GM e Samsung SDI devem trabalhar em conjunto para desenvolver baterias cilíndricas

General Motors e Samsung SDI vão desenvolver baterias cilíndricas para as baterias Ultium, que vão substituir o método atual de construção das baterias de bolsa



A General Motors GM) e a Samsung SDI vão desenvolver um novo formato de baterias Ultium para os carros elétricos do grupo norte-americano. De acordo com as primeiras informações, ambas vão trabalhar em baterias de células cilíndricas, que vão substituir as baterias em bolsas atuais. A parceria com a Samsung se dá depois da LG Energy Solution se recusar a ajudar no desenvolvimento deste tipo de bateria, além de ter recusado erguer uma quarta fábrica de baterias nos EUA.

Mesmo assim, as duas empresas vão manter as três unidades fabris que tem em conjunto nos EUA, enquanto uma quarta fábrica pode ser erguida com a Samsung. De acordo com informações da Agência Reuters e o GM Authority, a LG teria desistido do projeto por conta dos altos custos de desenvolvimento de uma nova bateria cilíndrica. Informações ainda dão conta que a GM poderá abandonar no futuro esse tipo de bateria em pequenos pacotes de bolsa em favor das baterias cilíndricas, uma vez que a LG é uma das poucas marcas do mundo a produzir esse tipo de bateria.

Para a chegada de baterias cilíndricas, a GM ainda terá que revisar as plataformas BEV3 e BT1, entendendo se essas plataformas conseguem ser adaptadas com esse tipo de bateria. Mas, o próprio grupo já tinha confirma que as novas plataformas tem fácil adaptação quanto ao uso de baterias, sendo “um dos pontos fortes da plataforma da GM é a capacidade de usar células de bateria tipo bolsa, prismáticas e cilíndricas”, disse a CEO da GM, Mary Barra em entrevistas recentes. A quarta fábrica de baterias pode ser instalada em Michigan, nos Estados Unidos.

Essa nova unidade, se for construída em parceria com a Samsung SDI, terá uma capacidade produtiva de 30GWh a 50GWh ao ano, podendo baterias de 100kWh. Pelo o que a Samsung já desenvolveu de baterias cilíndricas, a sul-coreana possui baterias 1865 e 2170, com capacidade tipo 46xx (um diâmetro padrão de 46 milímetros). Há alguns meses, Stellantis e Samsung SDI vão construir uma fábrica em conjunto, produzindo células e módulos de baterias. Será erguida uma unidade em Kokomo, Indiana, nos EUA.



Fotos: GM / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em maio de 2023: GWM Haval H6 surge em 44º

Mercado, maio de 2023: vendas crescem e dupla de chinesas são o grande destaque do mês

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte II

Jeep registra as primeiras imagens de patente do Wagoneer S no Brasil, por meio do INPI

Jetour lança imagens teaser do Shanhai L9 reestilizado e com motor PHEV na China

Renault reajusta os preços da Oroch no Brasil e picape agora começa em R$ 121.450

Exeed revela as primeiras imagens teaser do novo VX reestilizado e híbrido plug-in

Zeekr confirmou mais imagens teaser da 007 GT, que estreará este ano na China e Europa

Fábrica de baterias da Stellantis e LG em Windsor, no Canadá, ganha incentivos fiscais