Sono desiste de desenvolver a minivan Sion, que trazia painéis solares em sua superfície

Sono Motors confirma que desistiu do projeto da minivan Solar e anuncia que todo desenvolvimento está encerrado; empresa focará em painéis solares, apenas



A Sono Motors não conseguiu durar nem um ano. A empresa alemã nascer com a proposta de seguir os passos da Lightyear com o desenvolvimento de veículos com energia solar nas superfícies superiores. Agora, a Sono confirmou o encerramento do desenvolvimento da minivan compacta Sion e vai focar todo seus esforços para a produção de painéis solares – ao menos, por enquanto. Apesar de não dizer que o projeto possa retornar no futuro, a marca encerrou o projeto de sua minivan.

A dura informação foi confirmada pelos CEOs da empresa, Jona Christians e Laurin Hahn, que confirmaram que a empresa vivia uma difícil situação financeira. No final de 2022, a Sono divulgou uma campanha para angariar investimentos, com uma campanha de crowfunding. O desafio levou 50 dias para a marca conseguir 3.500 novas reservas pela Sion. Antes mesmo da campanha terminar, a Sono confirmou que o projeto estava cancelado e que a campanha seria encerrada, consequentemente.

Isso afetou 300 funcionários da empresa e o COO, Thomas Hausch, deixou o cargo. “Embora tivéssemos que encerrar nosso projeto original, o programa Sion, mudar todo o nosso foco para soluções solares business-to-business nos dá a oportunidade de continuar a criar produtos inovadores no espaço solar. Foi uma decisão difícil e, apesar de mais de 45.000 reservas e pré-encomendas para o Sion, fomos obrigados a reagir à instabilidade do mercado financeiro e otimizar nossos negócios.”, disse Hahn.

De acordo com informações, a Sono vai focar na criação de tecnologias solares integradas a alguns de seus parceiros como Mitsubishi, Scania e MAN. Futuramente, a empresa confirmou que voltará seus projetos com veículos, mas com ônibus. Neles, a marca quer incluir placas solares que vão permitir que os veículos sejam adaptados com painéis solares. Já com a campanha #SaveSion, a Sono confirmou que vai ressarcir os interessados que fizeram parte da campanha.

Apresentada no ano passado, a Sono Sion tinha linhas retas que ajudavam a presença de 456 meias-células solares que estão espalhadas por toda a carroceria, no teto, capô, portas dianteiras e traseiras, tampa do porta-malas, para-lamas dianteiro e traseiro. A minivan usa uma bateria de 54kWh que oferece uma autonomia de 305km, mas a energia grada pelo sol aumenta a autonomia entre 112km a 245km por semana. De acordo com a Sion, o carro precisa ser carregado até quatro vezes menos que um carro elétrico convencional.

A Sono ainda confirma que o modelo poderia ser carregado em estações de recarga rápida de até 75kW ou em um Wallbox de 11kW. A minivan ainda vai podia carregar dispositivos eletrônicos, residências ou outros elétrico com potência de até 11kW, por conta do seu carregamento bidirecional, chamado de Vehicle To Load (V2L). A Sono disse que a Sion vinha com motor elétrico que entregava 163cv e 27,5kgfm.



Fotos: Sono / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV