Stellantis encerra segundo turno na unidade de Porto Real (RJ) por baixas exportações

Stellantis encerra a produção de segundo turno em Porto Real (RJ) e mantém produção em turno único no mercado brasileiro por baixas exportações



A Stellantis confirmou que a produção na fábrica de Porto Real (RJ) encerrou a produção de segundo turno, ficando com a produção apenas em turno único. A unidade é responsável pela produção de automóveis da Citroën e da Peugeot, com destaque para o C3, que é o carro mais produzido da unidade fabril. A decisão do grupo ítalo-franco-americano confirmou que o segundo turno foi encerrado por conta da queda nas exportações para mercados vizinhos.

Atualmente, Porto Real (RJ) é responsável pela produção de Peugeot 2008, Citroën C3 e Citroën C4 Cactus. Em breve, a unidade vai passar a produzir o C3 AirCross. Em nota, a empresa confirmou que "a fim de adaptar o seu ritmo ao nível de demanda do mercado externo. A unidade passa a concentrar a produção de automóveis em um turno de capacidade ampliada, com maior eficiência e agilidade para melhor responder às demandas de mercado", destacou a Stellantis.

Assim, os 340 funcionários contratados no ano passado para as atividades do segundo turno foram dispensados. “Foi necessário antecipar o término dos contratos com prazo determinado e temporário, em sua maioria contratados para atender à necessidade imediata de aumento de produção”, adicionou o grupo em comunicado. Além de abastecer o Brasil, a produção de Porto Real atende mercados como Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Para a produção da nova geração do Citroën C3, foi investido o montante de R$ 220 milhões na unidade, com a instalação de novos robôs e com a chegada da plataforma modular CMP. A plataforma CMP será a base do projeto C-Cubed, um conjunto de três novos veículos, que estreia com o novo C3. Além do hatch, a produção em breve terá a companhia do Citroën C3 AirCross ainda neste ano e, em 2024, deve expandir com a chegada de um sedã, possivelmente um ‘C3 X’. O Peugeot 2008, no entanto, deve deixar de ser feito na unidade fluminense. Com isso, a fábrica será 100% da Citroën.



Fotos: Stellantis e Citroën / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD revela teaser do Song Ultra EV para a China e confirma SUV com motores elétricos

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Iveco quer fazer da fábrica de Sete Lagoas (MG) um polo de exportação para a América Latina

Mercado: as marcas de carros mais vendidas do Brasil em 2023; Fiat lidera e VW avança

BYD registra imagens de patente do novo Tang na China, que ganhará nova reestilização

Lynk & Co registra imagens de patente do Z20 na China e antecipa novo SUV com 340cv

Jeep convoca um recall que envolve Renegade, Compass e Commander 2024 e 2025

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

BMW Série 2 Active Tourer é vista em testes no Brasil, mas minivan não voltará ao país

Geely revela novas imagens teaser do Galaxy M7, novo SUV médio híbrido plug-in