Nissan confirma que pode adicionar o sistema e-Power em veículos com base em chassi

Nissan confirma que é aplicável que o sistema e-Power possa ser usado por veículos com base em chassi, como Frontier, Xterra e Patrol, destaca executivo



A Nissan enfim confirmou que a tecnologia e-Power pode ser aplicável em veículos com base em chassi, como suas picapes e utilitários esportivos de grande porte. Isso poderia fazer com que modelos como Frontier, Xterra e Patrol pudessem ganhar novas gerações com a opção do sistema elétrico com extensor de autonomia. A informação foi confirmada por meio do Diretor Global da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para Desenvolvimento de Tecnologia de Motores e Veículos Elétricos, Shunichi Inamijima.

Ao Which Car, o executivo confirmou a possibilidade desses modelos com base em chassi ganharem o sistema. “A própria tecnologia [E-Power] é aplicável a SUVs maiores e aplicações comerciais, e o desenvolvimento técnico está em andamento. [É] aplicável para grandes SUVs como o Patrol ou algo assim, mas também, para aplicações comerciais, como [vans ou caminhões], realmente depende das necessidades do cliente ou da solicitação do mercado. Estamos analisando a solicitação regional, por exemplo, infraestrutura ou preços de combustível, etc. Consideraremos a aplicação técnica do produto para E-Power ou [totalmente elétrico].”, destaca.

Antes, executivos da marca apenas diziam que o sistema ainda não chegaria aos modelos, especialmente a sua picape Frontier (também conhecida como Navara) ou se esquivavam de perguntas do gênero. Ano passado, Adam Robertson, Engenheiro-Chefe do Programa e-Power, enfatizou bastante que o sistema seria explorado por carros com plataforma CMF-C. “Para Qashqai e X-Trail, como você mencionou, [e-Power] foi desenvolvido para a plataforma CMF-C [usada pelos SUVs] em uma plataforma diferente e em diferentes componentes. Efetivamente, a arquitetura é escalável”, disse na época.

A Nissan trabalha em uma nova geração da Frontier, que deve ficar pronta entre 2024 a 2025. Junto com ela, chegará uma nova geração do Xterra, enquanto o Patrol só ganha uma nova geração depois da chegada do Infiniti QX80, de quem ele vai derivar. O modelo da Infiniti deve ganhar uma geração nova em 2024 e o Patrol pode chegar completamente novo um ano depois. Na Europa, a Nissan confirmou recentemente que o sistema e-Power entraria como um substituto aos motores diesel, pelo menos em seus veículos compactos e médios.

Picapes e SUVs devem entrar nessa mesma lógica dentro de alguns anos. “Neste momento estamos a abandonar a oferta de diesel, de um modo geral. Não pretendemos voltar, por isso estamos constantemente removendo nossas ofertas de diesel do portfólio.”, disse Ilya Deminov, Planeador Regional de Produtos da Nissan Europa. Versões e-Power para os modelos com base em chassi podem começar a aparecer em meados de 2026. A conferir.




Fotos: Nissan / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto