em comunicado.

“Como marca líder de veículos comerciais da Europa nos últimos oito anos, queremos continuar a fornecer aos nossos clientes os veículos mais eficientes e inovadores, apoiando os seus objetivos de negócio através do nosso negócio de distribuição e serviços de veículos Ford Pro. Esta nova joint venture de baterias é um excelente exemplo de como estamos alavancando nossas relações comerciais estratégicas para fortalecer nossos negócios”, adicionou Drake.

Na Europa, a Ford Europa confirmou que vai oferecer uma frota totalmente elétrica de vans e veículos de passageiros, com uma nova geração de veículos que será apresentada nesta década. Atualmente, a LG possui fábricas em vários países do mundo, em seis: Coreia do Sul, Estados Unidos, China, Polônia, Indonésia e Canadá, com uma capacidade anual de 200GWh ao ano. 



Fotos: Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto