Alfa Romeo desenvolve novo SUV de grande porte e elétrico, que aparece depois de 2026

Alfa Romeo confirma interesse no desenvolvimento de um novo utilitário esportivo que ficará acima de Tonale e Stelvio, para concorrer com BMW iX e outros SUVs



A Alfa Romeo confirmou que existe interesse em desenvolver um novo utilitário esportivo, que será o quarto em sua nova gama de produtos. Depois do Stelvio e, mais recentemente, do Tonale, a marca italiana apresenta em 2024 o Brennero, um SUV subcompacto. Porém, depois de 2026, a Alfa quer expandir a atuação para outros segmentos – como os SUVs grandes. A informação foi confirmada em entrevista por meio de Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo.

Ao Auto Express, Imparato confirmou: “Depois de 2026, vamos aumentar [de tamanho]; Estou trazendo ao mercado em 2027 um carro do segmento E [um sedã grande] que é ótimo para a América do Norte, que é ótimo para a Europa. Provavelmente também diremos: 'Ok, porque não a China?' Você sabe, em um modelo construído em 2028.”, destaca. O foco da marca será no desenvolvimento de um rival para Audi Q8 e-tron, BMW iX e Mercedes-Benz EQS SUV, com um lançamento que ocorre pouco tempo depois do novo Stelvio.

O modelo maior será criado a partir da plataforma modular STLA Large, que estreia com a nova geração do Giulia. Isso “porque quando você olha para o EV, você olha para a autonomia e se você fala de autonomia, você fala de sedã”. O novo Giulia será desenvolvido para entregar uma autonomia de 700km, com uma plataforma de arquitetura eletrônica de 800V que recupera 80% da bateria em 18 minutos em uma estação de recarga rápida. Ao que tudo indica, o novo SUV grande (que terá espaço para sete ocupantes) será a versão SUV de um novo sedã que ficará posicionado acima do Giulia.

“A contribuição do pessoal do chassi é fundamental. E tirei tudo o que tenho da equipa Balocco [pista de testes privada da Alfa Romeo] para fornecer o nível certo de agilidade. Tudo está fechado, em termos de design, até 2027”, adicionou o executivo, dando a entender que o design desse novo SUV já estaria até pronto. Mecanicamente, os elétricos da Alfa Romeo terão uma potência na casa dos 345cv, enquanto versões mais potentes devem entregar cerca de 790cv. Já o Quadrifoglio vai desenvolver cerca de 1.000cv, o que representa quase o dobro de potência de Giulia e Stelvio, vindo com motores duplos focados em performance e tração integral.

“A eletrificação muda a maneira como o carro se move, mas o caráter, o estilo, os valores permanecerão. Parecer elétrico por causa disso não faz sentido do meu ponto de vista. Não vamos dizer: 'OK, é um carro elétrico, vamos fazer com que pareça diferente porque é elétrico'. Era assim que funcionava para empresas como a BMW, era mais comunicação de marketing, eles queriam significar no design do carro que era elétrico, mostrar que era diferente de tudo o que havia por aí, ser visto como uma empresa de tecnologia. Mas agora, todo mundo é, ou será, elétrico, então não há necessidade de dizer, 'ei, olá, eu sou elétrico, olhe para mim'”, disse recentemente Alejandro Mesonero-Romanos, Chefe de Design da Alfa Romeo. É provável que a novidade seja apresentada entre 2027 a 2028, com preços na casa dos 115 mil euros. 



Fotos: Alfa Romeo / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio