SsangYong sai e KG Mobility apresenta o Torres EVX, novo elétrico da marca, com 204cv

Chegada do Torres EVX marca o fim da SsangYong e a estreia da KG Mobility, com um SUV elétrico que vem com um motor elétrico de 204cv e uma autonomia de 500km



A SsangYong se tornou um capítulo bastante conturbado na história da marca sul-coreana. Rebatizada de KG Mobility e pronta para esquecer os problemas do passado. O Torres EVX surge como a versão elétrica prometida no ano passado pela SsangYong e que aparece agora como KG Mobility, como se ele fosse o responsável por passar o bastão de uma marca para a outra. Apesar de não ser o primeiro elétrico, o Torres EVX merece destaque por ser a transição das marcas.

E o Torres EVX marca bem essa transição. Como um modelo elétrico, ele é diferente do Torres, que também é oferecido com uma versão a combustão, apresentada no ano passado. Para se transformar em um modelo elétrico, a KG fez mudanças principalmente na dianteira do SUV. Conhecido internamente como Projeto U100, o Torres EVX nasce com uma combinação do ‘EV’ de elétrico e o ‘X’ de ‘eXtreme’, fazendo o consumidor entender que está diante de um elétrico com capacidades off-road.

A marca ainda confirmou que o modelo traz a evolução da filosofia de design ‘Powered by Toughness’. Visualmente, a dianteira do EVX se destaca por trazer faróis divididos em dois andares, sendo a parte superior com uma barra diurna (DRL) em LED, enquanto a barra dianteira é um continuidade dos faróis, mas possui um acabamento em preto brilhante que ilumina seis retângulos e os faróis nas extremidades. Ele possui uma dianteira de linhas mais simples, com um para-choque dianteiro com mais elementos na cor da carroceria.



Ele possui uma faixa afilada que se conecta com os faróis principais nas extremidades, em um acabamento vertical com acabamento em plástico preto que também traz faróis de neblina. Entre os faróis está o espaço para a placa e um acabamento retangular com pequenas barras verticais. A entrada de ar inferior tem um desenho trapezoidal, com barras horizontais. Abaixo dessa entrada de ar possui um acabamento prateado. O capô possui o mesmo desenho, mas com linhas atenuadas. Tanto os vincos das laterais como os centrais estão mais simples.

Nas laterais, tudo permanece o mesmo – com exceção das rodas, que agora tem desenho mais aerodinâmico. O EVX possui toda a parte inferior possui acabamento em plástico preto. Os retrovisores contam com base nas portas e tem acabamento que imita alumínio no modelo a combustão e é em preto brilhante no elétrico, no acabamento da coluna C, que tem um prolongamento pelo teto e conecta-se com a outra lateral. Ele separa o vidro da porta traseira com o vidro vigia da lateral. Este ainda se conecta com o vidro traseiro. O modelo elétrico não possui o pequeno ressalto em relação à carroceria do modelo a combustão.

Nele, tem uma caixa de armazenamento lateral que será vendido como um opcional. O SUV ainda possui base dos vidros com acabamento cromado e as maçanetas são convencionais, enquanto ele possui um bocal de recarga da bateria no para-lama dianteiro. Em termos de vincos, ele possui um que nasce na dianteira e termina na porta dianteira, onde ele se conecta com um friso mais inferior das portas. Há um novo vinco que nasce no para-lama dianteiro e termina na lanterna traseira. As rodas do elétrico tem de 18 a 20 polegadas, com um desenho mais aerodinâmico e com acabamento diamantado, com detalhes em preto brilhante.



O SUV ainda possui um rack de teto. Visto de traseira, o EVX possui um brake-light acima dos vidros. As lanternas são verticais com iluminação em LED, tendo um pequeno prolongamento para as laterais. O layout das lanternas do elétrico é diferente, com três barras verticais e cortadas ao meio pelas luzes de setas. Os vidros vigias das laterais se conectam com o vidro traseiro, assim como já acontecia com o modelo a combustão. A tampa do porta-malas imita um ressalto de um estepe que traz o nome do carro (com o EVX após o Torres) e conta com a maçaneta no lado direito. Abaixo deste ressalto está o espaço para a placa traseira. O para-choque traseiro ganhou um novo desenho no modelo elétrico.

No caso do EVX, a KG Mobility (que aparece também na tampa do porta-malas), ele possui um acabamento todo em plástico preto, tendo uma pequena parte prateada, onde estão os difusores de ar. Nas extremidades desse acabamento, ele possui refletores e luzes de ré. No interior, o EVX manteve o mesmo volante multifuncional de quatro raios, com detalhes em preto brilhante e prateado – que ainda manteve o logotipo da SsangYong. O painel é todo novo. Ele recebe duas telas, lado a lado, cada uma de 12,3 polegadas. O painel manteve uma faixa que corta todo o painel e camufla as saídas de ar-condicionado.

Abaixo das telas, ele possui uma faixa em LED que é personalizável, faixas em LEDs que também estão nos painéis das portas e no console central. Voltando ao painel, ele ainda possui saídas de ar centrais em um contorno prateado e duas saídas de ar retangulares abaixo. O console central também é novo, com carregadores por indução onde o celular fica verticalmente, tendo ainda dois porta-copos e a alavanca de câmbio por botão. Com uma parte inferior vazada, ele ainda possui novo porta-objetos, entradas USB e tomada 12V. A marca ainda adicionou detalhes em couro sintético e madeira no painel e no console.



O interior com espaço para cinco ocupantes ainda é agraciado por um enorme teto solar panorâmico, enquanto o SUV oferece um porta-malas maior, de 839 litros de capacidade, que aumenta para 1.662 litros de capacidade com a segunda fileira dos bancos rebatida. O SUV ainda possui 4,715 metros de comprimento, 2,680 metros entre os eixos, 1,890 metros de largura e 1,725 metro de altura. Mecanicamente, o Torres EVX é equipado com um motor elétrico de 204cv, com uma tração dianteira. Ele é equipado com baterias da BYD, de 73,4kWh, que oferece uma autonomia de 500km no ciclo WLTP ou 420km no ciclo sul-coreano.

A bateria do SUV é de fosfato de ferro-lítio (LFP). Com sua versão a combustão, ele possui o motor 1.5 Turbo a gasolina que desenvolve 168cv e 28,8kgfm, acoplado a um câmbio automático de 6 marchas, com tração dianteira ou 4WD. De série, deve ser equipado com iluminação ambiente em LED, seis alto-falantes, quatro portas USB, bancos dianteiros ventilados, sete airbags e pacote ADAS. Ele ainda possui ar-condicionado automático, faróis e lanternas em LED e volante aquecido, entre outros. O elétrico ainda terá uma capacidade de reboque de 1.500kg e virá com função Vehicle-to-Load (V2L).

O elétrico será vendido em duas versões, chamadas de E5 e E7. Ambos usam o mesmo conjunto mecânico, com diferença de equipamentos entre eles. O primeiro terá um preço de ₩ 49.500.000 e o E7 custa ₩ 52.000.000. “O Torres EVX, que herdou o DNA do Torres, é um SUV elétrico de tamanho médio, espaçoso e com excelente aproveitamento de espaço, facilitando atividades ao ar livre, como camping e estacionamento”, disse a KB Mobility em comunicado.








Fotos: SsangYong e KG Mobility / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano