MINI Clubman deve sair de linha em fevereiro de 2024 e será substituída por um SUV

MINI Clubman deve ser produzida até fevereiro de 2024 na fábrica de Oxford, no Reino Unido; station wagon vai sair de linha e será substituída pelo Aceman



A MINI deve se despedir oficialmente da Clubman dentro de alguns meses. De acordo com as primeiras informações, a station wagon do Cooper vai sair de linha em fevereiro de 2024, de acordo com informações do MotoringFile e o BMWBlog. O modelo é feito atualmente na fábrica da marca inglesa em Oxford, na Inglaterra. Com a perda de interesse dos consumidores por stations wagons motivou a MINI a tomar essa decisão e vai substituir a Clubman pelo Aceman.

Lançada em 2007, a Clubman nasceu como um modelo de nicho e com uma pegada esportiva e familiar ao mesmo tempo, tendo vivido com tampa do porta-malas com portas que se abrem em duas folhas, ao estilo Fiat Toro na caçamba. A dificuldade do segmento de SWs é ainda pior fora do mercado europeu, que ainda possui um público cativo – mas que, mesmo assim, também vem diminuindo. Com um fim de linha marcado para fevereiro, a MINI deve aceitar pedidos pelo modelo até o fim deste ano.

A atual geração foi lançada em 2015 e reestilizada em 2019. Nessa última mudança, a Clubman passou a ser vendida com motores 1.5 12v TwinPower Turbo que desenvolve 136cv de potência e o 2.0 TwinPower Turbo de 192cv de potência. A MINI ainda ofereceu na Europa os motores 1.5 12v a gasolina de 98cv e o 1.5 diesel de 115cv, além do 2.0 diesel de 150cv ou 190cv, com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 7 marchas de dupla embreagem ou 8 marchas automático. A tração varia de acordo com cada versão entre dianteira ou integral.

A versão mais legal, no entanto, é com a versão John Cooper Works (JCW), que trazia o motor 2.0 TwinPower Turbo a gasolina que desenvolve 306cv de potência e 45,9kgfm de torque (ganho de 75cv de potência e 10,2kgfm a mais de torque no modelo reestilizado frente ao JCW pré-reestilização), se tornando a Clubman mais potente já criada. No Brasil, a Clubman foi vendida desde a primeira geração, onde foi vendida desde a chegada oficial da MINI no país, em 2009. Ela deixou de ser oferecida entre 2021 e 2022. 



Fotos: MINI / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Toyota Yaris Hatch só ganha nova geração entre 2024 a 2025 na Ásia, depois do sedã e do SUV

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2003!

Oshan aparece no Brasil testando seu utilitário esportivo médio X5; marca será que vem?

Fiat Titano estreia na Argélia primeiro, vazando e antecipando alguns detalhes da nossa

Celta voltará? Chevrolet confirma que não vai desenvolver nenhum subcompacto novamente

Renault e Nissan passam a ter seguros com Assurant, por meio do intermédio da Mobilize

Yangwang revela as primeiras imagens oficiais teaser do seu inédito sedã elétrico, o U7

Scout revela novo teaser e confirma que seus produtos farão estreia no mês de julho